Qual a importância da terceirização para a organização?

Perguntado por: Beatriz Yasmin Morais Barros  |  Última atualização: 2. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (37 avaliações)

A terceirização pode gerar diversas vantagens quando é usada dentro da estratégia de negócio das empresas. Ao terceirizar parte de suas atividades, as empresas tornam seus processos mais eficientes e competitivos, agregando competência e qualidade técnica para suas entregas e etapas de produção.

Qual a importância da terceirização para as empresas?

A terceirização permite que você e sua equipe se dediquem mais ao seu core business, ou seja, às suas atividades principais. Isso gera ganhos enormes de produtividade e qualidade de vida no trabalho, já que seus colaboradores não precisarão perder tempo fazendo a limpeza do escritório ou consertando os computadores.

Quais são os benefícios da terceirização do trabalho?

A empresa de terceirização fornece profissionais experientes e já treinados ao contratante, o que garante a realização de um trabalho de qualidade e com menor chance de retrabalho. Isso faz toda a diferença porque contribui para o bom andamento das atividades, bem como para a redução de erros e maior produtividade.

Quais são os benefícios percebidos pelas empresas ao optar pela terceirização?

5 vantagens da terceirização para a sua empresa
  1. Concentre-se no seu core business com a terceirização. Esse é a primeira das vantagens da terceirização. ...
  2. Menos custos trabalhistas e despesas gerais. ...
  3. Controle do fluxo de caixa. ...
  4. Acesso a novos recursos. ...
  5. Risco gerenciado.

Quais são as principais características da terceirização?

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

Direto ao ponto - Importância da terceirização

20 questões relacionadas encontradas

Quais as principais vantagens e desvantagens da terceirização?

Uma das principais vantagens da terceirização é a redução de custos, trazendo para as empresas grandes crescimentos econômicos; já as desvantagens é o risco de precarização do trabalho, como redução na remuneração, benefícios e garantias dos trabalhadores.

O que é terceirização exemplos?

O exemplo mais comum de terceirização é a contratação de empresas de limpeza para realizar faxina em lojas, escritórios e fábricas. Nesse caso, os profissionais são enviados aos locais dos contratantes e realizam o serviço lá, porém são pagos pelas empresas terceirizadas, que recebem dos contratantes.

O que as empresas buscam com a terceirização?

O principal benefício da terceirização é permitir que as empresas se concentrem em suas áreas de negócios principais. As empresas inevitavelmente não terão pontos fortes em áreas de negócios não essenciais e, portanto, o tempo gasto nessas áreas será relativamente ineficiente.

Quais os benefícios que a empresa pode oferecer?

Antes de começar nossa lista precisamos citar que alguns benefícios são obrigatórios pela CLT.
  • FGTS. ...
  • Vale-Transporte. ...
  • Férias. ...
  • Décimo terceiro salário. ...
  • Vale Alimentação. ...
  • Vale Refeição. ...
  • Refeitório no local de trabalho. ...
  • Cesta Básica.

Quais são os riscos da terceirização?

Se você encontrar uma empresa terceirizada não confiável, a empresa pode enfrentar uma queda na qualidade do seu produto ou serviço. Dessa forma, seus funcionários mudam seu foco de qualidade para quantidade. Essas más práticas podem causar sérios danos e prejudicar a reputação da sua empresa.

Será que a terceirização é melhor para as empresas?

A terceirização de serviços pode ser muito vantajosa, desde que a empresa contratante tenha bem planejado, quais as suas necessidades, e principalmente, quais os valores pretende desembolsar para contratar serviços de terceiros.

Quais são os tipos de terceirização?

Quais são os tipos de terceirização?
  • Terceirização operacional.
  • Terceirização de manutenção e correção.
  • Terceirização da produção e instalação.
  • Terceirização de serviços profissionais.

Qual a tendência da terceirização?

