Pode aceitar ou renunciar a herança em parte sob condição ou a termo?

Perguntado por: Carolina Henriques  |  Última atualização: 13. August 2024
Pontuação: 4.8/5 (5 avaliações)

1.808 do Código Civil, segundo o qual não se pode aceitar ou renunciar a herança em partes, sob condição ou termo. Por isso é que, segundo a jurisprudência e a doutrina, não há como haver renúncia parcial da herança.

É possível a renúncia de herança em parte e sob condição?

A renúncia não pode ser parcial, nem sob condição ou a termo. A renúncia sempre vale a partir da data da sucessão. Os efeitos da renúncia passam a valer da data da abertura da sucessão. A renúncia é irretratável.

É possível renunciar parte da herança?

A renúncia é um ato de vontade através do qual o herdeiro recusa a vocação sucessória. O ato de renúncia da herança deve ser sempre expresso, através de instrumento público ou termo judicial. Na sucessão legítima, a parte da herança que o herdeiro renunciou é acrescida a parte dos demais herdeiros.

Quais são os requisitos para que a renúncia seja válida?

Para que a renúncia seja válida, deve ser realizada por termo judicial ou por instrumento público, tendo que ser expressa, sendo assim, não pode ser realizada tacitamente ou de forma presumida (CC, artigo 1806). A doutrina costuma classificar a renúncia em duas espécies: a renúncia abdicativa e a renúncia translativa.

Pode renunciar uma herança e aceitar outra?

A renúncia é um ato irrevogável (não pode mudar de ideia depois e resolver aceitar), e quem renuncia não precisa pagar o Imposto de Transmissão Causa Mortis (ITCMD ou ITCD). Não é possível aceitar uma parte da herança e renunciar outra. Ou se aceita tudo ou nada, não existe aceitação ou renúncia parcial.

Direito Sucessões - Aula 17 - Não se pode aceitar a herança em parte ou sob condição - Art. 1808 CC

24 questões relacionadas encontradas

Quais os dois tipos de renúncia da herança?

A renúncia de herança pode ser classificada de duas formas: Própria ou abdicativa - A renúncia é plena e a parte do renunciante será repartida entre todos os demais herdeiros ou, se não houver, ficará com o viúvo ou viúva.

Quais as formas de aceitação da herança?

São três as formas de aceitação da herança, a expressa, a tácita e a presumida. Nos termos do art. 1.805 do Código Civil, a aceitação será expressa se realizada por meio de declaração escrita, clara e inequívoca.

Precisa de advogado para fazer renúncia de herança?

Renúncia à herança só pode ser feita por procurador constituído por instrumento público. Por maioria de votos, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, quando a renúncia à herança é feita por procurador, este não pode ser constituído mediante instrumento particular.

Qual é o prazo para fazer a renúncia de herança?

Assim, a renúncia deve ocorrer após a abertura da sucessão, antes que os herdeiros aceitem a herança, mesmo que presumidamente, nos termos do mencionado dispositivo.

Quando a renúncia da herança poderá ser invalidada?

O ato de renunciar é irrevogável (art. 1.812 do CC). Em regra, uma vez renunciado, não poderá o herdeiro voltar a traz em sua decisão, contudo, se o ato foi realizado mediante algum vício de consentimento como erro, dolo ou coação, poderá, através de ação de revogação de renuncia, anular o ato.

O que é termo de renúncia translativa de herança?

Na renúncia translativa, o herdeiro aceita a sua parte da herança, porém a transfere à pessoa certa, gratuita ou onerosamente. Não se trata, propriamente, de uma renúncia, mas de cessão de direitos hereditários, em que se revela indispensável a aceitação do beneficiário.

Como passar minha parte da herança para meu irmão?

Se um dos herdeiros tiver o interesse de transferir sua parte para seus irmãos, deverá ser feita através de escritura pública de cessão de direito hereditário, contrato mediante o qual se opera a transmissão de direitos provenientes de sucessão.

