Qual a importância da água no estudo de argamassas e concretos?
Perguntado por: Fábio Lima de Garcia | Última atualização: 2. März 2022Pontuação: 4.8/5 (17 avaliações)
No caso de falta de água, os processos de lançamento (do concreto no local em que vai ser feito) e adensamento (processo de eliminação do ar e dos vazios contidos na massa) são dificultados, provocando falhas de concretagem e comprometendo a qualidade do material.
Qual a importância da água no estudo de argamassas e concretos Qual a relação que o excesso de água apresenta em estudos patológicos?
“O excesso de água é um catalisador da retração, mas não é a única e nem a mais importante causa. ... Outro problema causado por misturas com água em demasia é o concreto com alto índice de vazios. Já a falta de água dificulta os processos de lançamento e adensamento, provocando falhas de concretagem.
Qual a importância da água para o concreto?
A água é um importante componente do concreto e tem basicamente duas funções: provocar a reação de hidratação dos compostos do cimento, com seu consequente endurecimento, e aumentar a trabalhabilidade para que possa preencher adequadamente as fôrmas, sem causar vazios ou nichos.
Qual a função da água na argamassa?
O uso da água na argamassa corresponde em especial na ativação do cimento Portland. Por ser o material que regula a consistência de uma argamassa, deve ser adicionada com cuidado para regular a trabalhabilidade e atender os traços especificados para cada serviço.
Como deve ser a qualidade da água usada em uma argamassa ou concreto?
A Norma Técnica ABNT NBR 15900 especifica os requisitos para a água ser considerada adequada ao preparo de concreto. ... De acordo com a NB-1, a água destinada ao amassamento do concreto deverá ser isenta de teores prejudiciais de substâncias estranhas, sendo elas açúcares, fosfato, nitratos, chumbo e zinco.
Entenda os Traços para Argamassas e Concretos
Como deve ser a água utilizada na composição do concreto?
A NB-1 prescreve que a água destinada ao amassamento do concreto deverá ser isenta de teores prejudiciais de substancias estranhas. Presume-se satisfatórias as águas potáveis e as que tenham um PH entre 5,80 e 8,0 e respeitem os seguintes limites máximos. - Matéria orgânica (expressa em oxigênio consumido) = 3mg/l.
Quais as características que a água utilizada no concreto deve ter?
Quantidade de cloretos permitida na água de amassamento: Concreto protendido, até 500 miligramas de cloreto por litro de água; Concreto armado, 1000 miligramas de cloreto por litro de água; Concreto simples, até 4500 miligramas de cloreto por litro de água.
O que é retenção de água na argamassa?
Estas propriedades com a trabalhabilidade da argamassa. A retenção de água foi avaliada pelo método (13) que consiste na medida da massa de água retida pela argamassa após a sucção realizada por meio de uma bomba de vácuo a baixa pressão, em um funil de filtragem (figura 2).
O que a água faz na mistura com o cimento?
A água é um dos elementos essenciais na produção de concreto, pois ela reage com o cimento promovendo o endurecimento do concreto. Justamente por isso, um dos fatores que caracteriza a produção do concreto plástico é algo que chamamos de relação água/cimento.
O que acontece se colocar muita água no concreto?
A água em excesso tende a escorrer durante a mistura ou, se a mistura for vedada, ela tende a subir para a superfície do concreto. ... Além disso, o excesso de água pode causar fissuras no concreto que surgem na retração durante o endurecimento da estrutura.
Quanto maior a quantidade de água na mistura do concreto?
A água é um elemento fundamental para o desempenho do concreto. Quando adicionada em quantidade menor do que a necessária, a trabalhabilidade é comprometida, dificultando os processos de lançamento e adensamento e gerando falhas de concretagem.
Por que o excesso de água diminui a resistência do concreto?
Excesso de água no concreto causa retração por perda de volume com a secagem desta água, conseqüente fissuração, perda da resistência e aumento da porosidade, diminuindo a durabilidade.
