Qual a importância da afetividade na prática pedagógica?

Perguntado por: Laura Matos Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (37 avaliações)

A afetividade é uma ferramenta fundamental no processo educativo, influenciando diretamente no cognitivo do educando e contribuindo para uma aprendizagem de qualidade. Esta auxilia no desenvolvendo intelectual dos educandos, ajudando-os a se reconhecerem como indivíduos autônomos.

Qual a importância da afetividade na educação?

A afetividade na Educação Infantil contribui, também, para a criação de um espaço agradável e harmonioso em sala de aula. Este ambiente é um dos responsáveis por despertar nas crianças a curiosidade e prazer por aprender, influenciando positivamente no processo de aprendizagem.

O que significa afetividade na educação?

A afetividade é um dos fatores que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, fazendo com que o individuo aprenda através dos sentimentos, das emoções e das experiências que são trocadas na interação com o outro.

Qual a importância da afetividade na relação de professor e aluno?

A relação afetiva professor e alunos se apresentam com grande relevância na construção do conhecimento, destacando a necessidade de trazer para o ambiente escolar uma convivência agradável entre todos os que nela estão envolvidos, contribuindo para a formação integral do educando.

Qual é a importância da afetividade?

A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.

Psicologia da Educação - A afetividade na relação professor-aluno e no processo ensino-aprendizagem

26 questões relacionadas encontradas

O que é afetividade para você?

O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes. A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.

O que falar sobre afetividade?

O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A Afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.

Como deve ser a relação afetiva entre professor e aluno?

Desta forma, a relação afetiva entre os sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender, o diálogo entre professor e aluno, o fazer compartilhado, o respeito pelo outro, o estar aberto, o saber escutar e dizer, configuram-se como elementos fundamentais para a aprendizagem. De acordo com Ranghetti (2002, p.

Qual a importância da relação professor aluno no processo ensino-aprendizagem?

A relação estabelecida entre professores e alunos, constitui o elemento fundamental do processo de ensino aprendizagem. É por meio dela que professores aprendem e ensinam, levando em consideração a realidade que ambos vivenciam, construindo uma relação de afeto e confiança.

O que é ser um professor afetivo?

Educação. Didática marcada pela afetividade, assume-se como princípio incentivador do aprendizado, de modo a demonstrar que os educadores podem desenvolver uma boa relação com seus alunos, marcada pelo respeito mútuo e pela aquisição da aprendizagem pelos educandos.

O que é educação efetiva?

As escolas efetivas, também chamadas de “escolas de sucesso” são aquelas cujos alunos apresentam melhor desempenho acadêmico; conseguem acompanhar as mudanças tecnológicas e científicas, atualizando seu currículo.

Qual é a relação professor-aluno?

Qual é a importância da relação professor-aluno? O contato entre o aluno e o conhecimento que ele vai adquirir passa pela mediação de alguém fundamental: o professor. Isso significa que nenhuma matéria chega sozinha à criança ou ao adolescente: ela passa, antes, pela interpretação do docente.

Como deve ser as relações afetivas entre professor e aluno na educação infantil?

“É fácil perceber se há vínculo entre a criança e seu educador. A busca de proximidade é o maior sinal de que o vínculo foi instaurado. Há vínculo se a criança procura o professor, confere suas dúvidas com ele. Se ela evita o professor e fica retraída em sala é porque não tem nele seu porto seguro”, diz Maria Isabel.

Quais são as características da afetividade?

35) declaram que a afetividade constitui "noção de extensão e compreensão bastante vagas, que engloba estados tão diversos como as emoções, as paixões, os sentimentos, a ansiedade, a angústia, a tristeza, a alegria, mesmo as sensações de prazer e dor".

Quais são os aspectos afetivos?

O desenvolvimento sócio-afetivo está relacionado aos sentimentos e as emoções em virtude de uma série de interesses, solidariedade, cooperação, motivação e respeito, visando desenvolver o indivíduo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, desenvolvendo também o aspecto cognitivo, ...

O quê Piaget fala sobre a afetividade?

Piaget reconhece que, nos processos de assimilação e acomodação, o aspecto afetivo se traduz pelo interesse do self pelos objetos de conhecimento. Esse interesse, ao lado dos julgamentos de valor que progressivamente os sujeitos vão endereçando aos objetos e pessoas, transforma-se na fonte de motivação para a ação.

O que é ter afeto por alguém?

Afeto é a disposição de alguém por alguma coisa, seja positiva ou negativa. É a partir do afeto construído que se demonstram emoções ou sentimentos. Pode se ter afeto por algo, uma pessoa, um objeto, uma ideia, ou um lugar. Afeto é também o objeto da afeição, como em "meus afetos são meu cachorro e minha família".

Como ser uma pessoa afetiva?

7 atitudes para uma vida com mais afetividade
  1. 1 – Reconhecer as pessoas que são importantes para você ...
  2. 2 – Investir em uma comunicação afetiva. ...
  3. 3 – Elogiar mais as pessoas. ...
  4. 4 – Respeitar as diferenças. ...
  5. 5 – Demonstrar o que sente da maneira que mais fizer sentido para você ...
  6. 6 – Não ter medo de se expressar.

Quais são os tipos de afetividade?

Ela possui 5 tipos básicos que podem ser compreendidos como vivencias afetivas: Humor, Emoções, Sentimentos, Afetos e Paixões. , vamos juntos conhecer cada uma delas e compreender como elas podem ser ferramentas poderosas para o nosso desenvolvimento.

Qual o papel do relacionamento professor aluno para crianças que se encontram em situação de risco?

O clima escolar positivo e o relacionamento positivo professor-aluno podem atuar como moderadores para alunos que se encontram em diferentes condições de risco como relacionamentos familiares negativos, dificuldades socioeconómicas na família, alta frequência de comportamentos externalizantes e afiliação a pares ...

Qual a importância do vínculo entre alunos e professores para o convívio social e a formação humana?

O vínculo é um grande aliado quando se trata de aprendizagem e a criança aprende melhor quando tem uma relação de confiança com esse adulto, ou seja, quando sente que possui uma base segura na qual pode pedir ajuda, quando recebe apoio para lidar com a frustração, e quando se sente amparada o bastante para correr ...

Qual o papel do professor na vida do aluno?

Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.

Quais são as características da relação entre professor e aluno em sala de aula?

A figura do professor dentro da sala de aula é fundamental para auxiliar o desenvolvimento dos alunos, guiá-los e incentivá-los na busca pelo conhecimento. E além do próprio interesse, é também a partir da maneira de ensinar do educador que o aluno pode ou não sentir-se mais receptivo a aprender o conteúdo.

O que é relação de alunos?

Trata-se de um relatório de todos os alunos da instituição de ensino.

O que é prática pedagógica efetiva?

As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...

Artigo anterior
Como as discordâncias aumentam a resistência mecânica dos materiais?
Artigo seguinte
Qual a finalidade do módulo?