Qual a importância da flexibilidade no trabalho?

Perguntado por: Vitória Neuza Baptista de Cardoso  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (52 avaliações)

Qual é a importância da flexibilidade no mercado de trabalho? A flexibilidade no ambiente de trabalho é importante, pois, permite que o profissional tenha mais chances de se desenvolver na carreira, afinal, os processos de recrutamento e seleção já estão focados em identificar candidatos que contem com essa habilidade.

Qual a importância da flexibilidade no ambiente de trabalho?

Qual é a importância da flexibilidade no trabalho? A flexibilidade ocupacional possibilita ao profissional ter mais autonomia na organização da própria rotina de atividades, proporcionando melhores condições para uma boa saúde mental no trabalho.

O que é a flexibilidade do mercado de trabalho?

O que é flexibilidade no trabalho pode ser definido como a liberdade e autonomia que se dá aos colaboradores de uma empresa para fazerem seus próprios horários e controlarem suas rotinas de produtivas.

Como ter flexibilidade no trabalho?

Desenvolva a flexibilidade no trabalho
  1. Desenvolva a sua resiliência.
  2. Adote novas estratégias e ações.
  3. Busque e saiba receber feedbacks.
  4. Aprimore seus conhecimentos.
  5. Evite a postura defensiva.
  6. Realize seu trabalho de formas diferentes.
  7. Faça Coaching!

O que é flexibilidade na administração?

Ela se refere a uma série de acordos entre funcionário e empregador cujo objetivo é atender às necessidades individuais do profissional e organizacionais. ... Por meio da flexibilização, os colaboradores passam a ter mais autonomia sobre sua carga horária semanal, bem como suas metas de produção.

Masterclass 8 - Flexibilidade no Trabalho: o que é e qual a importância de se adaptar.

44 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de flexibilidade?

O que é Flexibilidade:

Flexibilidade é a característica do que é flexível, ou seja, aquilo que consegue se dobrar com facilidade; maleável. ... A capacidade de um indivíduo conseguir realizar várias atividades ou ocupações ao mesmo tempo, pode ser considerada um tipo de flexibilidade.

O que significa a flexibilidade?

1 Ato ou efeito de flexibilizar. 2 Abrandamento ou eliminação de leis ou normas, em especial daquelas que se constituem em entraves às relações econômicas: Os sindicatos estão lutando por uma flexibilização das relações trabalhistas. ETIMOLOGIA der de flexibilizar+ção.

Onde usamos a flexibilidade no dia a dia?

Para bailarinas, ginastas, nadadores, ter uma amplitude maior dos movimentos ajuda no desempenho do exercício. Entretanto, como os ligamentos estão mais frouxos, as articulações ficam mais instáveis e o risco de luxações, entorses são mais comuns.

Quais são os exercícios de flexibilidade?

Exercícios para aumentar a flexibilidade corporal
  • 1) Alongamento de ombros puxando para frente.
  • 2) Alongamento de ombros puxando para trás.
  • 3) Alongamento de peitoral passivo.
  • 4) Alongamento de isquiotibiais passivo.
  • 5)Alongamento quadríceps.
  • 6) Abertura de pernas com flexão lateral.
  • 7) Flexão coxo-femural.

Como tornar o corpo mais flexível?

Alongamento para parte inferior do corpo
  1. Sente-se no chão com as pernas para frente do corpo.
  2. Levante a perna direita do chão, segurando-a com as duas mãos. Flexione o pé e segure por cinco segundos e alterne as pernas.
  3. Sentada, flexione o joelho direito e levante a perna. Puxe o joelho para o peito.

O que é a flexibilização do direito do trabalho?

Em síntese, a flexibilização de direitos trabalhistas consiste em um conjunto de mecanismos e medidas destinados a compatibilizar as mutações decorrentes dos fatores de ordem econômica, tecnológicas ou diversas ao contrato de trabalho.

Qual é a importância da flexibilidade?

Previne cardiopatias e outras doenças; Produz sensação de rejuvenescimento; Melhora as funções respiratórias; Retarda a aparição da fadiga e ajuda na recuperação mais rápida.

