O que é o anticoagulante EDTA?

Perguntado por: Sérgio Esteves Baptista  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (21 avaliações)

EDTA é utilizado como anticoagulante na coleta de sangue total para uso rotineiro em hematologia (hemograma, velocidade de hemossedimentação, testes de fragilidade osmótica, etc.). O EDTA funciona como anticoagulante, bloqueando o cálcio ionizado através de reação química, com formação do complexo insolúvel EDTA-Ca.

O que é um anticoagulante EDTA?

O ácido etilenodiamino tetra-acético – C10H16N2O8 (EDTA) é um agente com propriedades anticoagulantes e bacteriostáticas. Seu mecanismo de ação se dá pela capacidade de se ligar fortemente aos íons de cálcio plasmático, bloqueando assim a agregação plaquetária e a cascata de coagulação.

O que significa EDTA no exame de sangue?

O ácido etilenodiamino tetra-acético, ethylenediamine tetraacetic acid, (EDTA) é o anticoagulante mais utilizado em tubos de coleta de sangue à vácuo, seu uso é registrado desde o início da década de 50. Sua função é de inibir o processo de coagulação através da remoção do cálcio do sangue por complexação.

O que é o EDTA?

O EDTA, do inglês Ethylenediamine tetraacetic acid, é um agente quelante, também conhecido como sequestrante, muito utilizado em formulações de produtos de limpeza e cosméticos para conferir estabilidade, porém com aplicações nos mais diversos segmentos de mercado.

Que tipo de sangue e EDTA?

O EDTA é o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular. Possuem Heparina de Lítio jateada na parede do tubo. São utilizados quando é necessário o uso de plasma para determinações Bioquímicas.

EDTA

17 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre EDTA e heparina?

A Heparina possui ação antitrombínica, impedindo a coagulação, enquanto o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é um composto orgânico que age formando complexos muito estáveis com diversos íons metálicos.

Quais os tipos de EDTA?

Existem três tipos de EDTA: dissódico (Na2EDTA), dipotássico (K2EDTA) e o tripotássico (K3EDTA). Este último é o mais utilizado (forma líquida) por ser mais solúvel e menos tóxico.

O que tem no EDTA?

Síntese. EDTA é predominantemente sintetizado do 1,2-diaminoetano (etilenodiamina), formaldeído (metanal), água e cianeto de sódio.

Para que serve EDTA Na Endodontia?

A irrigação do canal radicular é muito importante para auxiliar na descontaminação dos canais radiculares. ... O emprego do EDTA a 17 % como solução auxiliar apresenta desempenho satisfatório na função de desinfecção do sistema de canais radiculares.

O que significa sangue com EDTA K3?

Uma das principais variáveis da fase pré-analítica que interfere no resultado do hemograma é a relação sangue/anticoagulante. ... O anticoagulante utilizado foi o EDTA K3. O tubo que recebeu 4 mL de sangue obedece à relação sangue/anticoagulante ideal, nos demais frascos (1, 2 e 3mL) havia excesso de anticoagulante.

O que é Sodium EDTA?

Edta dissódico (quelante) é um agente sequestrante que atua em faixa de pH ácido e neutro. Principais Propriedades : Elimina impurezas metálicas e é um potencializador do efeito conservante e antioxidante.

Quais exames são feitos no tubo de EDTA?

Os Tubos de tampa roxa são utilizados com o material EDTA.
...
O material colhido serve para os seguintes exames:
  • ➙ Hemograma completo (contagem global de hemácias, hemoglobina, hematócrito e determinação.
  • ➙ Hematozoários (caninos)
  • ➙ Microfilárias.
  • ➙ Contagem de reticulócitos.
  • ➙ Contagem de plaquetas.
  • ➙ PCR de vários exames.

Qual o mecanismo de ação do aditivo anticoagulante ácido etilenodiaminotetracético EDTA )?

EDTA (ácido etilenodiaminotetracético): Atua como anticoagulante quelando o cálcio do sangue. O cálcio é necessário na cascata de coagulação, e sua quelação inibe e para a série de eventos (intrínseca e extrínseca) que causa a coagulação.

Quais são os anticoagulantes usados na hematologia clínica?

Principais anticoagulantes e seus usos.
  • EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético): é o anticoagulante mais usado para hematologia porque não provoca deformação nas células. ...
  • Heparina (HEP): ...
  • Citrato de sódio: ...
  • Fluoreto de sódio (NaF): ...
  • Oxalatos de cálcio, de potássio ou de amônia:

Para que serve o Otosporin na odontologia?

Otosporin, para o que é indicado e para o que serve? Otosporin® é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana. O uso de Otosporin® não exclui o tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for adequado.

O que é CAD em Endodontia?

5- Uma vez processada a radiografia, mede-se o comprimento aparente do instrumento (CAI) e o comprimento aparente do dente (CAD), que nada mais são do que os comprimentos do instrumento e do dente vistos na radiografia, respectivamente.

Para que serve o Tricresol?

O tricresol formalina é usado como curativo de demora na câmara pulpar de dentes permanentes com necrose pulpar e lesão periapical. Este medicamento propicia a desinfecção do canal, dando condições para reparar as lesões periapicais.

Qual a cadeia carbônica do EDTA?

Por fim, observa-se que a estrutura não forma nenhum circulo ou anel, estando a cadeia de forma aberta, devido a isso, podemos afirmar que a cadeia carbônica é acíclica. Logo, de acordo com as conclusões obtidas a cima, podemos afirmar que a cadeia carbônica do EDTA é acíclica, saturada e heterogênea.

Qual a diferença entre EDTA dissódico e Tetrassódico?

O EDTA dissódico é utilizado em formulações com pH mais ácido e o EDTA tetrassódico é utilizado em formulações com pH mais básico. Também chamados de espessantes, os reguladores de viscosidade têm a capacidade de aumentar a viscosidade do produto, impactando em sua estabilidade, seu sensorial e sua aparência.

Como o EDTA funciona?

O EDTA funciona como anticoagulante, bloqueando o cálcio ionizado através de reação química, com formação do complexo insolúvel EDTA-Ca. Anticoagulante Universal é uma solução estabilizada de EDTA sal sódico com pH ajustado entre 6,6 e 6,8. Uma gota da solução impede a coagulação de até 7mL de sangue.

Porquê usar heparina na gasometria?

A heparina é o anticoagulante de escolha da gasometria. O uso do sangue heparinizado não é indicado para realização de hemograma, pois altera a morfologia e coloração dos leucócitos com os corantes de rotina e ainda permite a formação de agregados plaquetários.

Para que serve o uso de heparina?

As heparinas são indicadas para prevenir e tratar as seguintes condições: Trombose venosa profunda (presença de coágulo em um vaso) Embolia pulmonar (coágulo em uma artéria do pulmão) Infarto.

Qual o anticoagulante mais usado em hematologia?

O EDTA é anticoagulante mais utilizado na hematologia, sendo então utilizado para contagens de células sanguíneas.

Para que serve ácido etilenodiaminotetracético?

Ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é o quelante mais usado em química analítica. Praticamente todos os elementos da tabela periódica podem ser analisados com EDTA, seja por titulação direta ou sequência de reações indiretas.

Artigo anterior
Quais são as duas principais formas dos cnidários e como são suas estruturas?
Artigo seguinte
Quem vai receber o Pasep 2022?