O que é arte em filosofia?

Perguntado por: Viviane Marta de Silva  |  Última atualização: 16. Dezember 2021
Pontuação: 4.5/5 (3 avaliações)

Arte é a expressão de um ideal estético (ou seja, de um ideal de beleza) através de uma atividade criadora. ... Para o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), a arte imita a natureza (mímesis), mas também, por vezes, a completa.

Qual a relação entre a arte ea filosofia?

Que relação podemos estabelecer entre arte e filosofia? A relação mais natural que podemos estabelecer é aquela que aponta que ambas, a arte e a filosofia, estão postas em patamares que se sobrepõe ao do senso comum, onde a filosofia questiona a arte e a arte questiona como se filosofia fosse.

O que é a estética na filosofia?

A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza.

Quais as principais características da estética em filosofia?

Estética é uma área da filosofia ligada ao entendimento das formas de arte, processo de produção artístico e a ideia do "pensamento estético". ... Ou seja, um dos fundamentos dessa área filosófica é entender o mundo por meio da percepção, por meios dos cinco sentidos do corpo: visão, audição, tato, paladar e olfato.

Qual a importância da estética na filosofia?

Na disciplina de Filosofia, o conteúdo estruturante Estética propõe a reflexão sobre a arte, a beleza e as percepções sensoriais no âmbito da disciplina. Sua importância recai sobre a reflexão acerca da produção humana e o desenvolvimento da sensibilidade.

Filosofia e arte.

18 questões relacionadas encontradas

Como a arte se aproxima da filosofia?

A arte segue o mesmo caminho da filosofia e com isso surgem muitos estilos que vão questionar exatamente as mesmas áreas. A Arte Conceitual busca questionar a própria natureza da arte.

Qual a relação da arte com a verdade?

Ela diz por um lado: a arte é o estabelecimento da verdade que se institui na forma. Isso acontece na criação como na produção da desocultação do ente. Mas ao mesmo tempo, pôr em obra quer dizer pôr em andamento e levar a acontecer o ser-obra. Tal acontece como salvaguarda.

Que relação há entre arte é verdade?

A relação entre arte e verdade nos pensamentos de Nietzsche e Heidegger. ... Para Nietzsche, contrária a essa noção de verdade, que desvia o homem de sua potência atrofiando a sua vontade, a arte restitui ao homem a sua vontade de potência: “Temos a arte para não sucumbirmos da verdade”.

Como a arte é compreendida no mundo moderno?

A arte é compreendida como a atividade ligada à manifestação de ordem estética por parte do ser humano. Beleza, equilíbrio, harmonia, revolta são valores estéticos da criação humana que resumem as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura, o que também define a arte.

Qual a relação entre arte e vontade Segundo Arthur Schopenhauer?

A arte é uma redenção — Ela livra da vontade e portanto da dor — Torna as imagens da vida cheias de encanto — A sua missão é reproduzir-lhe todas as cambiantes, todos os aspectos — Poesia lírica — Tragédia, comédia — Pintura — Música; a ação do gênio é aí mais sensível do que noutra arte.

Como surgiu a arte de representar?

A arte de representar prosperou em terrenos sagrados na Índia, Egito, Grécia, China e nas Igrejas da Idade Média. O modo pelo qual o homem descobriu para revelar seus sentimentos de amor e ódio. Não pare agora...

O que é belo na visão de Platão?

Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos). ... O que vai garantir beleza a uma obra, para Aristóteles, é a proporção, a simetria, a ordem, a justa medida.

Qual a função da arte no período medieval?

Ela se desenvolveu em um momento que a Igreja Católica influenciava, supervisionava e filtrava todas as produções científicas e culturais. Portanto, a arte medieval teve o papel de aproximar as pessoas da religiosidade.

O que é o feio na arte?

Formalmente, podemos definir o feio como o oposto visual do belo, isto é, como o que se apresenta disforme, desordenado ou desproporcional.

O que é a arte para Kant?

Só é possível, segundo Kant, denominar arte a produção realizada de forma livre e racional. Mesmo que se realizem “obras” na natureza, como o exemplo das abelhas que constroem suas colmeias, como se parecessem obra de arte, tais seres, contudo, não o fazem de maneira racional e livre (KANT, 1995).

Como a teologia afetou a arte medieval?

- Os artistas medievais se interessavam exclusivamente pela alma. - Tinham a intenção de iniciar novos fiéis nos dogmas da igreja. - Os teólogos acreditavam que os cristãos aprenderiam a apreciar a beleza divina através da beleza material. - Se desenvolve entre os séculos IV e XV na região do Bizâncio.

Quais os principais artistas da arte medieval?

- Giottino (1320 – 1369): pintor italiano, autor de Pietà di San Remigio (1365). - Tommasso da Modena (1325 – 1379): pintor italiano, autor de A partida de Santa Úrsula (1358). - Lorenzo Monaco (1370 – 1424): pintor italiano, autor de Adoração dos magos (1422). - Bernat Martorell (1400-1452): pintor gótico catalão.

Como os antropólogos e historiadores utilizam a arte?

Os antropólogos e historiadores utilizam a arte como uma poderosa ferramenta para o entendimento dos povos, culturas e organizações sociais.

O que é a beleza para David Hume?

Para filósofos como David Hume (1711-1776), por exemplo, a beleza não estaria nos objetos em si, mas estaria determinada ao gosto de cada um, sendo um juízo subjetivo. Seria da mesma forma com a arte, cuja noção a partir do século XVIII, se vincularia à noção de beleza (na Antiguidade grega eram esferas separadas).

O que é a beleza para Sócrates?

Na visão de Sócrates, “o belo é o útil”, ou seja, a beleza não está associada à aparência de um objeto, mas em quão proveitoso ele for, teria então um caráter prático, como o resultado de um produto ou situação prática. Já Aristóteles, discípulo de Platão, possuía outro conceito de belo.

Como Platão pensou o fundamento das coisas?

O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas.

Quando é que surgiu a arte?

Os primeiros artefactos tangíveis que podem ser considerados arte aparecem na Idade da Pedra (Paleolítico superior, Mesolítico e neolítico). Durante o Paleolítico (25 000–8 000 a.C.) o Homem era ainda caçador-coletor, habitando cavernas que viriam a ser os primeiros suportes de arte rupestre.

O que é a arte de representar?

A palavra “teatro” também se refere à arte de representar, ou encenar, ao vivo. ... A forma mais comum de representação no palco é a peça teatral, uma história que é encenada para uma plateia.

Quando e como surgiu o teatro?

Foi na Grécia que o teatro se popularizou, as grandes celebrações para o deus do vinho, Dionísio, aconteciam periodicamente e foi durante uma destas celebrações que o primeiro diálogo surgiu. Este acontecimento foi o que gerou a semente do teatro ocidental como o conhecemos hoje.

Como era a vida e a arte para Schopenhauer?

Para o filósofo alemão, ela paira acima de todas as artes. Isto porque trata-se da manifestação máxima da Vontade no campo artístico. A música não lida com imagens, portanto não exprime ideias, ela é o próprio movimento da Vontade. Estamos próximo da coisa em si, a música é a cópia da Vontade mesma!

Artigo anterior
Como calcular calorias por 100g de bolo?
Artigo seguinte
O que significa o artigo 171?