A terceirização continua sendo uma ótima maneira de contar com trabalho qualificado e ainda economizar. Pois, neste ano de 2021, com a economia ainda instável, o importante é dar prioridade ao que fará bem aos seus negócios, em médio e longo prazo.

Como a terceirização precariza o trabalho?

Para além de uma prática administrativa e empresarial, a terceirização causa diversos prejuízos aos trabalhadores, como a precarização do ambiente de trabalho, a dificuldade de construção de uma identidade coletiva e ataques à dignidade dos obreiros.

Como a terceirização pode aumentar a eficiência de uma operação?

Além da redução de custos, a terceirização também proporciona um ganho de tempo considerável: ao delegar determinadas tarefas para uma empresa especializada, a equipe interna pode se concentrar em suas atividades-chave, aumentando a produtividade e a eficiência global da organização.

O que o funcionário terceirizado não tem direito?

Outros direitos não obrigatórios por lei, eventualmente fornecidos pelos empregadores aos seus funcionários, como vale-alimentação, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e plano de saúde e/ou odontológico não são obrigatórios aos terceirizados.

Qual a importância dos benefícios para os funcionários?

A oferta de benefícios competitivos não apenas auxilia na atração e retenção de talentos, mas também impacta positivamente a satisfação e o engajamento dos colaboradores, resultando em um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso.

São exemplos de benefícios?

Alguns exemplos de benefícios obrigatórios são:
  • Salário mínimo;
  • Férias remuneradas;
  • 13º salário;
  • Vale-transporte;
  • FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • Aviso prévio;
  • Licença-maternidade e licença-paternidade.

Quais são os tipos de benefícios?

Se você quer saber quais são os benefícios mais procurados pelos colaboradores, não perca a lista que preparamos:
  • Vale-refeição e alimentação. ...
  • Plano de saúde e odontológico. ...
  • Salário sobre demanda. ...
  • Bolsas de estudo. ...
  • Vale-academia. ...
  • Home office e horários flexíveis. ...
  • Vale Combustível.

Como a terceirização pode contribuir nas finanças empresariais?

Terceirização financeira e redução de custos

Redução de Custos com Salários e Benefícios: Ao optar pela terceirização financeira, a empresa contratante fica livre dos custos com salários, benefícios e encargos trabalhistas necessários para manter uma equipe interna para essa finalidade.

Por que o trabalhador terceirizado é mais barato?

5. Se os direitos são os mesmos, por que o trabalhador terceirizado é mais barato? A empresa contratante não tem mais os custos de admissão e demissão do funcionário, que passam a ser da terceirizada. Ela também não precisa mais se fazer provisão para arcar com custos de eventuais ações trabalhistas.

Por que a terceirização gera lucro e redução de custo?

Isso acontece porque, terceirizando determinados processos, a empresa pode mitigar desperdício de produtos e máquinas, além de ter um menor custo com direitos trabalhistas, como rescisões, trocas de funcionários, substituição nas férias e faltas.

Como se chama empresa que terceiriza?

Empresa terceirizada é uma entidade especializada que fornece serviços ou realiza atividades em nome de outra empresa, conhecida como a empresa contratante.

Como a terceirização pode prejudicar os trabalhadores?

Além disso, a terceirização pode levar a uma maior rotatividade de mão de obra e dificultar a organização sindical dos trabalhadores. Outro aspecto relevante é a responsabilidade solidária das empresas contratantes.

Que tipos de atividades são permitidas de se terceirizar?

4. Que tipos de atividades são permitidas de se terceirizar? A Súmula 331 do TST, ainda em vigor, prevê expressamente a possibilidade da terceirização apenas de atividades-meio da empresa tomadora, como serviços de vigilância, de conservação, limpeza, sendo assim consideradas aquelas acessórias à atividade principal.

Artigo anterior
Para que serve o selador na massa corrida?
Artigo seguinte
O que fazer no cabelo depois de um relaxamento?