Como determinar a dilatação térmica?

Perguntado por: Renato Joel Alves de Loureiro  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (44 avaliações)

Dilatação Térmica
  1. Dilatação Térmica é a variação que ocorre nas dimensões de um corpo quando submetido a uma variação de temperatura.
  2. ΔL = L0.α.Δθ
  3. ΔL: Variação do comprimento (m ou cm) L0: Comprimento inicial (m ou cm) ...
  4. ΔA = A0.β.Δθ
  5. ΔA: Variação da área (m2 ou cm2) ...
  6. β = 2 . ...
  7. ΔV = V0.γ.Δθ
  8. ΔV: Variação do volume (m3 ou cm3)

Como se calcula a dilatação térmica?

É simples calcular a dilatação linear, posto que basta usar a fórmula seguinte: ΔL = L0. α. Δθ. Aqui, “ΔL” significa variação do comprimento, “L0” equivale a comprimento inicial, “α” = coeficiente de dilatação linear e “Δθ” = variação de temperatura.

Como se calcula a dilatação térmica dos líquidos?

Cálculo da dilatação térmica dos líquidos
  1. V0 – volume inicial (m³)
  2. γ - coeficiente de dilatação volumétrica (ºC-1)
  3. ΔT – variação de temperatura (ºC)
  4. Analisando essa fórmula, percebe-se que a variação de volume é diretamente proporcional à variação de temperatura, bem como ao coeficiente de dilatação volumétrica (γ).

O que é dilatação térmica exemplos?

Exemplos de dilatação térmica

São exemplos de situações em que ocorre dilatação linear: Fios de postes alongados em dias quentes e mais curtos em dias frios; Trilhos de trens entortados pela ação da dilatação térmica; Vigas metálicas presentes em edifícios dilatadas durante grandes incêndios.

Como calcular a dilatação térmica superficial?

Dilatação Superficial
  1. Como Calcular? ΔA = A0.β.Δθ Onde,
  2. Coeficiente. Beta é o coeficiente de dilatação superficial. ...
  3. Dilatação Volumétrica e Dilatação Linear. Dependendo das dimensões dilatadas em um corpo, a dilação térmica também pode ser: ...
  4. Exercícios Resolvidos. Uma peça de ferro quadrada tem uma área total de 400cm2.

Dilatação Térmica (Linear) - Aula 01

43 questões relacionadas encontradas

Qual a dilatação superficial?

Dilatação superficial é o fenômeno que provoca um aumento na área dos sólidos. Quando sujeitos a grandes variações de temperatura, alguns materiais, especialmente aqueles que apresentam coeficientes de dilatação superficial elevados, expandem-se, de modo que suas dimensões aumentam.

Como podemos definir dilatação superficial?

Dilatação superficial é o fenômeno físico que consiste no aumento das dimensões espaciais, como comprimento, altura e largura de um corpo, em razão do aumento de temperatura.

Quais os 4 tipos de dilatação térmica?

Tipos de dilatação térmica
  • Dilatação térmica linear.
  • Dilatação térmica superficial.
  • Dilatação térmica volumétrica.
  • Dilatação térmica dos líquidos.

Quais são os 3 tipos de dilatação térmica?

Nos estudos da termologia, levamos em consideração três tipos de dilatação térmica: a dilatação linear, que está ligada ao aumento do comprimento do corpo quando ele é aquecido; a dilatação superficial, que está ligada ao aumento do comprimento e da largura do corpo, ou seja, há um aumento em duas dimensões; e a ...

Quais os 3 tipos de dilatação térmica dos sólidos?

Dilatação linear, superficial e volumétrica dos sólidos

O tipo de dilatação que um sólido apresenta depende diretamente de seu formato.

Quais são os 3 fatores que interferem no cálculo da dilatação térmica?

A dilatação do fio depende de três fatores: da substância de que é feito o fio; da variação de temperatura sofrida pelo fio; e do comprimento inicial do fio.

O que é ºC 1?

Essa grandeza, medida em ºC-1(lê-se: 1 sobre graus Celsius), fornece-nos quão grande é a dilatação de alguma substância, para cada 1ºC de variação em sua temperatura.

Quando ocorre a dilatação linear?

A dilatação térmica linear é a variação de comprimento que ocorre quando um corpo é submetido a uma elevação de temperatura. Quando um corpo sofre aumento de temperatura, as moléculas que o constituem recebem energia e ficam agitadas, causando um aumento nas dimensões do objeto.

O que é contração superficial?

Quando um objeto que possui dimensões de largura e altura é submetido a uma variação de temperatura, ele sofre variação em suas dimensões. ... Analogamente, quando resfriamos o mesmo objeto, diminui-se a agitação molecular, as moléculas ficam mais unidas e ocorre a contração superficial.

Como podemos definir dilatação volumétrica?

A dilatação volumétrica é um tipo de dilatação térmica, nela considera-se o volume, ou seja essa dilatação ocorre nas três dimensões de um sólido (largura, comprimento e altura), ela é ocasionada pelo aquecimento da substância.

O que é dilatação para a física?

Na física, dilatação é a variação nas dimensões (tamanho) de um objeto devido à variação da temperatura. Em termos físicos, dizemos que a temperatura de um corpo (ou objeto) é uma medida da agitação dos átomos e moléculas que o constituem.

Qual é o símbolo de grau?

O grau (simbolo: °) é um sinal gráfico. No sistema unicode, o símbolo é representado por U+00B0, enquanto que o respectivo na linguagem HTML é <code>&deg;</code> e no sistema ASCII o código é Alt+0176.

Qual é o grau Celsius do Sol?

Nossa estrela tem uma temperatura de aproximadamente 15 milhões de graus Celsius. Sem ele, não teríamos luz, calor ou vida.

O que significa a temperatura F?

Fahrenheit: escala termométrica de símbolo F, no qual 32° F é o ponto de congelamento da água e 212° F é o ponto de ebulição da água. Celsius: escala de temperatura, símbolo C, no qual 0° C é o ponto de congelamento da água e 100° C é o ponto de ebulição da água.

Quais são os fatores que explicam a dilatação de um corpo?

A dilatação sofrida por um corpo depende de fatores como a variação de temperatura sofrida e o coeficiente de dilatação característico de cada substância.

O que provoca a dilatação térmica dos corpos?

A dilatação térmica dos sólidos ocorre quando um corpo tem sua temperatura aumentada. Assim, o grau de agitação de suas moléculas também aumenta, aumentando também a temperatura e, consequentemente, variando suas dimensões.

Qual o principal fator que influencia na dilatação dos corpos?

As dilatações superficial e volumétrica são aquelas em que prevalecem, respectivamente, variações de área e de volume. Os fatores que influenciam a dilatação térmica nesses casos são os mesmos da dilatação linear, ou seja: a dimensão inicial do material e a variação de temperatura.

Como resultado de um aumento de temperatura de 32 uma barra com uma rachadura?

Exercícios de Livros Relacionados

Quando a barra e a régua são colocadas em um forno a 270 ° C , a barra passa a medir... Como resultado de um aumento de temperatura de 32 ° C , uma barra com rachadura no centro dobra pra cima . Se a distância fixa L 0 é 3,77 m e o coeficiente de dilatação linear da b...

Artigo anterior
Quantos núcleos têm o Ryzen 5?
Artigo seguinte
Qual a vantagem de trabalhar com cheque?