Qual a importância da escuta ativa na educação infantil?
Perguntado por: Luana Violeta de Leite | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (28 avaliações)
O que vem a ser escuta ativa e sua importância na educação infantil?
Vamos falar sobre a “escuta ativa”. O termo diz respeito à conduta de educação que enfatiza a compreensão do outro por meio da comunicação baseada no respeito. Dessa forma, dando a oportunidade da criança expor seus sentimentos e expressar considerações sobre algo sem o atropelo da fala do adulto.
Qual o objetivo da escuta na educação infantil?
Essa escuta sensível e afetuosa, abre espaço e promove o protagonismo da criança. Possibilita que ela tenha voz e cria condições para ela se expressar espontaneamente em seu ambiente. Vejam bem, não se trata de corrigir ou ceder às vontades da criança e sim, de observar e ouvir suas infinitas maneiras de se expressar.
Como trabalhar a escuta ativa na educação infantil?
- 1- Esteja presente nos momentos de brincadeira. ...
- 2- Ouça o que a criança tem a dizer a apenas ajude-a a se expressar. ...
- 3- Permita que a criança faça desenhos e brincadeiras livres. ...
- 4- Não fique atropelando a fala da criança.
Qual o objetivo da escuta?
A Escuta Especializada é um procedimento realizado pelas(os) profissionais que atuam na rede de proteção do município, com o objetivo de acolher a vítima ou testemunha de violência, permitindo o relato livre para que a proteção e o cuidado à criança ou adolescente sejam devidamente prestados.
Paulo Fochi - A escuta da criança e as contribuições para nosso aprendizado sobre a infância
Qual o principal objetivo da chamada escuta protegida?
Lei da Escuta Protegida, que amplia proteção às crianças vítimas de violência, é sancionada. ... A legislação tem como objetivo criar um sistema de garantia de direitos para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
O que é a Lei da escuta?
LEI DA ESCUTA PROTEGIDA. Lei 13.431/17. Art. 7º Escuta especializada é o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão da rede de proteção, limitado o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade.
Como desenvolver uma escuta ativa?
- Demonstre interesse. Demonstre interesse pelo que a pessoa tem a dizer, ouvindo e fazendo contato visual. ...
- Tenha empatia. ...
- Tenha foco. ...
- Faça perguntas. ...
- Utilize a linguagem corporal. ...
- Evite distrações. ...
- Não julgue.
Como realizar escuta ativa?
- Mantenha o foco no momento do diálogo. ...
- Interprete a linguagem verbal e não verbal do interlocutor. ...
- Mantenha a mente aberta para evitar julgamentos. ...
- Dê o tempo necessário para a comunicação. ...
- Deixe a outra pessoa à vontade para se expressar sem interromper.
O que é escuta ativa na educação?
Escuta ativa é uma técnica que permite o diálogo eficiente entre quem fala e quem ouve, estabelecendo uma comunicação assertiva e produtiva, visando a compreensão e o acolhimento.
O que representa para você o processo da escuta?
Abrir-se para a escuta significa abrir-se para entender o que as crianças expressam – na maior parte das vezes não verbalmente – e em situações espontâneas: quando brincam livremente, quando fazem escolhas, quando rejeitam alguma proposta, etc. O Brasil tem alguns veículos voltados especificamente para a criança.
Qual é a importância da escuta atenta na relação professor-aluno?
Escutar permite entender o que o outro pensa. A escuta atenta é um dos poucos instrumentos disponíveis para avaliar se o que estamos propondo faz sentido para a turma. Ao abrir espaço para que os alunos se coloquem, compartilhamos com eles a responsabilidade pela aula.
Como trabalhar a Pedagogia da escuta?
Para isso, é preciso dedicação e sensibilidade integrais do educador. Assim, o protagonismo é da criança, mas é também do professor. “Escutar é abrir um espaço interno em que o outro pode entrar. Escuta é sensibilidade àquilo que nos conecta ao outro”, diz.
Como a escuta ativa pode me ajudar nas atividades escolares?
reconfigura a compreensão da aprendizagem, das relações internas e externas nas instâncias institucionais, da compreensão histórico-cultural das exigências de uma educação mais digna para todos e da compreensão da importância da instituição escolar no processo de humanização (Zanette, 2017, p.
Quais são os tipos de escuta?
- Nível 1: Escuta interna – É “ouvir para poder falar”. ...
- Nível 2: Escuta focada – É “ouvir para escutar”. ...
- Nível 3: Escuta global – É “ouvir para compreender”, a forma mais profunda de escuta.
O que a escuta ativa requer de nós?
Diante disso, o que você deve fazer é ouvir na essência para manter o foco, já que a escuta ativa diz respeito a interpretar a linguagem verbal e não verbal do interlocutor. Neste sentido, é importante que você trabalhe para compreender de forma eficaz aquilo que a pessoa está dizendo e transmitindo.
Como ter uma escuta empática?
- 1) Observar a situação com neutralidade. O primeiro passo é não fazer julgamentos. ...
- 2) Lidar com os sentimentos. ...
- 3) Entender as necessidades do outro. ...
- 4) Fazer os pedidos corretamente.
Quais são os 3 três estágios básicos para uma escuta ativa?
- Empatia (através do compartilhamento de experiências semelhantes e espelhamento)
- Perguntas investigativas (que podem se basear em metodologias como BANT e SPIN Selling)
- Validação do entendimento (parafraseando o que foi ouvido).
Como ter uma escuta qualificada?
O usuário tece os elementos necessários para uma escuta qualificada, que são a liberdade, confiança, compreensão, paciência, prontidão para ajuda, atenção, abertura à fala para a fluência dos conteúdos mais profundos, não recriminação, e sigilo.
Como ser uma pessoa que escuta mais?
- Seja Humilde. Pergunte para as pessoas com quem você se relaciona se, na percepção delas, você é uma pessoa que sabe ouvir;
- Reconheça a necessidade. ...
- Enxergue os ganhos. ...
- Treine. ...
- Avalie resultados. ...
- Repita o processo. ...
- Comemore.
O que diz a Lei 13431?
A Lei 13.431 inova por estabelecer mecanismos e princípios de integração das políticas de atendimento e propõe a criação de Centros de Atendimento Integrados para crianças e adolescentes.
O que é oitiva da criança?
A oitiva de crianças vítimas ou testemunhas de violência envolve legislação nacional e internacional que têm por norte a proteção integral da criança, a busca da efetividade do processo e a coerente punição do agressor.
O que diz a Lei 13431 2017?
Estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e altera a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Quem faz escuta especializada?
A escuta especializada pode ser realizada por todos os integrantes da rede de proteção: escolas, conselhos tutelares, assistência social e pelos órgãos de segurança pública [3]. Vale pontuar que é frequente a chamada dos integrantes da rede de proteção para serem ouvidos no inquérito. Figurarão como testemunhas.
Quanto tempo pode congelar bem casado?
O que fazer quando o dispositivo USB não é reconhecido?