Qual a hipótese legal para aquisição de imóveis pelo condomínio edilício?

Perguntado por: William Pires Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (40 avaliações)

Nelson Cunha. Levando-se que o Condomínio Edilício é desprovido de personalidade jurídica, é possível que aquisição de imóveis de terceiros se de, neste caso se faz necessário assembleia geral do Condomínio, e que nesta ata a decisão seja por unanimidade.

É possível escriturar e registrar um imóvel em nome do condomínio edilício?

Poderá ser registrado o imóvel em nome do condomínio edilício? ... Assim, uma vez adquirido o imóvel pelo condomínio edilício, através de escritura pública de compra e venda ou ainda de doação, esta deverá ser registrada perante o Ofício de Registro de Imóveis competente em nome do condomínio.

Qual o conceito de condomínio edilício?

CONDOMINIO EDILICIO. A expressão "condomínio edilício" é utilizada no Código Civil Brasileiro para referir-se a condomínios verticais (prédios, os chamados "condomínios de edifícios"), quanto para condomínios horizontais (também conhecidos como "condomínios residenciais").

O que é necessário para legalizar um condomínio?

Como regularizar um condomínio residencial em 7 passos
  1. Expedição do Habite-se. ...
  2. Inscrição das unidades no Cartório de Registro de Imóveis. ...
  3. Elaboração da Convenção de Condomínio. ...
  4. Eleição de síndico e de conselho consultivo. ...
  5. Desmembramento do IPTU por unidade. ...
  6. Registro do condomínio no Cartório de Registro de Imóveis.

O que o condomínio pode proibir?

O Condomínio pode proibir a execução de obras durante o período da pandemia do coronavírus – Covid-19, inclusive nas áreas privativas? Sim, justamente com o objetivo de evitar a aglomeração e o trânsito de pessoas e de materiais durante a pandemia.

AULA 24 - DO CONDOMÍNIO EDILÍCIO

24 questões relacionadas encontradas

O que o síndico pode proibir?

Neste caso, você pode conferir neste artigo o que pode e o que não pode no condomínio durante a pandemia. No entanto, fora deste contexto, o síndico não pode proibir visitas, seja de parentes, amigos, diaristas ou outros, bem como impedir mudanças, como a entrada e saída de moradores com ou sem imóveis.

Quais são as leis do condomínio?

A legislação de condomínio atual é composta pelo Código Civil, pela Lei nº 4.591/64 (no que não contrariar o Código), pelas leis internas (convenção de condomínio e regimento interno) e por outras leis tangentes, como a Lei das Locações.

O que é preciso para registrar um condomínio?

O processo para registro do condomínio

Inscrição das escrituras definitivas das unidades no Cartório de Registro de Imóveis. Elaboração da Convenção, com assinatura de proprietários de no mínimo 2/3 das frações ideais do condomínio. Convocação da primeira Assembléia para eleição de síndico e conselho consultivo.

O que é necessário para constituir um condomínio?

A instituição de condomínio pode ser efetivada por atos entre vivos ou por testamento, conforme foi dito acima. Esses atos podem ser: Do proprietário, o qual divide a edificação ou o terreno em frações ideais; De incorporação, por meio da alienação de 1 ou mais unidades autônomas na planta ou em construção).

Como fazer a implantação de um condomínio?

Passo a passo da implantação do condomínio
  1. Contar com um síndico experiente: ...
  2. Planejar um cronograma para a implantação do condomínio: ...
  3. Tirar o CNPJ do Condomínio. ...
  4. Desmembramento do IPTU. ...
  5. Avaliação estrutural do edifício. ...
  6. Aquisição de equipamentos.

Qual a diferença entre condomínio comum e Edilicio?

Portanto, condomínio geral aplica-se a qualquer coisa (móvel ou imóvel) que possua mais de um dono e condomínio edilício apenas aos edifícios (residenciais ou comerciais) nos quais se identifique partes que são propriedade exclusiva e partes que são propriedade comum.

Qual é o conceito de condomínio?

