Qual a importância da afetividade na relação de professor e aluno?

Perguntado por: Beatriz Vera Leite  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

A relação afetiva professor e alunos se apresentam com grande relevância na construção do conhecimento, destacando a necessidade de trazer para o ambiente escolar uma convivência agradável entre todos os que nela estão envolvidos, contribuindo para a formação integral do educando.

O que é afetividade na relação professor-aluno?

A afetividade representa a energia que direciona e motiva o aluno ao ato de aprender, desta forma, ratifica-se a importância do relacionamento afetivo durante o processo de ensino aprendizagem e as atitudes, tanto do professor quanto do aluno, para o sucesso escolar, de acordo com Saltini (1999, p.

Qual a importância da afetividade na educação?

A afetividade no ambiente escolar favorece o ensino-aprendizagem, uma vez que o professor compromissado com a educação não apenas transmite conhecimento, mas também escuta seus educandos, promovendo, assim, uma relação de troca.

Qual o papel do professor na afetividade?

Um professor que é afetivo com seus alunos estabelece uma relação de segurança, evita bloqueios afetivos e cognitivos, favorece o trabalho socializado, ajuda o aluno a superar erros e a aprender com eles; e, nessa perspectiva sociointeracionista, se o professor for afetivo a criança aprenderá a sê-lo.

O que é ser um professor afetivo?

Educação. Didática marcada pela afetividade, assume-se como princípio incentivador do aprendizado, de modo a demonstrar que os educadores podem desenvolver uma boa relação com seus alunos, marcada pelo respeito mútuo e pela aquisição da aprendizagem pelos educandos.

Psicologia da Educação - A afetividade na relação professor-aluno e no processo ensino-aprendizagem

26 questões relacionadas encontradas

Como trabalhar a afetividade na educação infantil?

A demonstração de afetividade na Educação Infantil não precisa ter um momento específico para acontecer. A melhor maneira de uma educação com afeto é quando o educador age de forma afetiva em toda a rotina da criança. Isso inclui criar uma relação com os alunos que seja evidente o afeto em todos os momentos.

Qual é a importância da afetividade?

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

O que é a educação afetiva?

A Pedagogia Afetiva busca o desenvolvimento cognitivo por meio das interações afetivas, tornando a aprendizagem mais agradável e significativa. Neste artigo, conheça mais sobre essa proposta pedagógica e veja os diferenciais de incorporar o que é humano à escola.

O que é afetividade na sala de aula?

A afetividade inclui os sentimentos que são elementos ideativos e mais duradouros. Para Wallon, a emoção é um meio de sobrevivência da criança através de ações e desejos. É a emoção que conduz o bebê, ainda que desprovido para o mundo exterior.

O que seria a afetividade?

Afetividade é um termo que deriva da palavra afetivo e afeto. Designa a qualidade que abrange todos os fenômenos afetivos. No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos).

Como deve ser as relações afetivas entre professor e aluno na educação infantil?

“É fácil perceber se há vínculo entre a criança e seu educador. A busca de proximidade é o maior sinal de que o vínculo foi instaurado. Há vínculo se a criança procura o professor, confere suas dúvidas com ele. Se ela evita o professor e fica retraída em sala é porque não tem nele seu porto seguro”, diz Maria Isabel.

Como deve ser a relação do professor com o aluno?

Diálogo. Independentemente dos tipos de personalidade dos alunos, é imprescindível que a relação seja permeada por muito diálogo. Assim, cada tarefa deve vir acompanhada de explicações sobre sua importância e pertinência, fazendo com que o estudante compreenda seu propósito.

Como desenvolver a afetividade na sala de aula?

Orientação Educacional

Alguns valores como: sentir a presença do outro, sentir-se bem, perceber o olhar, o abraço, compreender o olhar das crianças devem ser resgatados na escola. Segundo Libâneo, os aspectos sócio-emocionais cooperam para a relação professor-aluno.

Como desenvolver a afetividade?

Algumas formas de demonstrar afeto incluem: beijar, fazer massagem nas costas ou em outras partes do corpo, acariciar, aconchegar-se, abraçar e dar as mãos, fora outros métodos específicos seus ou da relação em questão. Com os amigos, por exemplo, você pode ter um toque específico de mãos.

O que representa a afetividade na fase da educação infantil?

A afetividade na Educação Infantil tem o caráter de se preocupar com o aluno como ser sócio-afetivo que ele é, reconhecendo-o como indivíduo autônomo, com direito a ter preferências e desejos diferentes uns dos outros. Na visão de Freire (1989, p.

O que é uma aprendizagem efetiva?

A aprendizagem pode ser definida como as modificações que ocorrem no homem quando ele realiza uma ação. É da sua natureza agir e aprender com suas ações. ... Ao agir ele modifica a si mesmo, ganhando novos conhecimentos e habilidades.

Quais são os 3 pilares da pedagogia afetiva?

Pedagogia afetiva: 3 pilares para a edificação do educador
  • A renovação da emotividade;
  • O estabelecimento do afeto como um norteador para a vida;
  • A constante busca pela qualidade no sentido mais amplo possível.

Quais são os pilares da pedagogia afetiva?

A Pedagogia Afetiva se alicerça em três pilares: a pedagogia, a afetividade e os valores e princípios.

Quais são as características da afetividade?

35) declaram que a afetividade constitui "noção de extensão e compreensão bastante vagas, que engloba estados tão diversos como as emoções, as paixões, os sentimentos, a ansiedade, a angústia, a tristeza, a alegria, mesmo as sensações de prazer e dor".

Qual a importância dos afetos em nossas vidas * sua resposta?

A afetividade dá cor para as nossas vidas

Assim, ter um filho, ser médica, se relacionar com vizinhos e, até mesmo, ser síndica do condomínio ganha um significado especial quando há afeto. Afinal, é por meio dos sentimentos que podemos criar laços com pessoas e situações que fazem parte das nossas vidas.

Como ensinar com afeto?

Sentar ao lado deles enquanto desenham e perguntar sobre o que estão registrando ou acompanhar as brincadeiras e observar o que estão falando entre si são formas pelas quais o professor pode demonstrar carinho, atenção e cuidado, se colocando como um modelo de segurança e orientação que cria um ambiente agradável e que ...

Como se constrói o afeto na infância?

Ações como brincar, conversar, contar histórias, cantar e passear com as criançashelp_outline são importantes para o desenvolvimento e podem ser uma oportunidade de criar vínculo e demonstrar afeto.

Qual o objetivo da pedagogia afetiva na educação infantil?

Fortalece as relações sociais da criança

Justamente por promover o afeto e a valorização das emoções, a pedagogia afetiva ajuda a fortalecer as relações e estimula a criança acriar vínculos mais profundos esinceroscom os outros.

Qual o papel do professor na vida do aluno?

Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.

Qual o papel do relacionamento professor aluno para crianças que se encontram em situação de risco?

O clima escolar positivo e o relacionamento positivo professor-aluno podem atuar como moderadores para alunos que se encontram em diferentes condições de risco como relacionamentos familiares negativos, dificuldades socioeconómicas na família, alta frequência de comportamentos externalizantes e afiliação a pares ...

Artigo anterior
Qual a importância das relações sociais na formação dos indivíduos?
Artigo seguinte
Como fazer referência própria?