Por onde os peixes respiram?

Perguntado por: Letícia Luna Alves Borges  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

Embora a maior parte dos peixinhos consiga respirar somente na água, por meio das brânquias, existem, sim, alguns peixes pulmonados! Estes possuem tanto brânquias quanto pulmões, o que os permite respirar dentro e fora d'água.

Como é feita a respiração branquial?

Nas brânquias, o oxigênio presente na água passa pelos capilares sanguíneos presentes nas lamelas. A respiração branquial ocorre em diferentes animais, como os peixes. É importante destacar que nem todos os peixes apresentam exclusivamente respiração branquial. Os chamados peixes pulmonados possuem brânquias reduzidas.

Como os peixes vivem embaixo d'água?

Os peixes conseguem respirar debaixo d'água porque possuem órgão respiratório chamado brânquias, que têm função semelhante à dos pulmões nos seres humanos, embora funcionem de forma diferente. No caso dos peixes, as moléculas de exigênio entram pela boca misturadas com as de hidrogênio, na forma de água.

Qual peixe não respira por brânquias?

Todas as espécies realizam este procedimento, com exceção do peixe-pulmonado-australiano (Neoceratodus forsteri), que inala o ar através das narinas, e respira durante a maior parte do tempo pelas brânquias (quando a água está bem oxigenada); por outro lado, quando os níveis de oxigênio encontram-se reduzidos, esta ...

Qual o tipo de respiração dos peixes Explique o processo?

A respiração dos peixes é branquial, uma adaptação importante para a vida aquática, uma vez que é através das brânquias que o oxigênio da água é retirado. O processo para a retirada do oxigênio inicia-se com a entrada da água pela boca e a saída através das fendas branquiais.

COMOS OS PEIXES FAZEM PARA RESPIRAR DE BAIXO D'ÁGUA?

33 questões relacionadas encontradas

Qual é o tipo de respiração das aves?

A respiração das aves ocorre através de pulmões rígidos que se localizam na região torácica do animal. ... Nas aves não existem alvéolos pulmonares (como nos mamíferos), mas, sim, capilares aéreos que partem dos parabronquíolos.

Qual é o tipo de respiração do sapo?

Os anfíbios dependem da água para a postura de ovos, pois estes não têm casca, e para manter a pele húmida, necessário para a realização da respiração cutânea na qual a troca de gases é feita pela pele. A respiração cutânea é necessária pois a respiração pulmonar não é completamente eficiente.

Qual a classificação da respiração dos animais que respiram pela pele?

A respiração cutânea ocorre em animais que vivem em ambientes aquáticos ou úmidos. Os animais que apresentam respiração cutânea são os poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, alguns anelídeos e anfíbios. Nos anfíbios, a respiração cutânea complementa a respiração pulmonar.

Quais são os tipos de peixe que respira fora d'água?

Lista de peixes que respiram fora de água
  • Lepidosiren paradoxa.
  • Rivulus marmoratus.
  • Periophthalmus.
  • Channa Micropeltes.
  • Arapaima gigas.
  • Bichir.
  • Clarias gariepinus.
  • Caborja.

Como a piramboia um peixe brasileiro respira?

Como os outros peixes, a pirambóia tem guelras, órgãos respiratórios que funcionam debaixo d'água. Quando seca o rio, ela se entoca na lama e respira pela boca e narinas. No começo da cheia, reassume o comportamento subaquático. A pirambóia é comum na América do Sul, mas tem primas parecidas na África e na Austrália.

Porque os peixes conseguem respirar embaixo d'água?

As brânquias ou guelras facilitam aquilo a que se chama respiração aquática. A água entra pela boca do peixe e vai até às guelras. Aí, o sangue recebe oxigênio. Depois, expulsa dióxido de carbono pelos opérculos, que são na realidade os buracos que se encontram em cada lado da cabeça do peixe.

Como animais respiram embaixo da água?

