O que e cartao cidadao?

Perguntado por: Tatiana Margarida de Matos  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 5/5 (65 avaliações)

Cartão do Cidadão foi criado pelo governo federal brasileiro e emitido pela Caixa Econômica Federal a fim de unificar as contas funcionais das quais os trabalhadores tem direito, a benefícios estabelecidos em lei, é tarjado, magnético, de uso pessoal e intransferível.

Para que serve o Cartão do Cidadão?

O cartão cidadão tem como objetivo facilitar o acesso e garantir o recebimento dos benefícios sociais e trabalhistas, como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), abono salarial, Bolsa Família e seguro-desemprego, por exemplo.

Como faço para ter o Cartão Cidadão?

Para solicitar seu cartão, basta ligar gratuitamente para a Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão: 0800-726-0207 e informar seus dados dos documentos abaixo: NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP (normalmente anexado à sua carteira de trabalho); RG ou CNH; Comprovante de residência.

Qual é o tipo de conta do Cartão Cidadão?

Cartão cidadão é um cartão vinculado a uma conta da Caixa , em nome do trabalhador brasileiro para sacas benefícios previstos nos direitos trabalhistas. Ele serve para facilitar o acesso a vantagens como FGTS provisionado, rendimentos do PIS, Abono Salarial ou Seguro-Desemprego.

Como saber o número do cartão do cidadão?

O número do NIS também está no Cartão Cidadão, logo na parte frontal. Note que a sequência numérica do NIS não inclui os dois dígitos do cartão no final (mais afastados).

O que é cartão cidadão ?

22 questões relacionadas encontradas

Tem aplicativo do Cartão Cidadão?

Para consultar saldos e extratos, como FGTS, cotas ou rendimentos do PIS, ou se você tem direito ao Abono Salarial e ao Seguro-Desemprego, acesse o site da CAIXA ou baixe nossos Aplicativos.

Como solicitar 2 via do Cartão Cidadão pela internet?

Muitas pessoas tendem a buscar meios de emitir a 1ª ou uma nova via do cartão cidadão pela internet, entretanto, a Caixa Econômica Federal não disponibiliza esse serviço em suas plataformas digitais. A solicitação da 1ª e da 2ª via do cartão só pode ser feita pelo telefone ou em uma agência física da estatal!

Pode fazer depósito na conta do Cartão Cidadão?

Cartão Cidadão: quem tem direito a ele

Por isso, para trazer rapidez e agilidade nos saques dos benefícios, a Caixa Econômica deposita mensalmente seu dinheiro no Cartão Cidadão, e você pode pegá-lo na hora que precisar.

Como tirar a segunda via do Cartão Cidadão?

Para você, que não possui uma Caixa próxima da residência, também é possível solicitar a segunda via do cartão cidadão por um telefone. Basta ligar para o 0800 726 0207 e solicitar o cartão.

Como saber se eu tenho dinheiro no Cartão Cidadão?

Caso possua o Cartão Cidadão, você pode realizar a consulta do seu saldo em conta pelo atendimento telefônico da Caixa (0800-726-0207, das 10h às 18h) ou utilizando o site da Caixa Econômica Federal.

Como usar o Cartão Cidadão no Caixa eletrônico?

Não. O Cartão Cidadão pertence à Caixa Econômica Federal. Embora essa instituição tenha convênio com o Banco24Horas e seus caixas, ela não o estende ao cartão de benefícios federais. Portanto, não é possível usá-lo nesses caixas.

Como solicitar a 2 via do cartão da Caixa?

Portanto, para solicitar a segunda via do seu cartão Caixa, é preciso ligar para a Central de Atendimento Cartões Caixa, o número é 0800 726 0101. Então, basta relatar ao atendente todo o ocorrido sobre o vencimento de seu cartão e então, solicitar uma segunda via.

Como fazer o Cartão Cidadão pelo telefone passo a passo?