Qual a importância da flexibilidade no contexto da gestão estratégica em uma organização?

Com isso, a flexibilidade organizacional torna-se uma importante característica que auxilia o aumento de competitividade por gerar agilidade nas respostas e adaptação aos processos, ajudando a promover a sobrevivência e o crescimento das empresas por gerar uma importante vantagem competitiva.

Quais as vantagens e desvantagens do trabalho ultra flexível?

Vantagens do Trabalho Flexível para o Empregador

Menos custos com consumos energéticos e com outros recursos pela ausência do trabalhador no local de trabalho. Alargamento do horário de trabalho e da disponibilidade do trabalhador. Maior canalização e organização de trabalho. Diminuição do número de faltas e atrasos.

Para quais movimentos do dia a dia precisamos ter o mínimo de flexibilidade?

Atividades cotidianas como amarrar o sapato, lavar os cabelos, pegar um quadro da parede, pegar um papel do chão, requerem um mínimo de flexibilidade do seu corpo.

O que é flexibilizar a produção?

A flexibilização da produção e do trabalho são geralmente estratégias adotadas pelas empresas para a obtenção de menores custos de produção. ... Esta flexibilização, contudo, pode ser decorrente de fatores conjunturais, ou mesmo como estratégia de diminuição do impacto de eventuais barreiras de entrada.

O que significa flexível em português?

O que é Flexível:

Flexível é um adjetivo que qualifica algo como maleável, dobrável e que consegue se curvar. Também pode representar a agilidade ou elasticidade de determinada coisa ou pessoa. ... Uma pessoa flexível, por exemplo, consegue se adaptar de maneira fácil a diferentes ambientes, atividades ou situações.

Qual o sinônimo de flexibilizar?

2 sinônimos de flexibilizar para 1 sentido da palavra flexibilizar: Tornar flexível: 1 tornar flexível, tornar menos rígido.

O que é flexibilidade no planejamento?

Significa ser reativo aos acontecimentos que tornam inviável seguir em frente com o planejamento original e, ainda, transformar riscos e empecilhos em oportunidades.

Quais os impactos da flexibilização na sociedade?

Melhora o posicionamento de marca da empresa

A flexibilidade é uma tendência mundial e é capaz de aumentar a produtividade e a eficiência das empresas de forma geral. Dessa forma, quando insere esse conceito na sua organização, você é capaz de melhorar o posicionamento da marca no mercado como um todo.

Quais outros tipos de benefícios a flexibilidade do gestor traz para a empresa e para o colaborador?

Por ser uma tendência mundial, já é possível dizer que a empresa ganha em produtividade com a flexibilidade no trabalho. ... Sem falar que isso diminui o estresse com o deslocamento até o local de trabalho, reduz as distrações e ainda pode intensificar a produção no horário em que o profissional tem melhor desempenho.

Qual a importância da flexibilidade para a qualidade de vida * sua resposta?

Entre os benefícios da flexibilidade para a saúde e a qualidade de vida, podemos citar: aumento do relaxamento muscular (evitando encurtamentos e dores associadas), diminuição do estresse e tensão do dia a dia, aumento da capacidade de reação e adaptação frente a eventos inesperados (evitando quedas, por exemplo), ...

É possível ficar flexível?

Não se engane, é possível ser flexível, basta ter força de vontade e ser regrado. O importante é respeitar o limite do seu corpo. Se não consegue fazer alguma postura ou exercício, ao realizar determinada prática, não force, pois o crescimento é gradual.

Quanto tempo leva para ser flexível?

Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente. E, uma vez que você passe a alcançar os dedos dos pés com facilidade, continue se alongando e praticando até conseguir colocar as palmas das mãos no chão ao lado dos pés.

É possível se tornar flexível depois de adulto?

– É possível conquistar flexibilidade depois dos 40? Com certeza! Na verdade, a flexibilidade não envolve só a questão de abertura, ponte, etc. Ela é importante no seu dia a dia.

Artigo anterior
Quais são as principais características da concorrência monopolista?
Artigo seguinte
Quando começa os efeitos da sentença?