Como saber se o bebê está febril?

Perguntado por: Dinis Figueiredo  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (72 avaliações)

O aumento da temperatura corporal no bebê só deve ser considerada febre quando passa dos 37,5ºC em uma medição na axila, ou 38,2º C no reto. Antes dessa temperatura, só é considerado como sendo apenas uma febrícula, que geralmente não é motivo de preocupação.

Como saber se o bebê está com febre?

É considera febre em bebês e crianças quando a temperatura do corpo está acima de 37,8ºC. Ela é uma defesa natural do organismo e indica a presença de infecções, podendo vir acompanhada de calafrios, desidratação e sonolência.

Quantos graus e febre em bebê?

A partir de quantos graus é considerado um estado febril? Uma criança em estado febril apontará no termômetro a temperatura das axilas acima de 37,2ºC. Somente a partir de um ano de idade que a temperatura do corpinho do bebê diminuirá para uma faixa semelhante a de um adulto, isto é, entre 36ºC e 37,5ºC.

O que fazer quando o bebê está com febre?

Para baixar a febre do bebê é aconselhado:
  1. Retirar o excesso de roupas do bebê;
  2. Oferecer líquidos para o bebê, que pode ser leite ou água;
  3. Dar um banho no bebê com água morna;
  4. Colocar toalhas molhadas em água fria na testa; nuca; axilas e virilha.

Quando a febre é preocupante no bebê?

Quando levar o bebê com febre ao hospital

Entretanto, quando a febre apresenta pico acima de 39,5ºC, a recomendação é que a criança seja examinada pelo médico. A febre alta é um sintoma mais preocupante, pois pode indicar infecção grave, como pneumonia, meningite e outras doenças.

FEBRE EM BEBÊS E CRIANÇAS | Quando é hora de medicar | Monica Romeiro

31 questões relacionadas encontradas

Quantos graus de febre devo ir ao médico?

Em relação a bebês e crianças, é importante consultar o médico imediatamente nos seguintes casos, de acordo com os sintomas apresentados:
  • Febre em criança com até três meses de vida. ...
  • Febre igual ou maior que 39,4ºC. ...
  • Febre que dura 3 dias ou mais. ...
  • Sintomas de desidratação intensa. ...
  • Febre recorrente. ...
  • Choro inconsolável. ...
  • Gemência.

Como saber se a febre e por causa dos dentes?

Afinal, a febre pode ser sintoma do nascimento dos dentes de leite? Embora muitas pessoas acreditem, o nascimento dos primeiros dentes da criança não está relacionado ao quadro. A irrupção dos dentes pode causar desconforto e irritação, mas não febre alta, com temperatura maior que 38ºC.

O que fazer para abaixar a febre de bebê que tomou vacina?

Como aliviar as reações mais comuns das vacinas
  1. O que fazer: é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. ...
  2. O que fazer: uma boa forma natural de aliviar a dor de cabeça e a febre consiste em repousar e colocar um pano umedecido com água fria na testa.

O que pode ser febre que vai e vem?

A febre intermitente pode indicar diversas doenças

A febre intermitente normalmente tem um período predeterminado de duração e regride pelo menos uma vez a cada 24 horas. Ele segue uma curva bem específica e pode sinalizar diversas doenças graves, como a malária, leptospirose, tuberculose e até mesmo linfomas2.

O que pode ser febre continua?

Febre Contínua: permanece sempre acima do normal com variações de até 1 grau, sem grandes oscilações. Febre Irregular ou Séptica: picos muito altos intercalados baixas temperaturas ou apirexia, sem nenhum caráter cíclico nessas variações.

Porque a febre vai e volta Covid?

Contudo, a manifestação desse sintoma não está restrita aos casos de Covid-19. Sendo um mecanismo de defesa do próprio organismo, a febre é uma das repostas do corpoo a um possível invasor (vírus ou bactérias).

Quando devemos nos preocupar com a febre?

