Qual a ideia da palavra como?

Perguntado por: Rúben Denis de Leal  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

Serve para introduzir as Orações Subordinadas, e assume alguns significados diferentes, dependendo da oração da qual faz parte: ADVERBIAL TEMPORAL.

Qual é a ideia da palavra como?

Introduz a oração subordinada comparativa; Pode ser substituída por "assim como".

Qual o sentido da conjunção como?

A conjunção, em se tratando desse caso, representa o sentido de conformidade, classificando-se como conformativa. Você é educada como sua irmã. Aqui, ela já possui o sentido de comparação, classificando-se como comparativa. Como choveu bastante, não pudemos ir ao cinema.

Qual a função da palavra como?

A PALAVRA COMO. Modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. É sempre invariável. Usado nas frases interrogativas diretas, acrescentando uma circunstância de modo à ação verbal.

Qual é a classificação da palavra como?

Refere-se a um advérbio de modo. Introduz uma oração subordinada adverbial, podendo ser classificada, tendo como referência as seguintes circunstâncias adverbiais: * Causal – equivale a porque, já que, uma vez que.

SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS PARA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS - Aula 19 - Profa. Pamba - Texto

21 questões relacionadas encontradas

Qual a classificação da conjunção como?

Causais: iniciam orações subordinadas estabelecendo relação de causa, motivo. As principais conjunções subordinativas adverbiais causais são “porque”, “como”, “que”.

Quando como é preposição?

São preposições acidentais: afora, como, conforme, durante, exceto, feito, fora, mediante, salvo, segundo, visto, entre outras.

Por que a palavra como?

A palavra como deriva do vocábulo latino 'quomodo'. Na frase, «Eu trabalho como animadora», como tem a função de advérbio de modo.

Como se usa a palavra como?

Usa-se para introduzir o segundo termo numa comparação de igualdade, geralmente antecedido de tão (ex.: ela é tão alta como o pai; já faço isto tão bem como tu; ele é surdo como uma porta). 7. Introduz uma expressão de modo (ex.: pedi que me explicasse como fazer o trabalho).

Como na gramática?

O vocábulo "como" é uma conjunção comparativa pois introduz uma comparação com uma parte da oração anterior (algo).

Qual a ideia da conjunção?

As conjunções formam uma classe gramatical responsável por trazer coerência e coesão ao discurso. As conjunções unem elementos ou orações em um mesmo enunciado. Elas podem ser coordenativas ou subordinativas, dependendo da relação de independência ou de dependência entre os elementos unidos por elas.

O que pode substituir a palavra como?

Sinônimo de como
  • de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. ...
  • da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que. ...
  • quê, oi, diz, diga. ...
  • dado que, visto que, uma vez que, já que, porque, pois que, porquanto. ...
  • conforme, segundo, consoante, de acordo com, em concordância com, em conformidade com.

Quando como conjunção?

Na frase que indica, «Quando chegas?», a palavra quando é um advérbio interrogativo. Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»);

Quais são os 7 tipos de advérbios?

Os advérbios são classificados em sete categorias de acordo com o sentido que ajudam a produzir no texto.
  • → Advérbio de lugar.
  • → Advérbio de tempo.
  • → Advérbio de modo.
  • → Advérbio de intensidade.
  • → Advérbio de afirmação.
  • → Advérbio de negação.
  • → Advérbio de dúvida.
  • → Comparativo.

Como advérbio?

ADVÉRBIO EXCLAMATIVO DE INTENSIDADE

Servirá para intensificar a ação verbal. Exemplo: Como você cresceu!

Que é preposição ou conjunção?

Como conjunção, a palavra que pode relacionar tanto orações coordenadas quanto subordinadas, por isso, classifica-se como conjunção coordenativa ou conjunção subordinativa. Quando funciona como conjunção coordenativa ou subordinativa, a palavra que recebe o nome da oração que introduz.

Como é que ou como?

Recomenda-se «como que escrito». Usa-se «como se» seguido de oração com o verbo no conjuntivo («como se estivesse escrito»). Depois de «como que», ocorre uma oração com o verbo no modo indicativo ou um predicativo do sujeito realizado por um adjetivo ou uma expressão nominal: 1.

Como saber se é conjunção ou preposição?

A PREPOSIÇÃO liga palavras (substantivo a substantivo, substantivo a adjetivo, substantivo a verbo etc). Nesse momento é importante saber que as preposições ligam palavras que exercem funções diferentes na estrutura. A CONJUNÇÃO liga orações, que podem ser coordenadas ou subordinadas.

Como também conjunção?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Como comparativo?

As conjunções subordinativas comparativas são aquelas que exprimem comparação. Exemplos: como (relacionado a tal, tão, tanto), como se, do que (relacionado a mais, menos, maior, menor, melhor, pior), que. Prata vale menos do que ouro.

Artigo anterior
Como se cadastrar no Bora Belem?
Artigo seguinte
Como saber se meu corpo está inflamado?