Qual a importância das adaptações para o processo de Ensino-aprendizagem do aluno?

Perguntado por: Jéssica Vitória Campos de Ramos  |  Última atualização: 13. März 2022
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Reconhecidamente, as adaptações curriculares constituem uma possibilidade para atender às dificuldades de alunos com deficiência, ou que apresentem dificuldades de aprendizagem, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e contribuindo com o seu processo de aprendizagem.

Qual a importância das adaptações para o processo de ensino-aprendizagem do aluno com deficiência intelectual?

Assim, a adaptação curricular quebra a barreira do padrão, auxiliando o currículo oficial, especificando e estruturando um caminho para nortear a prática pedagógica por meio de um planejamento desenvolvido pelos professores da Educação Especial e do ensino regular, no intuito de apoiar os alunos com deficiência e, em ...

Qual o objetivo principal das adaptações curriculares?

As adaptações curriculares constituem possibilidades de atuar como principal meio de interação entre as necessidades dos educandos e as respostas educacionais a serem propiciadas, uma vez que cada aluno possui características que lhe são próprias, bem como necessidades e capacidades que lhe são singulares, sendo assim, ...

Qual a importância das adaptações curriculares para o aluno Público-alvo da ed especial?

A adaptação curricular é necessária para permitir aos alunos com deficiência um caminho para alcançar os conteúdos curriculares e para que se torne possível é necessário o trabalho em conjunto dos profissionais envolvidos na educação (MARQUES; DUARTE, 2013).

O que é mais importante ao realizar adaptações curriculares?

Um fator importante de inserção do aluno especial na escola é que se deve manter as atividades físicas dos mesmos. Porém, estas devem ser realizadas junto às turmas mais jovens, para evitar acidentes e possíveis estresses ao aluno. Para a adaptação curricular, o trabalho na grade da criança especial é fundamental.

Processo de Ensino e Aprendizagem/ Relação Professor Aluno | Pedagogia para Concurso

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É importante o aprendizado do uso das adequações curriculares para todos os professores?

As adequações curriculares são necessárias para que os alunos com deficiência intelectual tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem que os demais. As adequações são resultado do trabalho colaborativo de toda equipe escolar e da interação do professor da SAAI com o professor da sala de ensino regular.

O que você entende por adaptação curricular?

Adaptações Curriculares

São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos.

Como deve ser as adaptações curriculares na área da deficiência intelectual?

Ao professor deverá ser assegurado o suporte necessário para que em sala de aula possa disponibilizar de todos os meios, métodos, técnicas e recursos a fim de garantir ao aluno deficiente intelectual, todas as possibilidades para o seu desenvolvimento.

Qual a importância da adequação curricular?

As adequações curriculares possibilitam que os alunos que são públicos-alvo da Educação Especial desenvolvam as habilidades e competências propostas pelo currículo, a partir de ações e estratégias, planejadas e pensadas para atender as suas necessidades e especificidades.

O que são adaptações de acessibilidade ao currículo para pessoas deficientes?

Adaptações de acessibilidade ao currículo se referem à eliminação de barreiras arquitetônicas e metodológicas, sendo pré-requisito para que o aluno possa frequentar a escola regular com autonomia, participar das atividades acadêmicas propostas para os demais alunos.

Quais são os dois tipos de adaptações curriculares?

De modo geral, pode-se falar em dois tipos de adaptações curriculares, as chamadas adaptações de acessibilidade ao currículo e as adaptações pedagógicas (SME-RJ, 1996).

Quais os tipos de adaptações curriculares?

Tipos de Adaptação curricular
  • Adaptação dos conteúdos.
  • Adaptação do Método de Ensino e da Organização Didática.
  • Modificação da Complexidade das Atividades.

Quais são os objetivos da educação inclusiva?

Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

Quais são as principais adaptações necessárias para ensinar as pessoas com diferentes condições de deficiência?

Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?
  • Preparo do corpo docente. ...
  • Adaptação do projeto pedagógico. ...
  • Uso da tecnologia. ...
  • Medição do desempenho. ...
  • Conhecer o estudante de forma integral. ...
  • Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos. ...
  • Parceria entre escola e família.

Como adaptar atividades para alunos com deficiência intelectual?

Seguem algumas sugestões de atividades para alunos com deficiência intelectual e o restante da turma:
  1. Vôlei sentado. ...
  2. Jogo de passes. ...
  3. Montar o robô com formas geométricas. ...
  4. Escrever o próprio nome com pregadores. ...
  5. Passe o cordão pelos canudos de macarrão. ...
  6. Canção nos palitos de picolé ...
  7. Memorização de letra e imagem.

Como realiza as adaptações necessárias no planejamento da aula?

Nessas circunstâncias, as adaptações curriculares implicam a planificação pedagógica e as ações docentes fundamentadas em critérios que definem: o que o aluno deve aprender; como e quando aprender; que formas de organização de ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem; como e quando avaliar o aluno.

O que é adequação pedagógica?

As adequações pedagógicas, pautadas nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, que trata do processo de concepção de um ambiente de aprendizagem universal, com a elaboração de uma adequação curricular, visa o desenvolvimento da diversidade de sujeitos presentes no “chão da escola”.

Qual a diferença entre adaptação e adequação curricular?

Ou seja, flexibilizações e adaptações curriculares não são a mesma coisa. Mais do que isso, a diferença entre ambas é basilar. A própria expressão “adaptado” denuncia que se trata de um “remendo”, uma mudança pontual, específica para alguns: os “diferentes”. Como se os demais fossem todos iguais.

Como adequar o currículo?

Como organizar o currículo segundo a BNCC
  1. Incluir características regionais. ...
  2. Contextualizar com base na realidade local. ...
  3. Escolher materiais didáticos alinhados à BNCC. ...
  4. Garantir uma atualização de práticas. ...
  5. Desenvolver as competências especificas.

Quais os passos para a elaboracao de um currículo adaptado?

Para elaborar este currículo são utilizadas as avaliações diagnóstica (que leva em conta o nível cognitivo do aluno) e da linguagem, bem como a adequação do aluno ao que é esperado para sua idade cronológica.

Como deve ser o currículo para educação especial?

De acordo com os Parâmetros Curriculares para a educação inclusiva (1998), o Currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola e deve viabilizar a operacionalização do mesmo, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo as suas finalidades.

O que as adaptações curriculares deverão focar no âmbito do projeto pedagógico?

As adaptações curriculares no nível do projeto pedagógico devem focalizar, principalmente, a organização escolar e os serviços de apoio. Elas devem propiciar condições estruturais para que possam ocorrer no nível da sala de aula e no nível individual, caso seja necessária uma programação específica para o aluno.

O que são flexibilização e adaptação curricular Bncc?

Flexibilização e adaptação curricular são possibilidades educacionais para dar suporte às dificuldades de aprendizagem. Pressupõe que se realize adaptação curricular, quando necessário, para torná-la apropriada às peculiaridades dos alunos com deficiência.

O que são adaptações curriculares passei direto?

b ) As adaptações curriculares são resumos para promover maior eficácia educativa.

Por que no contexto escolar podemos dizer que a responsabilidade da realização das adaptações curriculares e de todos os atores sociais nela inscritos?

A responsabilidade da realização das adaptações curriculares é de todos os atores sociais nela inscritos, uma vez que se trata de uma determinação das leis que regem a educação brasileira, a LDB (Lei de Diretrizes de Base) em conjunto com o Plano Nacional da Educação garantem que a participação ativa da comunidade ...

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