Qual o juízo competente para a concessão do livramento condicional?

Perguntado por: Bruno Mendes Monteiro  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (47 avaliações)

Art. 131- O livramento condicional poderá ser concedido pelo Juiz da execução, presente os requisitos do art. 83, inciso e parágrafo único, do Código Penal, ouvidos o Ministério Público e o Conselho Penitenciário.

Qual o juízo competente para a concessão do livramento condicional *?

Art. 131. O livramento condicional poderá ser concedido pelo Juiz da execução, presentes os requisitos do artigo 83, incisos e parágrafo único, do Código Penal, ouvidos o Ministério Público e Conselho Penitenciário.

Qual a natureza jurídica do livramento condicional?

Natureza Jurídica

Parte da doutrina, porém, entende ser o livramento condicional medida penal de natureza restritiva de liberdade, de cunho repressivo e preventivo. Não é um benefício, a execução do livramento condicional está disciplinada na Lei de Execução Penal (art. 131 e seguintes).

Qual o procedimento para a concessão do livramento condicional?

O livramento condicional será concedido quando o sentenciado, condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 anos, cumprir:
  1. mais de 1/3 da pena se não for reincidente em crime doloso (crime comum),
  2. mais da 1/2 da pena se for reincidente em crime doloso (crime comum) e.

Qual o juiz competente para a execução penal?

Assim dispõe a Súmula 192, STJ: Compete ao Juízo das Execuções Penais do Estado a execução das penas impostas a sentenciados pela Justiça Federal, Militar ou Eleitoral, quando recolhidos a estabelecimentos sujeitos à administração estadual.

Como funciona o Livramento Condicional?

17 questões relacionadas encontradas

Quem é o juiz de execução?

O juiz da execução autoriza a progressão com base em prazos definidos para cada crime pela Lei de Execução Penal e também quando atesta o bom comportamento prisional, informado pela direção do estabelecimento penal.

Qual o papel do juízo da execução penal?

Lembrando que a execução penal é jurisdicionalizada. Desta feita, o juízo da execução é o responsável por impulsioná-la e fiscalizar adequado cumprimento da pena imposta.

São requisitos objetivos para a concessão do livramento condicional?

O livramento condicional será concedido a partir do preenchimento de uma série de requisitos objetivos e subjetivos.
...
Requisitos objetivos:
  • A pena deve ser privativa de liberdade: reclusão, detenção ou prisão simples.
  • A pena concreta deve ser igual ou superior a dois anos de prisão, mesmo no caso de contravenção penal.

Quanto tempo demora um pedido de condicional?

O livramento condicional é um benefício do Direito que permite o cumprimento de uma parte da pena de prisão em liberdade, em casos de pena mínima de dois anos. Na prática, a liberdade condicional é a permissão para que o apenado saia da prisão antes do cumprimento do tempo total da pena.

Quanto tempo dura o período de prova no livramento condicional?

Duração do período de prova: 2 a 4 anos, no sursis, em regra, ou o restante da pena, no livramento condicional; 3. Condicionais: sujeitam-se ao cumprimento condições.

O que significa condicional jurídico?

É a permissão de saída do cárcere concedida ao réu que já cumpriu determinado período da pena privativa de liberdade. Em outras palavras, é a concessão da liberdade antecipada ao réu, mediante o cumprimento de certos requisitos legais.

É possível livramento condicional em crime hediondo?

É cabível livramento condicional para os crimes hediondos e equiparados? - André Peniche. Sim. Depois de cumpridos mais de 2/3 da pena em regime fechado, se o apenado não for reincidente específico em crimes hediondos, poderá fazer jus ao livramento condicional.

O que é artigo 89 do Código Penal?

89 - Onde não há estabelecimento adequado, a medida detentiva, segundo a sua natureza, é executada em secção especial de outro estabelecimento. Parágrafo único - Aplica-se às medidas de segurança detentivas o que dispõe o CP, art. 29, § 3º.]

Quais são os requisitos subjetivos do livramento condicional?

Os requisitos subjetivos, por sua vez, demandam fortes críticas, pois é exigido comportamento satisfatório durante a execução da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribuído e aptidão para prover à própria subsistência mediante trabalho honesto.

Quanto ao livramento condicional Assinale a alternativa correta?

Quanto ao livramento condicional, assinale a alternativa correta. Para os condenados pelo crime previsto no artigo 35 da Lei n° 11.343/06, dar-se-á após o cumprimento de dois terços da pena, vedada sua concessão ao reincidente específico.

O que não pode fazer na condicional?

O indivíduo não pode se envolver em brigas, gangues ou praticar delitos. Além disso, o detento deve ter bom desempenho no trabalho que exerce dentro da prisão, caso tenha. Quando houver a possibilidade de reparar o dano causado pelo seu crime, o indivíduo deve fazê-lo.

Qual é mais vantajoso regime aberto ou livramento condicional?

Assim, na hipótese de cometimento de falta grave, o livramento condicional claramente é mais vantajoso do que aguardar o direito ao regime aberto.

O que acontece quando a pessoa quebra a condicional?

O preso que “quebra a condicional”, ao ser preso novamente deve cumprir o restante da pena anterior e mais a metade da nova sentença para ter outra chance de liberdade condicional, se a nova sentença for por crime hediondo, deve-se cumprir metade da primeira mais dois terços da nova.

O que são requisitos objetivos?

Um requisito consiste na definição documentada de uma propriedade ou comportamento que um produto deve atender. Os requisitos definem o que é necessário e dão foco à equipe do projeto. Eles são o método primário para comunicar os objetivos do projeto para todos na equipe.

Quais os requisitos objetivos e subjetivos do livramento condicional e período de prova?

O livramento condicional, em linhas gerais, é concedido durante execução da pena; pressupõe cumprimento parcial da pena privativa de liberdade; é cabível para condenações a pena privativa de liberdade, iguais ou superiores dois anos; e seu período de prova equivalerá exatamente ao tempo que resta pena a ser cumprida.

O que são requisitos objetivos e subjetivos?

O requisito objetivo, exige o cumprimento do mínimo de um sexto do cumprimento da pena no regime anterior. Já o requisito subjetivo consiste no mérito do apenado, revelado por meio de bom comportamento carcerário fornecido pelo presidio em que se encontra o sentenciado.

Qual o objetivo da execução penal?

Art. 1º A execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado.

Quais os objetivos da execução penal explique os?

A finalidade de execução penal é proporcionar condições para a harmônica integração social, além de aplicar a sentença como também a recuperação do detento. E para que seja possível, o Estado deve buscar cooperação da comunidade para que o retorno do sujeito ao convívio social seja o mais positivo possível.

Como funciona execução penal?

A execução penal consiste no cumprimento da sentença criminal que impõe a pena ou medida de segurança. A sentença penal condenatória transitada em julgado é o título legítimo e hábil para dar início ao processo da execução da pena.

O que é vara de execução?

A vara de execuções é chefiada por um juiz, que se se encarrega de fiscalizar o cumprimento da pena da pessoa que foi condenada.

Artigo anterior
O que causa edema de membros inferiores?
Artigo seguinte
Como funciona a nota de corte da UFRJ?