Qual a importância da lateralidade para aquisição da leitura e da escrita?

Perguntado por: Yara Victória Domingues  |  Última atualização: 3. Dezember 2024
Pontuação: 4.6/5 (20 avaliações)

CONCLUSÃO: evidencia-se que as crianças com lateralidade cruzada apresentam desempenho inferior na leitura e escrita quando comparadas às crianças com dominância lateral completa. Estes dados justificam a relevância do desenvolvimento psicomotor na infância como fator essencial no processo de aprendizagem escolar.

Qual é a importância da lateralidade?

possibilita ao aluno o desenvolvimento e o controle do próprio corpo, nos diversos movimentos necessários à prática esportiva, bem como desenvolve habilidades que são fundamentais para a realização de diversas ações ao longo da vida.

O que é lateralidade na escrita?

Quando há uma especialização harmônica entre as partes corporais, a lateralidade é caracterizada como sinistro completo (escreve com a mão esquerda, chuta com o pé esquerdo), ou destro completo (escreve com a mão direita, chuta com o pé direito).

Qual é o objetivo de trabalhar a lateralidade?

O esquema corporal e a lateralidade permitem que os alunos desenvolvam com segurança as noções topológicas e projetivas essenciais para a compreensão e interpretação de mapas e imagens, além de garantir a percepção do espaço com maior autonomia.

Qual a importância da psicomotricidade na aquisição da leitura e da escrita?

Na alfabetização, durante a aquisição da leitura e da escrita, a criança necessita de habilidades psicomotoras para se desenvolver cognitivamente. Desse modo, todo educador que lida mais especificamente com a alfabetização, necessita compreender como a criança constrói a noção de espaço e de tempo.

Qual Lado do Seu Cérebro É o Dominante? Faça um Teste Simples

44 questões relacionadas encontradas

O que é a lateralidade na educação infantil?

A lateralidade diz respeito à capacidade de diferenciar e nomear direita e esquerda, seja no próprio corpo, no corpo de outra pessoa ou no espaço. Ela é desenvolvida por volta de 8 ou 9 anos de idade. Já a dominância lateral se trata da capacidade de dominar um lado do corpo.

Como a psicomotricidade fortalece o processo de alfabetização?

As atividades psicomotoras favorecem o processo do desenvolvimento da aprendizagem da criança, Pois proporciona evolução nas funções cognitivas, preparando-as para diferentes habilidades. Isso se dá quando se promove vivências para as crianças através de atividades adequadas, que trabalham o corpo em movimento.

Como trabalhar a lateralidade na escrita?

Como fazer

Peça às crianças que mergulhem a mão direita em uma cor de tinta e pressionem-na na cartolina. Em seguida, peça que repitam o processo com a mão esquerda em outra cor de tinta. Essa atividade estimula a lateralidade, já que as crianças usarão cada mão separadamente para criar sua obra de arte.

Quais são os 3 tipos de lateralidade?

A lateralidade considera-se como a propensão do ser humano, em utilizar mais um lado do corpo em relação ao outro nos níveis: manual, ocular e pedal.

Quais atividades desenvolvem a lateralidade?

Outras atividades para trabalhar a lateralidade cruzada
  • Programe o robô (infantil)
  • O jardim misterioso (infantil)
  • Começa o jogo! (infantil)
  • Organize a estante (adultos)
  • Entrelaçados (adultos)
  • A horta do vizinho (adultos)
  • Separa os bichos (adultos)

O que é lateralidade exemplos?

A palavra Lateralidade vem do latim que significa “lado”. O nosso corpo sendo interno ou externo está divido em lados, interno, por exemplo, temos o cérebro que se divide em dois hemisférios e no externo temos as mãos, uma do lado direito e outra que fica a esquerda.

Quais são os tipos de lateralidade?

Conforme protocolo e classifica a lateralidade como: Homogênea Direita, Homogênea Esquerda, Cruzada e Indefinida.

Como se desenvolve a lateralidade?

Cada hemisfério do cérebro controla diferentes tarefas e funções. As crianças desenvolvem habilidades manuais através de brincadeiras e outras atividades enquanto descobrem o que podem fazer com as mãos. Assim, as crianças começam a mostrar a lateralidade das suas mãos em tarefas funcionais.

Qual a importância da lateralidade no desenvolvimento humano?

Segundo estudos, a lateralidade está relacionada ao esquema interno do indivíduo, capacitando-o à utilização de um lado do corpo com maior facilidade e contribuindo com a execução de tarefas diárias.

Como trabalhar lateralidade com a criança?

Notícias
  1. Jogos de Espelho: Brincar de imitar movimentos em frente a um espelho é uma ótima maneira de destacar as diferenças entre direita e esquerda. ...
  2. Dança e Movimento: A dança é uma excelente forma de explorar a lateralidade. ...
  3. Desenhos e Pinturas: Peça às crianças que desenhem ou pintem usando apenas uma mão.

O que é dificuldade de lateralidade?

Quando a lateralidade não está bem estabelecida, surgem problemas a nível espacial; a criança não se apercebe da diferença entre o lado dominante e o outro, não aprende a utilizar correctamente os termos direito e esquerdo, apresenta dificuldade em seguir a direção gráfica da leitura e da escrita, entre outros aspectos ...

Quando se define a lateralidade?

Segundo Negrinie (1986) é durante o crescimento que a lateralidade do indivíduo se define naturalmente. Para Brandão (1984) apud Ribeiro (2005), a lateralidade começa a se evidenciar após um ano de vida da criança, mas só se pode falar em dominância propriamente dita entre os 5 e 7 anos.

O que é o que é lateralidade?

A Lateralização acontece quando o mercado fica estabilizado por um momento dentro de um intervalo de preço, ou seja, o mercado começa a andar de lado sem uma tendência estabelecida.

O que é noção de lateralidade?

Lateralidade é a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior, independente da sua própria situação física. Durante o crescimento, naturalmente, se define uma dominância lateral na criança: será mais forte e mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo.

Qual habilidade da Bncc trabalha lateralidade?

Habilidade (s) da Base: (EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Como melhorar a coordenação motora para escrever?

Os dedos que seguram o lápis, devem situar-se, aproximadamente a 2 centímetros da extremidade que toca o papel. Esta distancia parece ser a ideal para que os movimentos gráficos sejam controlados e, consequentemente, se domine o tamanho e a firmeza das letras e a velocidade para escrever.

Como se avalia a lateralidade?

Ao desenvolver a lateralidade, a criança percebe qual lado é o dominante em seu corpo. Pular de um pé só, pular em círculos, ou qualquer outra atividade que permita a criança viver cada lado do seu corpo é importante para desenvolver a lateralidade.

Quais são os três pilares da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

O que diz Vygotsky sobre a psicomotricidade?

Lev Vygotsky – entende que a fala e a motricidade andam jutas. Sendo que com o desenvolvimento do sujeito a fala dirige, determina e domina a ação que existe. Na interação criança/adulto movimentos gestuais são criados, dando a criança certo tipo de controle em suas relações sociais.

Como seria o processo de alfabetização das crianças nas fases inicias?

Na fase silábica alfabética, a criança já consegue realizar a escrita e a formação de palavras já faz sentido. Na fase alfabética, a criança consegue ler e escrever foneticamente. É nesse momento que o professor deverá direcionar o processo de alfabetização para a ortografia e gramática.

Artigo anterior
Como saber qual operadora tem melhor sinal na minha região 2021?
Artigo seguinte
Qual evangelho é o mais antigo?