O que fazer em caso de trombose na perna?
Perguntado por: Alexandra Inês Amorim de Batista | Última atualização: 14. April 2022Pontuação: 4.5/5 (67 avaliações)
A trombose tem cura, e o seu tratamento é orientado pelo clínico geral ou cirurgião vascular após identificação dos sintomas e confirmação do diagnóstico, e pode ser feito com remédios anticoagulantes, nos casos mais leves, ou com trombolíticos e/ou cirurgia, nos casos mais graves.
O que é bom para trombose nas pernas?
Se for a venosa, podem ser usados medicamentos anticoagulantes, meias elásticas para compressão das pernas e remédios que facilitam o retorno do sangue para o coração. “Para a arterial, receitamos aspirina a fim de dificultar a formação de trombos, medicações que baixam o colesterol e vasodilatadores”, informa Burihan.
Como é a dor de trombose na perna?
Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.
O que fazer em caso de suspeita de trombose na perna?
O que fazer em caso de suspeita
O diagnóstico de trombose deve ser feito o quanto antes, por isso, é aconselhado ir ao hospital ou ao pronto-socorro sempre que surge suspeita de um coágulo na perna.
Quem tem trombose pode colocar as pernas para cima?
O sangue acumula-se no membro inferior e a veia fica inflamada. Sente-se uma dor indefinida, comparável com uma cãibra. Tipicamente, as dores diminuem se a perna for colocada para cima e o inchaço reduzir.
Tratamento da trombose na perna
Qual a melhor posição para quem tem trombose?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
A elevação dos membros inferiores ajuda na diminuição do inchaço pós trombose. Não há um tempo mínimo ou máximo. Utilizo esta estratégia até diminuição do edema e retorno às atividades de rotina e quando já se consegue vestir a meia elástica.
Pode massagear perna com trombose?
A massagem em quem tem trombose é sempre contraindicada, inclusive pode ser muito perigosa. Trombose são coágulos na parede interna dos vasos sanguíneas.
Quando suspeitar de trombose?
“Os principais sintomas são dor, inchaço e sensação de peso nas pernas”, diz Francisco Osse. Algumas pessoas notam alterações na coloração da área afetada, que pode ficar mais arroxeada ou avermelhada.
Que remédio caseiro é bom para trombose?
Um ótimo remédio caseiro para trombose é o chá de ginkgo pois esta planta medicinal possui propriedades estimulantes da circulação sanguínea e anti-trombóticas. Esse tratamento caseiro não substitui o tratamento medicamentoso quando for prescrito pelo médico.
O que não pode comer quando está com trombose?
O ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K, pois ela altera o sistema de coagulação, portanto, vegetais verdes escuros e miúdos devem ser consumidos com cautela. Os industrializados, sal e embutidos também devem ser evitados, pois são ricos em sódio e comprometem a saúde da circulação sanguínea.
Como saber se estou com trombose?
- Inchaço na região em que se formou o coágulo;
- Vermelhidão e calor no local afetado;
- Dor ou sensação de peso;
- Rigidez da musculatura.
Como saber se é trombose ou dor muscular?
Dor muscular por si não significa trombose. A dor da trombose tem como característica ter inchaço, sensação de que a perna estivesse cheia, ingurgitada, além de melhora ao elevar os membros e alteração de cor.
Como é a dor de trombose na panturrilha?
Deve-se suspeitar de uma trombose quando há dor na perna e essa fica inchada e dura. A trombose ocorre quando um trombo entope uma das veias das pernas, bloqueando a circulação a partir desse local.
O que pode causar trombose nas pernas?
É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma veia. Pode ser o resultado de doenças ou lesões nas veias das pernas, imobilidade por qualquer motivo, fratura, certos medicamentos, obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária.
Quem está com trombose pode caminhar?
Em geral, depois da fase aguda, a maioria dos pacientes que tiveram trombose se beneficiam da atividade física. Musculação, caminhada, natação, ou outra atividade que seja do seu agrado é sempre bem-vinda, pois durante o exercício físico, as contrações musculares ajudam o funcionamento das veias.
Qual o melhor chá para circulação?
- Chá de carqueja. Um ótimo remédio caseiro para melhorar a circulação é o chá de carqueja. ...
- Chá de Meliloto. O Meliloto é indicado para o tratamento de diversas doenças venosas, porque ajuda a estimular a circulação linfática, diminuindo o inchaço. ...
- Chá de Castanha da Índia.
Qual chá tomar para trombose?
- Chá de Hamamélis: contra hemorróidas e distúrbios venosos. ...
- Misturinha: Cavalinha + Hamamélis + Camomila: combate inchaço das mãos e dos pés. ...
- Chá de Ginkgo biloba: Melhora a oxigenação do cérebro. ...
- Chá de Dente de Leão.
- Chá de capim-limão.
Quem tem trombose pode tomar suco de limao?
Alimentação para prevenir a trombose
- Frutas cítricas: Limão, laranja e tangerina, por exemplo, são alimentos ricos em vitamina C e são de suma importância porque essa vitamina fortalece a parede dos vasos sanguíneos.
Quanto tempo a trombose se manifesta?
Esse tempo pode ser de 3 até 24 meses.
O que pode levar a uma trombose?
Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.
Qual exame detecta trombose nas pernas?
“O principal exame para diagnóstico de trombose venosa profunda é a Eco Color Doppler Venoso do Membros Inferiores, no qual um Ultrasom com mapeamento a cores será realizado, de maneira não invasiva, com diagnóstico e detecção de 98 % a 100% dos casos de TVP”, afirma a doutora.
Quanto tempo depois da trombose pode fazer massagem?
Não há qualquer restrição à realização de tais modalidades de massagem. Após 5 anos não há mais riscos de deslocamento de trombose do membros inferiores.
Em quais casos a massagem não é recomendada?
Nos casos de febres infecciosas, hemorragias, descalcificações graves (osteoporose severa), flebite, trombose, fraturas (antes de solidificadas), câncer, feridas abertas, queimaduras recentes e doenças mentais graves (o doente mental pode ter uma crise e atacar o terapeuta), a massagem estará contraindicada.
Qual repouso para quem tem trombose?
No geral, em tromboses de panturrilha, o repouso absoluto costuma ser de 7-14 dias, a depender lógico da evolução dos sintomas. Após esse período são liberadas atividades leves. Procure um Angiologista para avaliação e esclarecimento de dúvidas.
Quais os cuidados que uma pessoa que tem trombose deve ter?
- prática frequente de exercícios físicos;
- alimentação equilibrada;
- não fumar;
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- manter o peso ideal;
- ingerir bastante água;
- usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, sempre com orientação médica;
Quais as consequências de tomar antidepressivos?
Como calcular frequencia por minuto?