Qual é a teoria que além de reconhecer as diversas e independentes?

Perguntado por: Ivan Gonçalo de Morais  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (44 avaliações)

A Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida como uma explicação da cognição humana, além de reconhecer as diversas e independentes facetas que a compõem, ainda, preconiza a interdependência entre duas ou mais delas.

Que autores estão envolvidos na trinca?

d ) estudar o cotidiano das pessoas. Que autores estavam envolvidos na trinca? a ) Piaget, Vygotsky e Wallon.

Qual é a contribuição mais importante da psicologia do desenvolvimento?

Qual a importância da Psicologia do Desenvolvimento? Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento apoia a construção e aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas.

O que distingue o movimento de um gesto e o som de uma palavra?

PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É: ( x ) a interpretação dada pelo adulto.

Como ocorre o processo de produção de significados passei direto?

COMO OCORRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS? O significado é construído pelo próprio sujeito. O significado é construído na interação social. O processo de construção de significados está preso em um primeiro plano ao individual e em um segundo plano ao social.

O problema da normatividade na Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth / Odair Camati - UCS

39 questões relacionadas encontradas

Qual a teoria defendida por Vygotsky?

Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. ... É na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados.

O que é a Zona de desenvolvimento proximal de acordo com Vygotsky?

Zona de Desenvolvimento Proximal é: “a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais ...

Qual é a teoria que além de reconhecer as diversas e independentes facetas que compõem as inteligências?

A Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida como uma explicação da cognição humana, além de reconhecer as diversas e independentes facetas que a compõem, ainda, preconiza a interdependência entre duas ou mais delas.

É característica do estágio do personalismo para Wallon?

O estágio do personalismo é marcado pela formação dos aspectos pessoais da criança, ou seja, da sua personalidade e da autoconsciência. Indo dos três aos seis anos de idade (aproximadamente), a criança tende a apresentar a 'crise negativista': a criança acaba por se opor sistematicamente ao adulto.

Qual o termo usado na psicologia para designar a pessoa humana como consciente de si Eu é que ajuda a não agir pelos impulsos a superego B Ego C Alter-ego D id?

Portanto, o termo “ego” veio das áreas da psicologia e da psicanálise, usado especificamente para explicar como funciona a mente em suas formas de impulsividade e controle e consciência e inconsciência humana.

O que é mais importante na psicologia?

A área mais conhecida da psicologia é a clínica, que visa ajudar a resolver questões emocionais e comportamento para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A psicologia social e a comunitária, tem objetivos semelhantes aos da clínica, mas sua abordagem é macro e trabalha com grandes populações.

Quais os principais teóricos da psicologia do desenvolvimento?

Enfocamos também, de forma sintética, ideias centrais de seis impor- tantes teóricos da Psicologia, para compreensão do desenvolvimento huma- no: Sigmund Freud, Anna Freud, Erik Erikson, Jean Piaget, L. S. Vigotski e Henri Wallon.

Qual a importância da psicologia para o processo de aprendizagem?

A importância da psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a ...

Quando comenta sobre o indivíduo Piaget está se referindo?

Piaget se refere, ao tratar das experiências do indivíduo, aos processos pelos quais os indivíduos passam durante sua vida, sejam eles positivos ou negativos, pois, para este intelectual, o processo de aprendizagem é decorrente das atitudes de assimilação ou acomodação frente às experiências sensoriais pelas quais as ...

Como se dá a construção do conhecimento segundo Piaget?

Segundo Piaget, o conhecimento não está no sujeito-organismo, tampouco no objeto-meio, mas é decorrente das contínuas interações entre os dois. Para ele, a inteligência é relacionada à aquisição de conhecimento na medida em que sua função é estruturar as interações sujeito-objeto.

Quanto ao desenvolvimento de consciência de Henri Wallon?

QUESTÃO 2 Quanto ao desenvolvimento da consciência, Henri Wallon a ) acredita ser uma questão central a ser trabalhada quando se trata de desenvolvimento da criança. b ) diz ser uma questão importante, porém não é passível de estudo. c ) não se preocupa com essa questão e centra-se na questão dos estágios.

É característica do estágio do personalismo?

O estágio do Personalismo é marcado pela oposição, sedução e imitação. A oposição é a idade negativista do não, do eu, do meu; é a fase da recusa e da reinvindicação, a criança começa fazer distinção entre o meu e o teu objeto, e com isso busca conflitos de competição para obter o objeto que não lhe pertence.

Quais as principais características dos estágios de Wallon?

Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...

Quais são os 4 estágios de Wallon?

Assim como Piaget, Wallon divide o desenvolvimento em etapas, que para ele são cinco: impulsivo-emocional; sensório-motor e projetivo; personalismo; categorial; e puberdade e adolescência. Ao longo desse processo, a afetividade e a inteligência se alternam.

Quando pensamos na ação de educar a partir da perspectiva de Howard Gardner é possível afirmar que?

Quando pensamos na ação de educar, a partir da perspectiva de Howard Gardner, é possível afirmar que: ... Gardner conclui que algumas pessoas são mais inteligentes do que outras e desenvolve seu método a partir dessas diferenças, já que observa que alguns podem ser gênios, outros não.

Quais são as zonas de desenvolvimento Segundo Vygotsky?

De acordo com o cientista bielorrusso Lev Semyonovitch Vygotsky existem três degraus de desenvolvimento: Nível de Desenvolvimento Real, Nível de Desenvolvimento Potencial e Zona de Desenvolvimento Proximal.

Qual a importância da Zona de desenvolvimento proximal?

A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), tem um papel importante para a compreensão adequada da relação entre aprendizagem e o desenvolvimento. ... Proporcionando uma reflexão acerca da importância da coletividade, do aprendizado cooperativo, do papel do educador na construção desse desenvolvimento.

O que é fundamental para se trabalhar o conceito de Zona de desenvolvimento proximal?

Para criar esse ambiente, é essencial que o professor estimule a interação entre alunos. ... De acordo com a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, para implementar esse tipo de prática é preciso que o professor observe os saberes que a criança domina e aqueles que ainda está desenvolvendo.

O que é a teoria Histórico-cultural de Vygotsky?

A Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, em sua gênese, pressupõe uma natureza social da aprendizagem, ou seja, é por meio das interações sociais que o indivíduo desenvolve suas funções psicológicas superiores.

Como a Psicologia da aprendizagem pode ajudar o professor?

Se o papel do professor é ensinar e o do aluno é aprender, a psicologia da aprendizagem tenta contribuir como uma ponte, para que este processo, que nós chamamos de ato pedagógico, tenha êxito. ... Para ser mediador, o professor precisa conhecer os fundamentos da aprendizagem. E em relação à avaliação.

Artigo anterior
Qual o melhor tipo de solo para construção?
Artigo seguinte
Onde fica o número do kernel?