O condomínio é a copropriedade, onde existem diversos proprietários titulares de direitos sobre determinado bem. Tem-se o condomínio quando a mesma coisa pertence a mais de uma pessoa, e todas envolvidas têm igual direito, de forma ideal, sobre o todo e cada uma de suas partes.

São exemplos de condomínio edilício?

No condomínio edilício, os imóveis são constituídos por partes exclusivas (de propriedade individual de cada condômino) e outras de uso comum (dividida em frações entre os condôminos). São exemplos o edifício, o condomínio de casas etc.

Como fazer a constituição de um condomínio?

Para instituir condomínio de casas, os interessados devem obedecer à lei municipal de parcelamento do solo. Em alguns municípios, há previsão expressa acerca da possibilidade de instituir condomínio de lotes e casas. É necessário, portanto, verificar a lei aplicável à sua localidade.

O que é escritura de constituição do condomínio?

Feita em Cartório de Notas, a escritura pública de convenção de condomínio é o documento pelo qual se estipula as normas criadas para conduzir a atuação do síndico e a boa convivência dos condôminos.

Qual documento é necessário para instituir o condomínio do edifício?

Para um condomínio existir, ele precisa ser registrado, isto é, deve ser feita a averbação do empreendimento no Cartório de Registro de Imóveis. É esse documento que irá atestar que a construtora, por exemplo, detém a posse de todo o imóvel.

Quanto custa para criar um condomínio?

Confira preços para construir condomínio:

O preço médio para construir um condomínio de casas com toda a estrutura completa é de aproximadamente R$ 12.000.000,00 para um espaço com 7 casas de aproximadamente 120m².

Quais são os direitos de quem mora em condomínio?

São direitos do condômino: I – usar, fruir e livremente dispor das suas unidades; II – usar das partes comuns, conforme a sua destinação, e contanto que não exclua a utilização dos demais compossuidores; III – votar nas deliberações da assembléia e delas participar, estando quite.

O que o síndico pode fazer sozinho?

O síndico pode decidir sozinho pela contratação de um advogado para representar o condomínio juridicamente, em ações judiciais ou extrajudiciais. Isso independe do condomínio figurar no polo ativo, como nas ações de inadimplência de condômino, ou no polo passivo.

Quando o síndico pode ser processado?

Por ser uma profissão que lida com muito dinheiro e bens privados, é recorrente ficarmos sabendo sobre síndicos que sofrem ações judiciais. Processo contra síndico de condomínio são cabíveis apenas quando há provas de que o gestor agiu de má-fé e cometeu atos ilícitos durante a sua gestão.

Quem pode notificar o síndico?

Não obtendo êxito e de forma extrajudicial, qualquer morador pode notificar o síndico e a administradora com a finalidade de documentar o que foi realizado anteriormente de maneira informal.

Quais são os tipos de condomínios?

Tipos de condomínios
  1. Condomínio Vertical. O Condomínio vertical refere se um edifício de apartamentos, ou salas comerciais, no formato de torre (prédios). ...
  2. Condomínio Horizontal. ...
  3. Condomínios Residenciais. ...
  4. Condomínios comerciais. ...
  5. Condomínios Mistos.

Quem representa o condomínio edilício?

O CONDOMÍNIO É REPRESENTADO EM JUÍZO POR SEU ADMINISTRADOR, OU SÍNDICO ELEITO, FORMA DO INCISO IX DO ART. 12 DO CPC.

Qual é a principal característica do condomínio edilício?

Um condomínio edilício é um espaço que une ambientes privados e ambientes de uso conjunto. Ou seja, cada proprietário é dono da sua parte individual, mas também é dono de uma fração das áreas em comum.

Qual a finalidade do condomínio?

A finalidade de um condomínio residencial é, como pontuamos, a moradia. Se isso for mantido, é possível que uma pessoa exerça atividade comercial em condomínio residencial. Em primeiro lugar, esse exercício não pode ser confundido com a instalação de uma empresa ou comércio dentro da unidade.

Artigo anterior
Quando uma pessoa só quer dormir?
Artigo seguinte
Como Dean se livrar da marca de Caim?