Quais as semelhanças e diferenças entre mitocôndrias e cloroplastos?
Perguntado por: Benjamim Raúl Valente de Miranda | Última atualização: 8. Dezember 2024Pontuação: 4.5/5 (34 avaliações)
Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.
Quais as semelhanças entre cloroplastos e mitocôndrias?
Mitocôndrias e cloroplastos possuem dupla membrana, resultado, provavelmente, do englobamento desses organismos. A mais interna seria proveniente do organismo englobado, e a mais externa seria resultado da membrana do organismo que o englobou; II. Mitocôndrias e cloroplastos possuem seu próprio genoma.
Qual a relação entre o cloroplasto e a mitocôndria?
- DNA de cloroplastos e mitocôndrias são bastante diferentes daquele existente no núcleo da célula; - As duas organelas possuem o seu próprio sistema de membranas internas e a presença de duas membranas revestindo-as; - Tanto cloroplastos quanto mitocôndrias possuem capacidade de autoduplicação.
Quais características das mitocôndrias e cloroplastos apoiam essa teoria?
Entre as características que apoiam a teoria endossimbiótica, podemos destacar a semelhança genética e bioquímica existente entre bactérias e mitocôndrias, a presença de DNA próprio, sistema de membranas internas e dupla membrana e a capacidade de autoduplicação.
Qual é a função do cloroplasto?
Os cloroplastos são organelas ricas em clorofila, responsáveis pela realização do processo de fotossíntese. Estão presentes em células de plantas e algas. Ouça o texto abaixo! Os cloroplastos são organelas que ocorrem apenas nas células de vegetais e algas e são ricas em clorofila, um pigmento de coloração verde.
Mitocôndria e Cloroplasto - Aula 23 - Módulo I: Biologia Celular | Prof. Gui
Qual a diferença entre mitocôndrias e cloroplastos?
Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.
Qual é a função das mitocôndrias?
A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.
Quem veio primeiro mitocôndria ou cloroplasto?
Como todas as células possuem mitocôndrias, mas nem todas possuem plastos, um modelo de endossimbiose sugere que as mitocôndrias surgiram primeiro que os plastídios.
Qual a origem das mitocôndrias e cloroplastos?
É uma teoria na qual se acredita que as MITOCÔNDRIAS e CLOROPLASTOS são organelas derivadas da interação entre um organismo procarionte ancestral aeróbio e um organismo eucarionte unicelular anaeróbico.
Por que as mitocôndrias e cloroplastos também tem ribossomos em seu interior?
c) Por que as mitocôndrias e cloroplastos também têm ribossomos em seu interior? Essas organelas se originaram de bactérias aeróbicas primitivas que estabeleceram uma relação de simbiose com uma célula eucarionte, trazendo portanto seu próprio DNA, RNAs e ribossomos utilizados para produzir suas proteínas.
Como os cloroplastos se movimentam?
O movimento dos cloroplastos é devido aos filamentos do citoesqueleto e é denominado “ciclose”.
Como a mitocôndria se multiplica?
As mitocôndrias são capazes de reproduzir-se por fissão, ou seja, dividindo-se em unidades menores. Elas também se deslocam pela célula, aumentando sua concentração em locais que necessitam de energia.
Qual característica das mitocôndrias e cloroplastos sugere uma origem Endossimbiótica?
Alternativa “d”. Mitocôndrias e cloroplastos eram, de acordo com a teoria endossimbiótica, organismos procariontes que viviam de modo livre e foram englobados por células mais complexas, passando, desse modo, a viverem de maneira simbiótica.
Porque o DNA mitocondrial é transmitida apenas pela mãe?
Herança mitocondrial. As mitocôndrias, como os cloroplastos, tendem a ser herdados somente de um dos genitores (ou, pelo menos, serem desigualmente herdados dos dois genitores) . No caso dos seres humanos, é a mãe que contribui com as mitocôndrias para o zigoto, ou embrião unicelular, através do citoplasma do óvulo.
Porque o DNA mitocondrial é herdado da mãe?
Um fato curioso é que nós herdamos as mitocôndrias somente de nossa mãe (herança materna). Porque durante a fecundação, somente o núcleo do espermatozóide consegue penetrar no gameta materno, enquanto a mitocôndria paterna fica de fora.
Qual a característica dos cloroplastos e das mitocôndrias que nos permite inferir que no interior dessas organelas ocorre a síntese de proteínas?
A presença de ribossomos nos dá a confirmação da síntese de proteínas, tanto nos cloroplastos, como nas mitocôndrias.
Como as mitocôndrias produzem energia?
A molécula de ATP representa a energia da célula e é produzida nas mitocôndrias através da chamada respiração celular, que utiliza a energia química encontrada em nutrientes. É como se fosse um depósito de energia usado nas reações químicas das células.
Quem tem mitocôndria?
As mitocôndrias são organelas celulares presentes praticamente em todas as células eucarióticas e responsáveis pelo processo de respiração celular. Elas são encontradas em maior número em células e nas regiões celulares em que há maior gasto energético.
Onde se encontra o DNA mitocondrial?
O DNA mitocondrial (mtDNA)
A maioria do DNA humano encontra-se no núcleo das células, mais especificamente nos cromossomos. O mtDNA é de origem extranuclear, e seu genoma circular é encontrado dentro das mitocôndrias (fornecedoras de energia) que estão localizadas no citoplasma das células (Fig.
Qual é a origem das mitocôndrias?
A teoria da endossimbiose, conforme Coutinho et al. (2012), propõe que as mitocôndrias se originaram da endocitose efetuada por um ancestral das células eucariotas de bactérias aeróbicas e os cloroplastos da endocitose de bactérias fotossintetizantes. Essa relação se tornou mutuamente benéfica para as células.
Como são formados os cloroplastos?
→ Estrutura de um Cloroplasto
Assim como todos os plastídios, os cloroplastos são organelas formadas por uma dupla membrana, as quais estão separadas por um espaço intermembranas. Sua forma, nas plantas, é discoide e apresenta cerca de 4 a 6 micrômetros de diâmetro.
Quais células não tem mitocôndria?
Em células procariontes, as mitocôndrias não estão presentes.
Quais os alimentos que aumentam as mitocôndrias?
Alimentos que impulsionam a atividade mitocondrial
Vegetais, como cogumelo, alho, cebola, couve-flor, repolho roxo e pimentão; Frutas, como laranja e morango; Carnes, como bovina, salmão e atum; Algas marinhas.
O que é o ATP?
O que é ATP? A ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula carreadora da energia química utilizada nas mais diversas reações que ocorrem nas células. Ela funciona como um depósito de energia, acionado quando necessário para a realização de alguma reação.
Quanto ganha um publicitario em portugal?
Quantos quilos é normal perder em uma semana?