Qual a função do músculo tibial posterior?

Perguntado por: Fernando Joel Nunes  |  Última atualização: 25. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (34 avaliações)

Durante a marcha, a contração do tibial posterior promove a inversão da subtalar, com perda do paralelismo dos eixos da talonavicular e calcaneocubóide, com conseqüente bloqueio do mediopé2. Fica assim estabelecida uma alavanca rígida que permite a propulsão do pé sobre as cabeças metatarsais.

Qual a função do músculo tibial?

Função. O tibial anterior faz a dorsiflexão do pé na articulação talocrural e o inverte na articulação subtalar. Ele desempenha um papel importante nas atividades de andar e chutar uma bola ao estabilizar a articulação do tornozelo quando o pé bate no chão e ao freá-lo no chão à medida que a perna continua se movendo.

O que é o tibial posterior?

O tibial posterior é o músculo mais central e mais profundo dos músculos localizados na parte posterior da perna. Juntamente com os músculos poplíteo, flexor longo do hálux e flexor longo dos dedos, forma o grupo profundo dos músculos do compartimento posterior da perna.

Como fortalecer o músculo tibial posterior?

Cruze a perna afetada sobre a outra de maneira que seu pé fique descansando sobre o joelho. Mantendo a tensão na faixa, comece com o pé apontado para baixo. Mova os dedos dos pés para cima em direção ao teto, puxando contra a resistência da faixa. Controle o movimento de volta para a posição inicial.

Como avaliar tibial posterior?

Ressonância nuclear magnética. Este exame de imagem tem boa capacidade para avaliar as partes moles ( tendões, ligamentos, musculatura, entre outros) além de permitir uma boa visualização das cartilagens articulares. É o exame de escolha para avaliar a tendinopatia do tendão tibial posterior.

Músculo tibial posterior | José Góes

16 questões relacionadas encontradas

O que é insuficiência do tibial posterior?

Deformidade em pé plano importante com rigidez articular estabelecida da articulação do calcanhar (subtalar). Existe incapacidade completa para a elevação do peso na ponta do pé. A queixa de dor na porção lateral do tornozelo pelo impacto fibular pode ser mais importante do que na face interna do pé.

Onde fica localizado o músculo tibial posterior?

O músculo tibial posterior é o principal músculo estabilizador da perna. O tibial posterior é o mais central de todos os músculos da perna e está localizado no compartimento posterior profundo da perna. O sangue é fornecido ao músculo pela artéria tibial posterior e a inervação é pelo nervo tibial.

Como tratar tendinite do tibial posterior?

- Alongar, principalmente, os músculos posteriores (panturrilha); - Usar tênis firme e estável; - Usar palmilha para melhorar a biomecânica do pé.

Como estimular o nervo tibial?

Na estimulação do nervo tibial, o cirurgião coloca uma agulha que transmite corrente eléctrica próximo do tornozelo. A agulha atravessa a pele e estimula o nervo tibial, que percorre a perna, desde a região interna do tornozelo até aos nervos sagrados (Fig.

Como fortalecer a parte de trás do joelho?

Exercícios para Fortalecer o Joelho
  1. Agachamento. Agachamento está entre os mais importantes exercícios para fortalecer o joelho. ...
  2. Agachamentos “especiais” ...
  3. Stiff. ...
  4. Avanço e Afundo. ...
  5. LegPress. ...
  6. Flexão de Pernas na Bola Suíça. ...
  7. Adução do Quadril. ...
  8. Bicicleta.

Qual movimento faz o tibial posterior?

Durante a marcha, a contração do tibial posterior promove a inversão da subtalar, com perda do paralelismo dos eixos da talonavicular e calcaneocubóide, com conseqüente bloqueio do mediopé2. Fica assim estabelecida uma alavanca rígida que permite a propulsão do pé sobre as cabeças metatarsais.

Onde palpar tibial posterior?

82 – Maléolo lateral (1), o dedo indicador do avaliador está palpando a face lateral do tálus. Artéria tibial posterior: o pulso da artéria tibial posterior pode ser palpado a uma distância média entre o maléolo medial e o tendão do calcâneo (fig. 83).