Porque o cimento endurece após o contato com a água?
– “Quando ele entra em contato com a água ele sofre uma reação química que o faz endurecer”. -“Porque ele sofre reações físico-químicas em contato com a água e cristaliza, aglomera, proporcionando assim rigidez”.
O que é água de amassamento de concretos e argamassas?
Durante o processo de produção do concreto, o que chamamos de água de amassamento é a água utilizada para juntar todos os outros componentes da mistura, ou seja, o cimento, os agregados, as adições e os aditivos — que, juntos, formam o concreto.
Qual a relevância da água para o surgimento das patologias em concreto armado?
As fissuras por retração ocorrem devido a reação da água com o cimento durante a fase de secagem da estrutura. Essa reação gera tensões internas no elemento estrutural que estimular a retração do concreto submetendo a peça a uma tração alta.
Quais os problemas podem decorrer em se adicionar muita água na argamassa?
O consumo excessivo de água de amassamento, situação bastante comum quando a argamassa apresenta um teor de finos elevado, resulta em revestimento depois de endurecido com maior número de vazios e, em conseqüência, mais propenso à ocorrência de fissuras mapeadas em função da retração da argamassa na secagem (BARROS et ...
O que endurece o cimento?
O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.
Quanto mais cimento maior a resistência?
3. Quanto menor o valor da relação água / cimento maior a resistência do concreto, menor sua permeabilidade e mais importante: maior é a sua durabilidade.
O que é a exsudação no concreto?
A exsudação é um fenômeno que resulta no aparecimento de água na superfície do concreto após ele ser lançado e adensado, e antes de ocorrer a pega. Para a realização do estudo foram utilizados quatro tipos de cimento e três relações água/cimento.
O que é argamassa anidra?
Este termo é indicativo de argamassas produzidas para assentamento de componentes de alvenaria, revestimento de paredes e tetos e ainda para revestimento de pisos ou contrapisos, em diversos tipos de processos construtivos, conforme orientação técnica específica de cada fabricante.
Qual é a diferença entre cimento e concreto?
Cimento e concreto são materiais imprescindíveis na construção civil, mas algumas vezes são confundidos. ... Enquanto o cimento é um material de construção “independente”, o concreto não pode ser feito sem o cimento. Ele é o resultado da mistura de cimento, agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e água.
Quais fatores interferem na trabalhabilidade do concreto?
Fatores que afetam a trabalhabilidade: Fatores internos: Consistência; Traço do concreto; Granulometria do concreto; Forma do grão do agregado; Aditivos; Fatores externos: Mistura; Transporte; Lançamento; Adensamento; Características da peça.
Como evitar a retração do concreto?
Para ao menos tentar minimizar esse transtorno, recomenda-se realizar um bom trabalho de cura (controle da evaporação) do concreto, evitar a adição excessiva de água durante o processo de mistura, evitar a concretagem em horários com temperatura elevada, utilizar substâncias inibidoras da evaporação e armações para ...
Como fazer de concreto?
Prepare a mistura seca misturando o cimento e a areia em uma proporção 1:2; Coloque a brita ou cascalho em uma proporção 1:3 em relação ao cimento e misture novamente; Faça um buraco no meio da mistura e acrescente água lentamente, mexendo sem parar até que o concreto fique com uma consistência uniforme.
Quanto maior o fator água cimento mais enérgico deve ser o adensamento?
( ) Quanto maior o fator água/cimento, mais enérgico deve ser o adensamento. ( ) O concreto de alto desempenho é aquele com fator água/cimento ≤ 0,5. ( ) Quanto maior for a agressividade do meio, maior deve ser o fator água cimento. ( ) Numa obra, toda amassada de concreto deve sempre ser verificada com o “Slump Test”.
Como você definiria um empreendimento social?
Quem tem gordura no fígado pode tomar vitaminas?