Qual a importância da lateralidade para leitura e escrita?

Perguntado por: Isabel Azevedo de Martins  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.3/5 (72 avaliações)

CONCLUSÃO: evidencia-se que as crianças com lateralidade cruzada apresentam desempenho inferior na leitura e escrita quando comparadas às crianças com dominância lateral completa. Estes dados justificam a relevância do desenvolvimento psicomotor na infância como fator essencial no processo de aprendizagem escolar.

Qual é a importância da lateralidade?

Mas, o lado não dominante também é importante, pois auxilia no movimento global, completando-o. “A consciência da lateralidade e da discriminação de direita e esquerda ajudará a perceber os movimentos do corpo no espaço e no tempo” (NEGRINE, 1986, p.

Qual a definição da lateralidade?

A lateralidade é a dominância lateral direita ou esquerda, dos níveis: mão, pé olho e do hemisfério cerebral. A predominância ocorre durante o processo evolutivo do ser humano e depende de fatores genéticos e ambientais.

Qual a importância da educação psicomotora para aprendizagem da leitura e da escrita?

Com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do trabalho podemos concluir que a educação psicomotora é de fundamental importância no processo de aquisição da linguagem, e aprendizagem da leitura e da escrita, contribuindo assim para um melhor entendimento da complexidade do processo das primeiras aprendizagens.

Quais são as noções de lateralidade?

Lateralidade é a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior, independente da sua própria situação física. Durante o crescimento, naturalmente, se define uma dominância lateral na criança: será mais forte e mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo.

Habilidades Necessárias para a Alfabetização. 2. Esquema Corporal e Lateralidade

33 questões relacionadas encontradas

Como trabalhar noções de lateralidade?

– Controle dos pés: os pequenos devem chutar a bolinha de papel com um dos pés. Logo depois, o objeto precisa ser estimulado com o outro pé. É aconselhável que cada estudante faça essa brincadeira para treinar a lateralidade. – Pulando em círculos: a professora precisa desenhar círculos pelo chão.

Qual o objetivo de ensinar lateralidade?

3 – OBJETIVOS: - Identificar os lados direito e esquerdo, tendo como referência o seu corpo próprio. - Experimentar o domínio das noções esquerda-direita, independente da sua dominância lateral. - Favorecer a compreensão do conteúdo lateralidade e dominância lateral.

Qual a importância da educação psicomotora?

A educação psicomotora nesse contexto proporciona a criança uma adequada percepção auditiva e visual, conhecimento e controle de corpo, orientação espacial, coordenação adequada, capacidade de simbolização e estrutura temporal, organizações essas primordiais para uma adequação ao processo de ensino-aprendizagem.

Porque a educação psicomotora é tão importante?

A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.

Qual a importância do desenvolvimento psicomotor para a aprendizagem?

A psicomotricidade no desenvolvimento da criança contribui para melhorar a coordenação motora, tarefas de praxia global e fina, que por sua vez ajudará na aprendizagem da leitura, escrita, concentração e raciocínio lógico.

Quando a lateralidade começa a ser definida?

A lateralidade na criança se torna mais evidente pela diferenciação de lado esquerdo e direito, a partir dos 6 a 8 anos de idade. Para Coste (1992), a definição da lateralidade continua a evoluir até alcançar culminância por volta dos 10 ou 12 anos de idade.

O que vem a ser lateralidade?

Lateralidade é a predominância motora de um dos lados do corpo. Nos primeiros meses de vida, a criança é ambidestra, ou seja, tem habilidade com as duas mãos. Mais tarde, a criança começa a mostrar uma certa preferência pelo uso de uma das mãos, porém, a lateralidade só ocorre definitivamente entre os 6 e os 8 anos.

O que é a lateralidade na educação infantil?

A lateralidade segundo Oliveira (1997), é a propensão que o ser humano possui, de utilizar preferencialmente, mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Existe a dominância de um dos lados, este apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.

Como se desenvolve a lateralidade?

