O que é a seleção natural?

Perguntado por: Érica Marques  |  Última atualização: 28. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (14 avaliações)

Seleção natural é o processo proposto por Charles Darwin e Alfred Wallace, os dois responsáveis pela teoria da evolução por seleção natural. A alta fecundidade e a recorrente competição pela sobrevivência em cada espécie geram o pressuposto para esse processo.

O que é seleção natural resposta?

A seleção natural nada mais é do que um mecanismo evolutivo que se baseia na sobrevivência e reprodução diferencial de indivíduos de uma população. Costuma-se dizer que a seleção natural seleciona o organismo mais apto a viver em um determinado ambiente.

O que é seleção natural de um exemplo?

Um exemplo clássico é o do peso dos bebês humanos. A seleção natural atuou selecionando bebês de 3 kg a 4 kg. Bebês muito pequenos ou muito grandes apresentam maiores riscos de mortalidade, desse modo, sua frequência na população reduziu-se ao longo do tempo.

O que é a seleção natural Segundo a teoria de Darwin?

A seleção natural é um dos principais mecanismos da evolução. De uma maneira bastante simples, podemos dizer que a seleção natural é um processo em que os organismos mais aptos são selecionados, sobrevivem no meio, reproduzem-se e passam suas características aos seus descendentes.

O que é a evolução natural?

A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.

Introdução a Seleção Natural | Animação

43 questões relacionadas encontradas

Quais os 4 tipos de seleção natural?

Tipos de seleção natural
  • → Seleção direcional. A seleção direcional é o tipo de seleção natural em que um fenótipo extremo é favorecido e tem sua frequência aumentada na população. ...
  • → Seleção estabilizadora. A seleção estabilizadora é o tipo mais comum de seleção natural nas populações atuais. ...
  • → Seleção disruptiva.

Qual é a diferença entre evolução e seleção natural?

Evolução não é o mesmo que adaptação ou seleção natural.

A seleção natural é um mecanismo, ou causa, de evolução. As adaptações são características físicas ou comportamentais que tornam um organismo melhor adaptado ao seu ambiente.

O que explica a Teoria da Evolução?

A teoria da evolução é uma teoria que afirma que as espécies não são fixas e sofrem mudanças ao longo do tempo. Algumas evidências sustentam a ideia de que as espécies mudam, tais como fósseis e homologias, estruturas vestigiais e evidências moleculares e celulares.

Quais são os principais tipos de seleção natural?

Existem três tipos de seleção natural: a direcional, a estabilizadora e a disruptiva.

Como os seres vivos evoluem?

De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.

Como começou a seleção natural?

Darwin então propôs que haveria uma luta pela sobrevivência e que apenas os mais aptos poderiam sobreviver. Os que conseguiam chegar à idade reprodutiva passavam essas características aos seus descendentes. Ele chamou esse processo de seleção natural.

Quais são os três tipos de evolução?

Esta seleção é dividida em três tipos: direcional, estabilizadora e disruptiva. No centro de uma população, certos indivíduos apresentam características que lhes conferem uma melhor adaptação em relação ao outro. Os mais aptos vivem mais tempo, reproduzem mais e transmitem as suas características aos descendentes.

Como foi a viagem que levou Darwin a criar a Teoria da Evolução?

Além de chamar atenção por sua duração, a viagem teve uma extensão grandiosa: o Beagle navegou por praticamente todos os continentes, passando desde a América do Sul à Oceania, incluindo suas famosas paradas pelo arquipélago de Galápagos, pela Patagônia, pela Austrália e mesmo pela costa brasileira do Rio de Janeiro.

O que o darwinismo não conseguiu explicar?

Segundo o autor, os organismos descendem de ancestrais comuns e a seleção natural atua selecionando os indivíduos mais aptos a sobreviverem em determinado ambiente. Apesar de suas ideias terem sido revolucionárias, Darwin não foi capaz de explicar como a variabilidade ocorre e como as características são transmitidas.

O que é a seleção natural direcional?

Seleção direcional. Neste tipo de seleção, a tendência da população é um dos fenótipos ser substituído gradualmente por outro fenótipo mais vantajoso. Este é o tipo de seleção mais conhecido. Existem inúmeros exemplos de seleção direcional.

Qual é a diferença entre a seleção natural e artificial?

A diferença básica entre Seleção Artificial e Seleção Natural, é que a primeira está condicionada aos interesses do homem, enquanto a Seleção Natural está diretamente a adaptação das populações a um determinado meio.

Quais são os tipos de evolução?

Entre as teorias evolutivas existentes, algumas merecem destaque: o Lamarkismo, o Darwinismo e o Neodarwinismo.

De quem é a teoria da seleção natural?

O livro Sobre a A Origem das Espécies, obra científica seminal do naturalista britânico Charles Darwin, é publicado na Inglaterra em 24 de novembro de 1859. A teoria de Darwin defendia que organismos vivos evoluem através de um processo que chamou de “seleção natural”.

Quais são as teorias evolutivas de Darwin?

A teoria evolucionista de Darwin pode ser descrita da seguinte forma: as espécies de seres vivos se transformam ao longo dos tempos, pois sofrem seleção natural, que prioriza os seres mais adaptados ao ambiente em que vivem, devido a suas características serem adequadas ao meio onde vivem.

Quais são as 5 evidências evolutivas?

Evidências da evolução: anatomia, biologia molecular, biogeografia, fósseis e observação direta.

O que diz a teoria evolucionista de Darwin e Lamarck?

Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil.

O que influencia a seleção natural?

A seleção natural, considerada um dos principais mecanismos da evolução, ocorre devido à necessidade de sobrevivência das espécies. Ela depende de alguns fatores, como: - Variabilidade entre os indivíduos: apesar de serem da mesma espécie, os organismos precisam apresentar variações em suas características.

Quais são as etapas da evolução por seleção natural?

1) Reprodução: os organismos devem se reproduzir para formar novas gerações; 2) Variabilidade: deve haver diferenças entre os indivíduos da população; 3) Hereditariedade: os descendentes devem herdar características dos seus progenitores.

Qual a importância da teoria de Darwin nos dias de hoje?

Ao passo que suas pesquisas norteiam estudiosos dos campos da antropologia e da biologia até hoje. “Sem dúvida, a explicação da evolução por meio da seleção natural é a grande contribuição do Darwin.

Artigo anterior
Como saber se você é grudenta?
Artigo seguinte
Quais são os principais riscos à saúde provocados pela utilização de aditivos?