É possível renunciar a herança antes do inventário?

Não, o nosso ordenamento jurídico entende que não se pode renunciar a herança de pessoa viva.

Quem renúncia a herança paga Itcmd?

Na renúncia translativa o ITCMD será pago duas vezes, causa mortis e inter vivos. E isso por que ocorrem duas transmissões, primeiramente a aceitação da herança e só depois a sua transmissão a terceira pessoa.

Qual o valor de uma escritura pública de renúncia de herança?

Essa anuência do cônjuge é necessária e precisa ser colhida na escritura de renúncia. O custo é o de uma escritura sem valor declarado. Ou seja, não importa o tamanho do patrimônio do falecido.

Por que a aceitação tem caráter não Receptício?

Entre os atos jurídicos, a aceitação é unilateral, dado que não exige outra manifestação de vontade que não a do herdeiro. Como não há necessidade de sua comunicação a quem quer que seja para que produza efeitos, a aceitação é considerada um ato não receptício (declaração não receptícia)36.

Como fazer uma carta de renúncia de herança?

Se feita por instrumento público, que deve ser requerida no cartório de notas através de escritura pública de renúncia de herança. Para que isso ocorra, o interessado deverá entrar em contato com o cartório e solicitá-la mediante a apresentação dos documentos pessoais e a certidão de óbito do falecido.

O que é um termo de renúncia?

Termo : “Termo de renúncia”

Documento pelo qual uma pessoa desiste voluntariamente de um direito, cargo, função, prerrogativa ou benefício, sem a possibilidade de reivindicá-lo posteriormente.

Qual a diferença entre renúncia e cessão de herança?

A aceitação da herança ocorre automaticamente e não necessita qualquer manifestação, contudo, a renúncia exige manifestação expressa, exigindo ato formal, deve ser feita por escritura pública ou por simples termo nos autos (art.

Como abrir mão de herança legalmente?

Em regra, não é possível abrir mão de parte da herança, ou se aceita toda a parte que lhe cabe na herança ou se renuncia a tudo, pois trata-se de um bem indivisível. Porém existe a possibilidade do herdeiro ter direito à herança, denominada sucessão legítima, e a um legado, denominada sucessão testamentária.

Quem tem filho menor pode renunciar a herança?

Quem tem filho menor pode renunciar a herança? Sim, pois os descendentes do renunciante não herdam por representação. Em outras palavras, os filhos do renunciante não irão o substituir na herança renunciada, ou seja, não irão receber nada, salvo o caso do art. 1.947 do Código Civil.

Como fazer renúncia?

Uma carta de demissão deve ser entregue, na maioria dos casos, depois de notificar seu superior imediato o seu desligamento. É um passo importante no processo e que formaliza a sua renúncia ao RH da empresa. A carta ficará em seus registros e definirá o tom da sua saída, assim como o relacionamento com a organização.

Qual é a diferença da renúncia abdicativa para a renúncia translativa?

Ou seja, a renúncia abdicativa é aquela que o herdeiro pura e simplesmente ao direito. Já na renúncia translativa, o herdeiro renuncia ao direito em favor de outrem. É o caso, por exemplo, de um herdeiro que renuncia à herança em favor de um dos irmãos, que vive em piores condições financeiras.

Qual a natureza da renúncia a herança?

A renúncia da herança é um ato solene, a sua validade depende de observância da forma prescrita em lei - instrumento público ou termo judicial. Art. 1.806 do Código Civil.

O que é aceitação tácita ou expressa?

Aceitação expressa: feita por declaração escrita do herdeiro, por meio de instrumento público ou particular. Aceitação tácita: resultante tão somente de atos próprios da qualidade de herdeiro. Pode-se citar como exemplo o fato de que o herdeiro toma posse de um bem e começa a administrá-lo e geri-lo como se fosse seu.

Artigo anterior
Qual é o espaçamento máximo entre montantes de Guarda-corpos segundo a NBR 14718?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para uma pessoa se recuperar de um infarto?