O que são programas de duração continuada?

Perguntado por: Bernardo Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)

Programa de duração continuada é o conjunto de ações voltadas à solução ou minimização de problemas conjunturais ou específicos da sociedade cujo lapso temporal ultrapasse um exercício financeiro.

O que é e para que serve o PPA?

O Plano Plurianual (PPA) é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, previsto no artigo 165 da Constituição Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública organizado em programas, estruturado em ações, que resultem em bens e serviços para a ...

Qual é o objetivo do PPA?

Uma delas é o PPA, o Plano Plurianual, responsável por apontar diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. O PPA tem a vigência de quatro anos e especifica os programas a serem cumpridos no decorrer deste período.

O que são PPA LDO e LOA e para que servem?

O PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual) foram instituídos pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 165, e formam o que chamamos de Modelo Orçamentário Brasileiro.

O que é a LOA é para que serve?

A Lei Orçamentária Anual é a lei que estabelece as metas e prioridades para os gastos públicos do próximo ano, que deve ser aprovada em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado, permitindo que o governo prepare o orçamento final para o próximo ano.

O que é Plano Plurianual (PPA)?

21 questões relacionadas encontradas

Quando é aprovada a LOA?

O projeto de lei que trata do orçamento anual deve ser enviado pelo Executivo ao Congresso até o dia 31 de agosto. Pode ser aprovado até dezembro, mas essa prática não é obrigatória.

O que tem na LOA?

A LOA é o orçamento propriamente dito, uma lei que estima as receitas e fixa as despesas públicas para o período de um exercício financeiro. A LOA contém todos os gastos do Governo Federal e seu projeto deve ser enviado ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto de cada ano.

Qual a diferença entre PPA LDO e LOA?

Assim, a LDO ao identificar no PPA as ações que receberão prioridade no exercício seguinte torna-se o elo entre o PPA, que funciona como um plano de médio-prazo do governo, e a LOA, que é o instrumento que viabiliza a execução do plano de trabalho do exercício a que se refere.

O que é a LOA e qual a importância da mesma para a gestão pública?

A Lei de Orçamento Anual (LOA) é uma ferramenta de gestão muito importante para os nossos gestores públicos, se for usada de forma correta e eficiente pode contribuir e muito para melhorar a gestão dos recursos públicos e com isso cooperar com o desenvolvimento do município, pois visa o planejamento e a execução das ...

Quais são as características do PPA?

O título que recebeu o PPA do Governo Bolsonaro é Planejar, Priorizar e Alcançar, sendo caracterizado pelo predomínio das pautas econômicas. Mais da metade dos recursos que serão usados nestes quatro anos se concentra no eixo econômico.

Qual a importância do Plano Plurianual?

O plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada (LEI COMPLEMENTAR 709, 1993).

O que é PPA de um município?

O que é PPA - O Plano Plurianual? Previsto na Constituição Federal, o Plano Plurianual (PPA) deve ser elaborado a cada quatro anos por todas as entidades da federação, Governo Federal, Estados e Municípios. Trate-se de um plano que contem as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública.

Como é o processo de elaboração e aprovação do PPA?

A Consulta Pública é uma importante etapa para a elaboração da Proposta do Plano Plurianual – PPA, para o período 2020-2023. Nesse momento, por meio da internet, o cidadão poderá conhecer as propostas do Governo e contribuir para a complementação, aprimoramento e priorização das Ações que comporão o Plano.

O que é LOA do Município?

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. Nesta lei, está contido um planejamento de gastos que define as obras e os serviços que são prioritários para o Município, levando em conta os recursos disponíveis.

Qual a importância do orçamento participativo para a gestão pública?

O orçamento participativo apresenta-se como uma necessidade, pois visa democratizar a participação popular nas ações das cidades, objetivando melhoria da gestão pública e uso consciente e racional dos recursos públicos.

Qual a importância do planejamento da receita pública na LOA para as ações governamentais?

Esse planejamento é essencial para oferecer serviços públicos adequados, além de especificar gastos e investimentos que foram priorizados pelos poderes. Essa ferramenta estima tanto as receitas que o Governo espera arrecadar quanto fixa as despesas a serem efetuadas com o dinheiro.

Quem elabora o PPA LDO e LOA?

A elaboração dos projetos de lei do PPA, da LDO e da LOA cabe exclusivamente ao Executivo. Em nenhuma esfera o Poder Legislativo pode propor tais leis. No âmbito municipal, por exemplo, apenas o prefeito pode apresentar à Câmara Municipal os projetos de PPA, LDO e LOA.

Qual a diferença entre orçamento participativo e LOA?

O orçamento participativo ocorre por meio de assembleias abertas e periódicas, que incluem etapas de negociação direta com o governo. Depois, as deliberações nessas assembleias são consideradas na elaboração da proposta da Lei Orçamentária Anual, que será enviada para a câmara municipal.

Qual o princípio está relacionado ao Plano Plurianual PPA a Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO é a Lei Orçamentária LOA )?

O Art. 166 dispõe que: "Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum." O princípio da legalidade é intrínseco ao estado de direito.

Como é feito a LOA?

O processo de elaboração da LOA é desenvolvido mediante um cronograma de atividades, tendo por meta a conclusão do projeto antes do dia 15 de setembro, data estabelecida no art. 135 da Constituição Estadual como prazo limite para encaminhamento do projeto da LOA à Assembleia Legislativa.

Como é elaborada a LOA?

A LOA deve ser elaborada de forma compatível como o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), pois sua finalidade é concretizar, em termos financeiros, os objetivos e metas definidos nessas duas leis para o período de um ano.

Como é elaborado LOA?

Ela é elaborada com base nas diretrizes anteriormente apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ambos definidos pelo executivo, a partir de discussões com a comunidade.

Quando sai a LOA 2022?

Lei nº 14.303, de 21 de janeiro de 2022 - Publicada no DOU de 24.1.2022.

Quando vai ser aprovado o Orçamento 2022?

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o orçamento de 2022, aprovado em dezembro pelo Congresso Nacional.

Qual o prazo para envio da LOA ao Legislativo?

31 de agosto do exercício corrente, ou o prazo que dispuser na Constituição Estadual de sua jurisdição ou na própria Lei Orgânica do Município, é a data limite de envio da LOA para a Câmara de Vereadores.

Artigo anterior
Qual a diferença entre produtor e fornecedor?
Artigo seguinte
O que é alimentação cultural?