O que causa tendinite tibial posterior?

– As causas comuns da tendinite do tibial posterior incluem:

Um período de treino baixo, voltando às cargas de treinamento anteriores; Pés chatos, com excesso de pronação (o pé toca o chão apoiando o seu lado mais interno e se contorciona para dentro, usando o dedão para ganhar impulso);

Qual músculo levanta o pé?

Localizado na parte frontal da perna, o tibial anterior é responsável por levantar o pé em direção à canela.

Como aumentar o músculo tibial?

Comece fazendo a elevação dos dedos dos pés.

Esse exercício fortalece não só o tibial anterior, mas também tendões e outros músculos que passam por essa região das pernas. Se as suas canelas são fracas ou se você estiver se recuperando de uma lesão recente, experimente fazer algumas séries desse movimento mais simples.

Como treinar o músculo tibial?

Tibial sentado – Sentado, deixe seu pé alinhado com o seu joelho. Com os calcanhares no chão suba a ponta do pé bem rápido. Esse exercícios você faz por tempo, entre 20 -40 segundos. Tibial em pé – O movimento é o mesmo que o tibial sentado, ele não fica tão rápido nem sua amplitude é tão grande.

Como desinflamar o nervo tibial?

Tratamento de periostite tibial. A corrida deve ser interrompida até não causar qualquer dor. A aplicação de gelo e a utilização de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem aliviar a dor. O condicionamento pode ser mantido por meio de exercícios alternativos, tais como natação.

O que causa dor no nervo tibial?

As Causas Comuns de Lesões no Nervo Tibial

Fraturas ou luxações próximas ao tornozelo: Onde o nervo pode tornar-se comprimido ou danificado. Uso excessivo: Esportes ou atividades que exigem movimentos repetitivos do pé e tornozelo. Doenças sistêmicas: Como diabetes ou artrite reumatoide, que podem causar neuropatias.

O que é tensão tibial?

É a inflamação do principal osso da canela, a tíbia, que leva a dor na região póstero – medial da perna dos dois terços distais da tíbia (veja a área rosada da figura). Condição também conhecida como síndrome do sóleo.

Pode ser tendinite do tendão tibial posterior?

Pode ser tendinite do tendão tibial posterior. A lesão ou degeneração causa dor na parte interna do pé, que pode irradiar ao longo da linha do tendão. Essa lesão é mais comum do que se imagina e é frequente em pessoas com mais de 40 anos, principalmente mulheres.

Qual Anti-inflamatório para tendinite no pé?

Os remédios para tendinite são usados para aliviar a dor e a inflamação. Os medicamentos mais comuns são anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno, naproxeno e aspirina. Esses remédios podem ser comprados sem receita médica e são eficazes em muitos casos.

Qual o melhor exercício para tendinite no pé?

Outra boa opção para a tendinite no pé é movimentar os dedos dos pés, para isso deve-se estar de pé, sem sapatos e com os pés apoiados no chão, elevar os dedos dos pés, tirando-os do chão por 5 segundos. Repetir esse alongamento, em 3 séries de 10 movimentos.

Qual é o nervo tibial?

O nervo tibial é um dos nervos formados a partir do nervo ciático, sua origem inicia-se na região posterior da coxa, próxima ao joelho, e segue em direção à parte de dentro do tornozelo emitindo ramos para os músculos da panturrilha e depois para os músculos e sensibilidade da planta do pé.

O que causa dor no músculo tibial anterior?

A dor deve-se, assim, à sobrecarga do osso tibial (principal osso da perna) por uso excessivo ou lesão por stresse repetitivo da região da canela. É, por isso, muito comum em atletas (de modalidades de atletismo, futebol ou basquetebol, por exemplo).

O que é músculo posterior?

É a parte do corpo humano que contém mais músculos. A musculatura do dorso reveste posteriormente a coluna vertebral e as costelas e essas formam seu esqueleto ósseo, onde se fixam os diversos músculos dessa região.

Artigo anterior
Qual o grau de acuidade visual para ser considerado deficiente?
Artigo seguinte
O que é fundamental para formar profissionais?