Qual a importância da ponte no cérebro?

Perguntado por: Flávio Rafael Leal de Gaspar  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (6 avaliações)

A ponte participa de algumas atividades do bulbo. Interfere no controle da respiração, é um centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e atua ainda, como passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro à medula. Bulbo: É também conhecido por bulbo raquídeo ou medula oblonga.

O que é a ponte do cérebro?

Ponte Cerebral

Ela é a porção central do tronco cerebral interposta entre o bulbo e o mesencéfalo. As funções da ponte (protuberância) cerebral são variadas e envolvem sono, respiração, deglutição, audição, controle da bexiga, equilíbrio e gustação, entre tantas outras funções motoras.

Qual a função da ponte do tronco encefálico?

A ponte irá atuar no controle da respiração. É o centro de transmissão de impulsos para o cerebelo e a passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro até a medula; Bulbo: É chamado também de bulbo raquídeo ou medula oblonga.

Quais são as principais funções do mesencéfalo da ponte e do cérebro?

O mesencéfalo é uma estrutura situada entre a ponte e o cerebelo. É responsável pelas funções da visão, audição, movimento dos olhos e movimento do corpo. É a parte localizada entre o mesencéfalo e o bulbo.

Onde se localiza a ponte cerebral?

Localização. Situa-se anteriormente em relação ao cerebelo, superiormente ao bulbo e inferiormente aos pedúnculos cerebrais (mesencéfalo).

Qual a importância da ponte no cérebro? O que limita a ponte e qual a sua função? Neuroanatomia

37 questões relacionadas encontradas

Qual é a função da ponte?

Ponte. A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores.

Quais nervos cranianos se originam na ponte?

pontino, de onde emerge de cada lado , a partir da linha mediana, o VI, o VII e o VIII par craniano. O VI par, o nervo abducente, emerge entre a ponte e a pirâmide do bulbo. O VIII par craniano, o nervo vestíbulo-coclear, emerge lateralmente próximo a um pequeno lobo denominado flóculo.

Qual é a função do bulbo?

É um órgão condutor de impulsos nervosos. Relaciona-se também com funções vitais como a respiração, os batimentos do coração e a pressão arterial; e com alguns tipos de reflexos, como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito.

O que é cerebelo e quais suas funções?

O cerebelo é uma porção do sistema nervoso central que está relacionada com a nossa postura, coordenação e equilíbrio, bem como com o controle cognitivo, motivação e emoção.

O que é medula espinhal e qual sua função?

Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

Qual é a função do encéfalo?

Ele é formado pelo cérebro (telencéfalo e diencéfalo), cerebelo e tronco encefálico, constituindo-se na principal área integradora do sistema nervoso, o local onde se desenvolvem a inteligência e o raciocínio lógico e onde são elaboradas várias atividades emocionais, fisiológicas e motoras.

Quais as sequelas de um AVC no tronco cerebral?

Visão geral

Os sintomas mais comuns são tonturas, vertigem, desequilíbrio e funções vitais, como respiração e ritmo cardíaco prejudicadas. A recuperação após um acidente vascular cerebral depende do tamanho da área do cérebro envolvido. Em alguns casos, esta pode ser uma doença fatal, embora isso seja incomum.

O que são vias no tronco encefálico?

Vias do Tronco Cerebral

Na porção anterior do tronco passam as vias descendentes, que como veremos a seguir, estão relacionadas às funções motoras. Já na parte posterior, no tegmento, temos as vias ascendentes envolvidas em funções sensoriais.

O que representa as estrias transversais na face ventral da ponte?

Sua base, situada ventralmente, apresenta estriação transversal em virtude da presença de numerosos feixes de fibras transversais que a percorrem. ... Percorrendo longitudinalmente a superfície ventral da ponte existe um sulco, o sulco basilar, que geralmente aloja a artéria basilar.

Quais as regiões do encéfalo e suas funções?

Introdução. O encéfalo é uma região pertencente ao sistema nervoso, e engloba o cérebro, tálamo, mesencéfalo, ponte cerebelo e bulbo. Pesa aproximadamente 1,4kg e sua função principal é processar e integrar as informações nervosas do corpo humano.

Qual a função de cada lobo cerebral?

Lobo frontal (localizado a partir do sulco central para a frente) - Responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção. Lobo Parietal (localizado a partir do sulco central para trás ) - Responsável pela sensação de dor, tato, gustação, temperatura, pressão.

O que pode causar uma lesão no cerebelo?

Os distúrbios cerebelares têm inúmeras causas, incluindo malformações congênitas, ataxias hereditárias e doenças adquiridas. Os sintomas variam de acordo com a causa, mas tipicamente abrangem ataxia (marcha normal com base alargada em decorrência do comprometimento da coordenação muscular).

O que acontece quando ocorre uma lesão no cerebelo?

Indivíduos com lesão no cerebelo exibem fraqueza e perda do tônus muscular, assim como movimentos descoordenados.

Quais são os elementos Cerebelares?

Grosseiramente, no cerebelo existem três partes: 1) dois hemisférios cerebelares; 2) vermis, uma porção ímpar que conecta ambos os hemisférios; e 3) lobo FN, uma estrutura de linha média situada na parte anterior da superfície inferior, sendo constituído por uma parte medial, nódulo, e duas laterais, flóculos (Figs.

Quais as vias de relação do cerebelo com o bulbo?

O bulbo ou medula alongada continua na medula espinhal depois que esta penetra no crânio. ... A ponte de Varólio, também chamada 'protuberância anular', está situada adiante do bulbo, como uma faixa que o contornasse e que dos lados seria continuada pelos pedúnculos cerebelares médios que alcançam o cerebelo.

Como se chama o cruzamento de fibras que existe no bulbo?

Decussação das pirâmides e do lemnisco medial – cruzamento de fibras. Deste modo ocorre a decapitação dos cornos anterior e posterior respectivamente.

O que é o bulbo da planta?

Um bolbo ou bulbo é um tipo de órgão vegetal de algumas plantas perenes que inclui uma parte correspondente ao caule, geralmente de forma discoidal, da qual partem raízes e folhas modificadas escamiformes que servem como órgão de armazenamento de nutrientes que servirão a planta durante a época desfavorável, em que ...

Qual dos seguintes nervos cranianos emergem na região Anterolateral da ponte?

Na face anterolateral, de cada lado, entre o pedúnculo cerebelar médio e a face ventral da ponte, emerge o nervo trigêmeo.

Qual é a nomenclatura anatômica dos nervos cranianos?

Existem 12 pares desses nervos, cada um tem uma nomenclatura diferente e são numerados em algarismos romanos. Eles são: olfatório (I), óptico (II), oculomotor (III), troclear (IV), trigêmeo (V), abducente (VI), facial (VII), vestibular (VIII), glossofaríngeo (IX), vago (X), acessório (XI) e hipoglosso (XII).

Artigo anterior
Como faço para esconder a extensão de arquivos?
Artigo seguinte
Quem pode realizar blefaroplastia?