E foi assim, com esse oxigênio produzido pelas bactérias fotossintetizantes, em plena água, que alguns organismos começaram a respirar. Vejam bem, o oxigênio que se respira na água não é o oxigênio da água. ... Todos os animais que vivem embaixo d'água respiram pelas brânquias.

Porque o peixe não pode viver fora da água?

Os peixes não possuem pulmões, eles possuem branquias, e as branquias retirar o oxigeno da água , para que eles possam respirar,os peixes não respiram oxigênio (O2) da atmosfera,eles conseguem extrair o oxigênio que esta dissolvido na água, a água passa pelas suas branquias, onde o oxigênio e absolvido pelos vasos.

Quais são os animais que têm respiração branquial?

Peixes, alguns moluscos e crustáceos são exemplos de seres vivos que possuem respiração do tipo branquial. Também chamada de respiração tegumentar, esse tipo de respiração ocorre na superfície do corpo do animal por meio da pele.

O que é a respiração branquial?

A respiração branquial ocorre por meio de brânquias, que são estruturas ricamente vascularizadas. É nas brânquias que o oxigênio presente na água passa para o interior do corpo e que o dióxido de carbono que está no corpo do animal passa para a água.

Quais são as estruturas que fazem parte do sistema branquial dos peixes?

As brânquias, também chamadas de guelras, são as estruturas fundamentais para o processo da respiração branquial. Elas se situam em ambos os lados da cabeça e consistem de dobras externas presentes na superfície epitelial, altamente vascularizadas. As brânquias estão associadas à respiração aquática.

Qual é o peixe que tem pulmão?

A pirambóia (Lepidosiren paradoxa) é o único peixe com pulmão que ocorre no Brasil (foto: José Sabino). Sim, é verdade. O grupo dos peixes com pulmão foi muito diversificado no passado evolutivo, mas atualmente existem apenas seis espécies, distribuídas pelo hemisfério Sul.

Quanto tempo um peixe respira fora da água?

Clinocottus analis, o peixe de sangue verde

Atinge até 18 centímetros de comprimento, pode viver até 18 metros de profundidade em águas intertidais rochosas e é capaz de sair voluntariamente da água e respirar até 24 horas fora dela.

Quanto tempo os peixes ficam sem respirar?

Pode ficar até cinco minutos embaixo da água.

Qual animal tem sistema circulatório e respira pela pele?

Os animais com esse tipo de respiração apresentam uma pele muito vascularizada, ou seja, com vários vasos sanguíneos. Como exemplo, podemos citar os platelmintos, nematoides, moluscos, anelídeos e anfíbios.

Qual é o animal que tem sistema circulatório e que respira pela pele?

A pele dos anfíbios é caracterizada por ser permeável, vascularizada e lisa. Fato curioso sobre os anfíbios é que toda a água necessária para sua sobrevivência é obtida através da pele e não pela ingestão. A pele também é responsável pelas trocas gasosas entre o ar e o sangue do animal.

Qual o tipo de respiração das borboletas?

Em vez de pulmões, os insetos – o mais numeroso e variado grupo de animais – possuem um sistema de tubos internos chamados traquéia, por meio dos quais o oxigênio entra e sai.

Qual é o tipo de pele do sapo?

Os sapos são pequenos animais geralmente confundidos com as rãs. Porém, os sapos têm pernas curtas e pele seca e áspera, enquanto as rãs têm pernas mais longas e pele úmida e lisa. ... Ao contrário das rãs, os sapos têm pele seca e áspera e o corpo coberto de protuberâncias que parecem verrugas.

Qual o tipo de respiração nas etapas do desenvolvimento abaixo do sapo?

Como principais representantes, destacam-se os sapos, pererecas e rãs. ... O girino respira por brânquias, possui cauda e não apresenta patas.

Qual é a classificação do sapo?

Sapos, rãs e pererecas são anfíbios classificados como anuros que, apesar da semelhança, podem ser facilmente diferenciados por um observador mais atento. Muitas pessoas acreditam que sapo, rã e perereca são o mesmo animal.

Artigo anterior
Como saber que o cão está com dor?
Artigo seguinte
Qual é a função da memória cache?