Procure por ajuda médica caso:
  • A febre do seu filho dure mais de 72 horas;
  • A temperatura do pequeno esteja acima dos 39 °C;
  • A temperatura não abaixe, mesmo após medicação;
  • O pequeno esteja prostrado mesmo quando a temperatura baixa;
  • A febre esteja acompanhada de: Dor de cabeça; Erupções cutâneas; Sensibilidade à luz;

O que fazer quando o bebê tem febre depois da vacina?

Utilização de compressas frias no local da vacina, para alívio da dor e/ou da inflamação; No caso de dores intensas e/ou febre, analgésicos e antitérmicos adequados para a faixa etária da criança podem ser utilizados sob orientação médica.

Quantos dias o bebê pode ter febre depois de se vacinar?

TRÍPLICE VIRAL (SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA)

A reação febril pode aparecer no intervalo de cinco a doze dias após a aplicação e pode variar de mínima a alta. Geralmente, os bebês também apresentam manchas vermelhas na região onde foi aplicada ou pelo corpo inteiro, que logo desaparecerão.

Pode dar paracetamol para bebê que tomou vacina?

Da mesma forma que qualquer outro medicamento, o uso de paracetamol só deve ser feito quando há indicação médica. Sendo assim, de maneira geral, não é recomendado antes ou imediatamente após a vacinação.

Quantos dias pode durar febre de dente?

A febre durante o nascimento dos primeiros dentes é normal e, em geral, não dura mais de um dia. Se a febre durar mais de dois dias, você deve definitivamente entrar em contato com o pediatra.

Quando é que a febre é considerada perigosa?

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

O que pode ser febre que não passa?

As causas de febre podem ser doenças infecciosas ou não. Às vezes significa gravidade e indica que a pessoa deve procurar um pronto socorro imediatamente. Outras vezes, a melhor atitude a ser tomada é ficar em casa, descansando, tomando analgésicos e bebendo líquidos. Febre é um sinal, não um sintoma.

Qual vacina da mais reação no bebê?

Pentavalente Celular: tem no posto de saúde, tem o componente celular da vacina e costuma dar mais reação! Engloba as vacinas: difteria, tétano e pertussis (coqueluche componente celular), Haemophilus influenzae tipo B (não é a da gripe!) e Hepatite B.

É normal ter febre depois da vacina da gripe?

Outro efeito colateral comum da vacina da gripe é a febre leve de até 38ºC, considerada normal após a vacinação, e que pode ser acompanhada de calafrios, cansaço e produção excessiva de suor, mas geralmente são sintomas transitórios, que surgem 6 a 12 horas após a vacinação, e desaparecem em cerca de 2 dias.

Como aliviar dor de vacina em bebê?

Alguns profissionais recomendam aplicar um pouco de gelo para amortecer o local ou usam aparelhos que gelam rapidamente a área para tentar reduzir a dor da picada. A dor após a aplicação poderá ser reduzida com a administração de analgésicos por via oral e com compressas frias no local, se realmente for necessário.

Quanto tempo dura a febre da gripe?

A maioria dos sintomas dura de cinco a sete dias, com exceção da tosse e do cansaço generalizado, que podem perdurar por até 14 dias2. Ou seja, a resposta de quanto tempo dura uma gripe pode estar mais nos sintomas do que na presença da infecção viral em si.

Quando aparece a febre na Covid?

A manifestação dos sintomas de coronavírus ocorre no quinto dia para a maioria das pessoas. Os primeiros sintomas de COVID-19 são: febre e tosse, geralmente seca. Dificuldade para respirar e fadiga também são conhecidos como sinais iniciais da doença em alguns pacientes.

É normal temperatura 34?

Qual temperatura corporal normal? A temperatura corporal normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia.

O que é uma febre baixa?

Hipotermia e hipertermia. Ornelas explica que hipotermia é o nome empregado para quando a nossa temperatura está baixa demais, normalmente abaixo de 35°C. Já a hipertermia, como a febre, é associada a valores altos no termômetro.

Artigo anterior
Qual é o conceito de consumismo?
Artigo seguinte
O que é conduzir a bola?