Qual a importância da Bacia do Araripe localizada entre o Ceará Pernambuco Piauí para o estudo da Paleontologia?
Perguntado por: Érica Mónica Campos Machado | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.6/5 (47 avaliações)
A bacia do Araripe, localizada entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, abriga o maior sítio fossilífero do país. É lá que fósseis de animais e plantas que viveram há mais de 110 milhões de anos são encontrados com um grau de preservação excepcional, comparável apenas a algumas escavações na China e na Alemanha.
Por que a Bacia do Araripe é importante para a paleontologia no Brasil?
O solo da Chapada do Araripe esconde uma riqueza bem maior que a revelada na sua vegetação. São fósseis, restos ou vestígios de seres preservados nas rochas, testemunhos de antigas faunas e floras, de inestimável valor científico, conhecidas mundialmente por seu diversificado conteúdo e preservação excepcional.
Qual o principal destaque da Bacia do Araripe?
A Bacia do Araripe é uma bacia interior, com destaque para as sequências mesozóicas onde se predominam os sedimentos posteriores à formação do Oceano Atlântico Sul, que aconteceu após a separação da América do Sul e África.
O que define a Bacia Sedimentar do Araripe?
A Bacia do Araripe constitui-se em bacia rifte originada pelo rompimento do Supercontinente Gondwana, conhecida como a bacia interior de registro sedimentar mais completo na Região Nordeste do Brasil.
O que são fósseis Qual é a sua importância para a ciência?
Os fósseis fornecem dados importantes quanto à evolução biológica, datação e reconstituição da história geológica da terra. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil.
Paleontologia da Bacia do Araripe
O que são fósseis resposta?
Fósseis são restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas. Restos são partes de animal (ex.: ossos, dentes, escamas) ou planta (ex.: troncos) e vestígios são evidências de sua existência ou de suas atividades (ex.: pegadas).
Como os fósseis auxilia nos estudos científicos?
Assim, através dos fósseis foi possível compreender a evolução dos seres vivos, os mecanismos de adaptação e extinção dos organismos, reconstituição dos ambientes e climas do passado e também a história geológica da terra a partir da datação dos extratos rochosos.
Qual o relevo que se destaca na Bacia Sedimentar do Cariri?
Dentro da bacia, o planalto sedimentar do Araripe é o compartimento geomorfológico de maior expressão regional. Segundo Santos et al (2009), trata-se de um relevo de natureza morfoestrutural, aclinal, formado a partir do preenchimento de uma bacia sedimentar do tipo rift.
O que podemos identificar nas rochas presentes na Bacia do Araripe?
Essas rochas são muito ricas em diversos fósseis, sobretudo de insetos e peixes de pequeno porte. Porém, penas, anuros, plantas, crocodilomorfos, tartarugas e pterossauros também são encontrados. À medida que as placas tectônicas da América do Sul e da África se separavam, o ambiente de deposição também ia mudando.
Por que a Chapada do Araripe é considerada uma das principais jazidas de fósseis do planeta?
A presença de fósseis na Chapada do Araripe não ficou entretanto, restrita às pesquisas de inúmeros cientistas, os habitantes da região, nos trabalhos do solo para o plantio, já eram despertados pela ocorrência dos fragmentos de rocha que eles vieram a chamar de “pedras de peixe”.
Quais são os principais geossítios da Chapada do Araripe?
- Geossítio da Colina do Horto.
- Geossítio Pontal da Santa Cruz.
- Cachoeira de Missão Velha.
- Geossítio Riacho do Meio.
- Geossítio Ponte de Pedra.
- Mais informações:
Qual a importância da Chapada do Araripe?
A Chapada do Araripe, como se pode observar, é rica em evidências sobre a história das condições ambientais existentes no nosso planeta ou região há milhões de anos, por isso a relevância de sua preservação e/ou conservação.
Qual é o tipo de rocha encontrado na Chapada do Araripe?
As rochas sedimentares do Membro Romualdo (Formação Santana, Aptiano-Albiano) da Bacia do Araripe (nordeste do Brasil) constituem um dos principais depósitos fossilíferos do país.
