O que é argumento por analogia?

Perguntado por: Diogo Mauro Martins Carvalho  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (57 avaliações)

Traduzido de inglês-

O que é argumento por analogia exemplos?

Num argumento por analogia partimos de um conjunto de semelhanças relevan- tes entre dois elementos para atribuir a um deles uma propriedade observada no outro. Por exemplo: Ao contrário do primeiro exemplo, neste a analogia parece ser insuficiente para considerarmos a conclusão aceitá- vel.

É característica do argumento por analogia?

ARGUMENTO POR ANALOGIA – aparece principalmente no uso das decisões jurisprudenciais e baseia-se no princípio de que a justiça deve tratar de maneira semelhante situações idênticas. ... ARGUMENTO POR EXCLUSÃO (PER EXCLUSIONEM) – Propõem-se várias hipóteses e vai-se eliminando uma a uma.

O que é analogia de um exemplo?

Analogia é uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais entidades distintas. ... Pode ser feita uma analogia, por exemplo, entre cabeça e corpo e entre capitão e soldados. Cabeça (cérebro) e capitão são duas entidades análogas. Possuem função semelhante que, neste caso, é comandar, dar ordens.

O que é um argumento analógico?

Um argumento analógico, também chamado de homoiotes, é um argumento no qual a premissa descreve semelhanças reconhecidas entre dois assuntos e a conclusão afirma a existência de mais semelhanças.

Argumento por analogia - Brasil Escola

31 questões relacionadas encontradas

O que é argumento indutivo de um exemplo?

Um argumento indutivo é aquele no qual se parte de experiências sobre fatos particulares e se infere daí conclusões gerais. Quando dizemos que todos os homens que nascerem irão morrer porque até hoje ninguém deixou de morrer, estamos usando um argumento indutivo.

O que é argumento por evidência?

No argumento por evidência, pretende-se levar o auditório a admitir a tese ou conclusão [C], justificando-a por meio de evidências [J] de que ela se aplica aos dados [D] considerados.

Quando se usa a analogia?

Analogia - Novo CPC (Lei nº 13.105/2015)

Consiste em um método de interpretação jurídica utilizado quando, diante da ausência de previsão específica em lei, aplica-se uma disposição legal que regula casos idênticos, semelhantes, ao da controvérsia.

Como pode ser usado a analogia em um desenvolvimento Cite exemplos?

Esse termo é utilizado comumente na biologia para descrever estruturas biológicas em diferentes espécies e que possuem a mesma função, mas não estão relacionados evolutivamente. Por exemplo, um pássaro e um morcego possuem asas com funções análogas, porém um é uma ave e o outro um mamífero.

O que é analogia na literatura?

Relação de semelhança entre duas coisas. De ampla aplicação na literatura, as analogias estabelecem-se entre textos, personagens, estilos, ideias, conceitos, autores, etc. Diz-se que certos textos constituem analogias ou são análogos de outros, por exemplo, alguns contos de Chaucer de The Canterbury Tales (c. ...

O que é um mau argumento?

Uma falácia é um mau argumento que não pode ser reparado. As pessoas gostam das falácias com rótulos em latim, que soam poderosas, e supostamente são usadas por advogados, ou podem ser usadas para impressionar o oponente.

O que é argumento por raciocínio lógico?

Argumento é um raciocínio lógico. ... Este é um argumento formado por duas premissas e uma conclusão. Os dois primeiros enunciados são as premissas e o último enunciado é a conclusão. Os fatos apresentados nas premissas servem de evidência para a conclusão, isto é, são eles que sustentam a conclusão.

O que é argumento ad rem?

Argumento ad rem , Jur : argumento que, para esclarecer a verdade, vai diretamente ao ponto central da questão. ... Argumento dedutivo , Lóg : aquele em que se supõe que a conclusão decorra das premissas, de tal modo que seria contraditório afirmá-las e negar a conclusão.

Como se dá um argumento dedutivo Cite um exemplo?

Um argumento dedutivo é aquele no qual a conclusão se segue necessariamente das razões ou premissas. Isso quer dizer que, se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também será verdadeira, pois não existe a menor possibilidade de que seja falsa. ... Esse é um exemplo clássico de argumento dedutivo: Todo homem é mortal.

Como fazer uma boa analogia?

A estrutura linguística utilizada na analogia se estabelece por meio de expressões comparativas, por exemplo: como, tal qual, semelhante a, parecido com, quanto, do que, lembra a, etc.

Qual é o sinônimo de analogia?

1 semelhança, similaridade, correspondência, conformidade, aproximação, parecença, afinidade, equivalência, relação, correlação, similitude, vizinhança, identidade, paridade, coerência, uniformização homogeneidade, homogenia.

O que é analogia do direito penal?

Analogia significa aplicar uma hipótese, não regulada por lei, à legislação de um caso semelhante. Podemos citar, por exemplo, o caso do artigo 128 CP que trata do aborto. Ele só é permitido em casos excepcionais e que seja feito por médico.

O que é analogia científica?

A definição de analogia remete à semelhança entre coisas ou fatos, e a palavra pode ser usada em vários contextos, como jurídico, científico, linguístico e filosófico (desde que tenha por base a ideia de relação de semelhança).

Qual diferença entre analogia é metáfora?

A analogia consiste na tendência inovadora que uma palavra exerce sobre outra, aparentada pelo sentido, pela forma ou pela função gramatical. ... A metáfora é o fenómeno pelo qual uma palavra é empregada por semelhança real ou imaginária: os dentes do pente, o pé da mesa, o fumo da glória.

É permitido usar analogia no Direito Penal?

Em síntese, o emprego da analogia no Direito Penal somente é permitido a favor do réu, jamais em seu prejuízo, seja criando tipos incriminadores, seja agravando as penas dos que já existem. A analogia é objeto recorrente de decisões tomadas pelo Superior Tribunal de Justiça.

É possível a aplicação de analogia no processo penal?

De acordo com Guilherme de Souza Nucci, “No processo penal, a analogia pode ser usada contra ou a favor do réu, pois não se trata de norma penal incriminadora, protegida pelo princípio da reserva legal, que exige nítida definição do tipo em prévia lei” (Código de Processo Penal Comentado, 2014, p. 38).

O que é analogia ao crime?

Muito bem, analogia significa aplicar a uma hipótese não regulada por lei, a legislação de um caso semelhante. ... Deve-se observar que não existe analogia de norma penal incriminadora – in malam partem. Utiliza-se analogia apenas para beneficiar o acusado – in bonam partem.

Quais são os tipos de argumentos?

Tipos de argumentos
  1. Argumentos de autoridade. A temática da redação é sobre ciência? ...
  2. Argumento por comprovação. Já ouviu a máxima que diz que contra fatos não há argumentos? ...
  3. Argumentação por comparação. ...
  4. Argumento por causa e consequência. ...
  5. Argumento por exemplificação. ...
  6. Argumento por enumeração.

O que é um argumento concreto?

Argumento Prova Concreta ou Princípio: ao empregarmos os argumentos baseados em provas concretas, buscamos evidenciar nossa tese por meio de informações concretas, extraídas da realidade. Podem ser usados dados estatísticos ou fatos notórios (de domínio público, senso comum).

O que é um argumento válido?

Um argumento é VÁLIDO se, e somente se, for impossível que todas as premissas sejam verdadeiras, enquanto a conclusão, falsa.

Artigo anterior
É verdade que a maçã emagrece?
Artigo seguinte
Quem trabalha 44 horas por semana trabalha quantas horas por mês?