Como a lateralidade é desenvolvida

As crianças desenvolvem habilidades manuais através de brincadeiras e outras atividades. Além disso, elas descobrem o que podem fazer com as mãos. Assim, as crianças começam a mostrar a lateralidade de suas mãos em tarefas funcionais.

Quais são os benefícios da psicomotricidade?

Na educação infantil, a psicomotricidade proporciona à criança a possibilidade de experimentar seu corpo, vivenciar ludicamente suas emoções e desenvolver-se psicomotoramente de maneira equilibrada, tendo como principal objetivo oferecer a cada aluno a oportunidade de experimentar a alegria do movimento e desenvolver ...

O que é aprendizagem psicomotora?

O desenvolvimento psicomotor é um tipo de aprendizagem que só se efetiva a partir das experiências do sujeito, tal como podemos observar durante a fase em que a criança está aprendendo a andar (desenvolvimento motor). É importante ressaltar que essas experiências devem ser bem exploradas e aproveitadas.

O que a psicomotricidade defende?

3 A psicomotricidade defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos e das atitudes corporais da criança. A educação psicomotora refere-se à formação de base indispensável a todo ser humano, assegurando o desenvolvimento funcional e a interação com seu semelhante.

Qual a habilidade de lateralidade?

A lateralidade pode ser definida como a propensão que o ser humano possui em utilizar um lado do corpo em detrimento do outro em suas atividades cotidianas (SANCHES; MARTINEZ; PENALVER, 2003). Ela pode ser quantificada através de observação comportamental ou de inventário (TEIXEIRA; OKAZAKI, 2007).

Qual disciplina trabalha lateralidade?

O esquema corporal e a lateralidade permitem que os alunos desenvolvam com segurança as noções topológicas e projetivas essenciais para a compreensão e interpretação de mapas e imagens, além de garantir a percepção do espaço com maior autonomia. Trata-se de passo inicial da alfabetização cartográfica.

Qual o objetivo de trabalhar esquerda e direita na educação infantil?

Esta atividade educativa tem como objetivo auxiliar crianças em idade pré-escolar a desenvolver noções de direção (direita e esquerda) e localizar no espaço objetos e pessoas que se encontram ao seu redor.

Como trabalhar a lateralidade?

JOGOS E BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER A LATERALIDADE
  • LATERALIDADE. Trabalhar noções de lateralidade.
  •  Colocar uma criança no centro. ...
  •  Brincar solicitando que apontem ou levantem as partes do corpo solicitadas. ...
  •  Estátua. ...
  •  Identificando partes do corpo. ...
  •  Desenhando o colega. ...
  •  Espelho. ...
  •  Conversa.

Como trabalhar lateralidade na psicomotricidade?

pede-se a criança que percorra um trajeto com um pé, depois com o outro; o lado escolhido para o primeiro trajeto é muitas vezes o lado dominante, mas a observação dos pulos revelará maior facilidade de um lado: é esse lado que determina a dominância.

Como trabalhar noções espaciais na educação infantil?

Sugestões de Trabalho

Disponha alguns objetos em cima da mesa e outros embaixo das cadeiras, por exemplo. Neste momento, converse com as crianças e exemplifique as noções de "em cima" e "embaixo". Pergunte para elas qual objeto está em cima da mesa e qual está embaixo da cadeira. Deixe que as crianças se expressem.

O que é problema de lateralidade?

Os transtornos da Lateralidade são causa de alterações na estruturação espacial e, consequentemente, na leitura/escrita. São exemplo disso a lateralidade contrariada, a lateralidade cruzada e o ambidestrismo.

Quando a criança começa a desenvolver a noção de lateralidade que ela tem dois lados esquerdo e direito )?

A lateralidade é determinada por volta dos 6 aos 8 anos, no entanto antes dessa fase a criança manifesta sua escolha quanto ao uso de uma das mãos.

Artigo anterior
O que é adjetivo simples de exemplos?
Artigo seguinte
O que é certidão de matrícula do imóvel atualizada?