Como foi o desaparecimento do mar na região do Araripe?
Na região do Araripe, entre o Ceará, Pernambuco e Piauí, os fósseis marinhos foram datados em 110 milhões. O mar entrou pelo caminho aberto no meio de um antigo continente, chamado gonduana, que estava se partindo ao meio. A separação deu origem à América e à África, além de criar o Atlântico Sul.
Qual é o dinossauro mais antigo do mundo?
Além do Rio Grande do Sul, foi reconhecida uma formação rochosa na Argentina, de 231,7 milhões de anos, onde viveram os dinossauros Herrerasaurus ischigualastensis e Eoraptor lunensis. Existe ainda uma descoberta de animal feita na Tanzânia, o Nyasasaurus parringtoni, que teria vivido há 243 milhões de anos.
Como é a vegetação da Chapada do Araripe?
Localizada na Chapada do Araripe, a Flona é uma zona de encontro da Caatinga, bioma predominante, com Cerrado e Mata Atlântica.
Quais os tipos de minerais podemos encontrar nas bacias sedimentares?
Em se tratando de economia, as bacias sedimentares apresentam vários recursos orgânicos que são utilizados como fonte de energia, a exemplo de: carvão mineral, gás natural e petróleo. Outros podem originar o arenito e o calcário, que são matérias-primas fundamentais para a construção civil.
Quais as principais características para criação do Geopark Araripe?
- São locais que apresentam elevado Interesse geológico pelo seu valor.
- singular do ponto de vista científico e pedagógico, dados pela evidente.
- manifestação de aspectos geológicos, culturais, antropológicos. Podem.
- apresentar elevado interesse ecológico, arqueológico, paleontológico,
- histórico e cultural.
Em que período geológico surgiu a formação da Bacia Sedimentar do Araripe?
A região do Araripe foi uma área que ficou mais baixa, e assim os rios foram trazendo fragmentos de rochas, areia e lama das serras próximas e depositando neste baixio, durante o período de tempo entre o Ordoviciano e o Siluriano, correspondendo ao que hoje chamamos de Formação Cariri.
Qual é o relevo da Chapada do Araripe?
5Do ponto de vista geomorfológico, a Bacia do Araripe exibe a chapada como principal unidade que se encontra sustentada pelos arenitos da Formação Exu. A topografia da chapada apresenta relevo tabular, com altitudes médias em torno de 900m, circundado por escarpas nas mais diversas direções (Souza, 1988.
Qual a contribuição ecológica que a Chapada do Araripe oferece para a região do Cariri?
As chapadas do Araripe e do Apodi são conhecidas como duas grandes cisternas que captam as águas durante a estação das chuvas, liberando-as para a flora e a fauna e para as populações sertanejas, ao longo da estação seca.
Como se formam as bacias sedimentares?
Formadas por meio das ações do vento e da água, possuem as altitudes mais baixas do planeta. Nelas, encontram-se um grande acúmulo de sedimentos. Assim, denominados de bacias sedimentares.
Como os fósseis podem contribuir para a compreensão da teoria evolucionista?
Os fósseis são considerados evidências da evolução porque esse registro mostra frequentemente organismos bastante diferentes do que vemos hoje. Esse é o caso dos dinossauros, que possuem seu registro bem documentado nos fósseis, sendo encontrados ossos, pegadas, dentes e até mesmo fezes fossilizadas desses animais.
O que são fósseis Qual a importância dos fósseis para o desenvolvimento da teoria da deriva continental?
A similaridade entre os fósseis encontrados em diferentes continentes, bem como entre formações geológicas, levou alguns geólogos do hemisfério sul a acreditar que todos os continentes já estiveram unidos, na forma de um supercontinente.
Como os fósseis ajudam na implantação da teoria da evolução?
Os fósseis são considerados evidências da evolução porque, por meio deles, é possível observar as características de seres vivos que hoje não mais compõem a fauna e a flora do planeta.
Quando o Movimento Escoteiro chegou ao Brasil?
Qual é o grupo das minhocas?