Por telefone: ligue para o telefone 0800-726-0207 e escolha a opção “Solicitar o Cartão Cidadão”. Para fazer a solicitação da segunda via do seu Cartão Cidadão, você precisará ter em mãos documentos pessoais como CPF, RG, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho. Essa ligação é totalmente gratuita.

Como fazer o Cartão Cidadão na lotérica?

Para cadastrar ou recadastrar a senha o cidadão deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou então procurar uma Casa Lotérica. Em ambos os casos, você deverá apresentar o Termo de Responsabilidade acompanhado de um documento de identificação.

Pode depositar dinheiro no Caixa Tem?

Utilizando a conta em banco digital o usuário pode fazer um depósito por boleto, que consiste em gerar um boleto pelo aplicativo do banco digital que poderá ser pago pela poupança social digital no aplicativo Caixa Tem. ... Depois de pago, o boleto é compensado em até 2 dias o dinheiro estará na sua conta.

Pode fazer depósito na conta Social Digital?

Sim. A Poupança Social Digital é uma conta bancária comum, você pode fazer ou receber depósitos nela normalmente. A única limitação é o valor de movimentação que não pode ultrapassar R$5.000,00, ou seja, todo dinheiro que entrar na sua conta, a soma, não pode ultrapassar R$5.000,00.

O que fazer em caso de perda do cartão cidadão?

Em caso de roubo, perda ou danificação, o cadastrado deve dirigir-se até uma unidade caixa apresentando o número do NIS OU PIS/PASEP, junto ao CPF e documento original com foto e solicitar um novo cartão.

Como eu faço pra tirar a segunda via do PIS?

E se o trabalhador não souber o número do NIS/PIS? A segunda via pode ser solicitada a qualquer tempo, nas Agências da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação do trabalhador.

Como fazer transferência do Cartão Cidadão?

O beneficiário pode ir a uma agência ou abrir uma caderneta de poupança do banco. Nesse caso, o depósito é automático, e o beneficiário terá até 31 de agosto para transferir da poupança da Caixa para conta de outro banco, sem taxas.

Como faço para cadastrar a senha do cartão cidadão?

O cadastro da senha pode ser feito de forma presencial em qualquer agência da Caixa, ligando no telefone 0800-726-0207 ou pela internet. No entanto, após o cadastro pelo telefone, você precisa ir até a Lotérica para confirmar o registro da senha. Primeiro, você entra em contato no telefone 0800-726-0207.

Como fazer o cartão Pix?

Basta cadastrar as chaves Pix (CPF, número de celular, e-mail e/ou chave aleatória*) e informá-las pra quem vai te pagar. Outra forma de receber pagamentos com o Pix é por QR Code, é só criar o seu e enviar. É possível fazer transações com outras pessoas, empresas e órgãos públicos.

Como fazer um cartão Pix?

  1. Acesse sua conta pelo Internet Banking e, no menu, clique em Pix. ...
  2. Escolha as chaves que quer cadastrar. ...
  3. Se você escolheu, celular, e-mail ou os dois, vamos te enviar um código de validação. ...
  4. Escolha a qual conta quer vincular a chave: corrente ou poupança.
  5. Confira os dados e, se estiver tudo certo, confirme.

Como pedir um novo cartão da Caixa poupança pelo aplicativo?

O pedido de um novo cartão da sua poupança Caixa também pode ser feito pelo aplicativo do banco, disponível no Google Play e App Store. Basta fazer a solicitação e aguardar a chegada do cartão até sua casa.

Como solicitar um novo cartão da Caixa?

Se o seu cartão da Caixa venceu é só solicitar a segunda via e para isso é muito simples é só ligar para a Central de Atendimento Cartões Caixa e relatar o ocorrido que o seu cartão Caixa venceu e você deseja solicitar a segunda via, para isso ligue para: 0800 726 0101.

Artigo anterior
O que é a oração?
Artigo seguinte
O que é o torá?