Quais os fatores que influenciam na compactação do solo?

Perguntado por: Jéssica Victória Coelho  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (50 avaliações)

Os factores que influenciam a compactação no campo de um determinado tipo de solo são: • o teor em água; o números de passagens do cilindro; • a espessura da camada compactada; • as características do equipamento nomeadamente: a pressão, área de contacto, vibração, etc.

Quais os fatores que influenciam a compactação do solo?

Causas da compactação do solo. As forças que atuam no solo podem ser classificadas em externas e internas. Forças externas resultam do tráfego de veículos, animais ou pessoas, assim como do crescimento de raízes grandes que empurram as partículas do solo para forçar sua passagem, podendo até causar compactação.

Quais são os fatores que provocam a compactação do solo e quais as consequências da compactação?

Os fatores que diretamente afetam o crescimento vegetal são conteúdo de água, taxa de difusão de oxigênio, temperatura e resistência mecânica que o solo oferece à emergência de plântulas e ao crescimento radicular, esta última, diretamente relacionada com o grau de compactação do solo.

Quais são os fatores que contribuem para a compactação do solo na agricultura?

Na agricultura, a compactação do solo se dá pela influência de máquinas agrícolas, tais como tratores e colheitadeiras, como também pelo pisoteio de animais, como o gado.

Qual a influência da energia de compactação?

Os resultados mostram que o aumento da energia de compactação promove arranjos melhores entre partículas, ocorrendo diminuição do VAM e elevação da estabilidade e rigidez das misturas, sem prejuízos à vida de fadiga.

Compactação do solo - parte 1: Introdução, causas e consequências

15 questões relacionadas encontradas

O que é energia de compactação?

A compactação é um processo que visa melhorar as propriedades do solo através da redução dos seus vazios pela aplicação de pressão, impacto ou vibração. Além disso, esse processo torna o maciço mais homogêneo. Esta operação resulta no aumento do peso específico aparente do solo.

Quais são as energias de compactação?

Esse ensaio, utilizando o Equipamento AASHTO, pode ser realizado nas três energias de compactação, compactando-se cada camada com: 12 golpes (Energia Normal), 26 golpes (Energia Intermediária) ou 55 golpes (Energia Modificada).

O que causa a compactação do solo?

A compactação do solo é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade, que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. A compactação é causada pela ação do homem ao manejar o solo utilizando máquinas e implementos de maneira inadequada.

Como é feita a compactação do solo?

A compactação do solo ocorre quando as partículas do solo são pressionadas juntas, reduzindo o espaço poroso entre elas. Os solos fortemente compactados contêm poucos poros grandes, menor volume total de poros e, consequentemente, maior densidade.

Quais são as causas que podem levar ao desgaste do solo?

A erosão é caracterizada pelo desgaste do solo a partir da remoção de suas camadas superficiais. Ela pode ser provocada pela chuva, pela água dos rios, pelo vento e até pelo gelo.

Quais as consequências da compactação para a conservação do solo e da água?

O principal efeito da compactação do solo é a perda de poros. Com o aumento da densidade, diminuem-se os poros e, assim, a água não consegue se infiltrar. Sem água no solo, as plantações não sobrevivem. Além disso, num solo compactado, as raízes não conseguem crescer além da camada superficial.

Quais as consequências da compactação do solo para as plantas no meio rural e nas cidades?

Um solo pode ser quimicamente bom, mas, ocorrendo a compactação, as plantas não se beneficiam adequadamente dos nutrientes disponíveis, uma vez que o desenvolvimento de novas raízes fica prejudicado e é nelas que ocorre a maior taxa de absorção.

Quais as consequências de um mal preparo de solo?

A erosão hídrica provoca perdas de solo, água e nutrientes, principalmente, daqueles que são adsorvidos na superfície das partículas de argila e matéria orgânica e constitui um dos fatores que mais contribui para a queda de produtividade do solo e a decadência de muitas lavouras (SILVA et al., 1997).

Que fatores podem intensificar a salinização dos solos?

Existem três causas principais para a salinização do solo: a subida do nível freático, a adoção de métodos incorretos de irrigação e o acúmulo de água salgada proveniente dos mares e oceanos.

O que causa a impermeabilização do solo?

A impermeabilização do solo é gerada através da cobertura do solo por materiais como cimentação, asfaltamento, calçamento e edificações, entre outros. Fazendo com que o solo perca a capacidade natural de absorção da água e, consequentemente, aumentando o pico de vazão de água em uma eventual chuva a jusante de um rio.

Qual a influência da umidade na compactação dos solos?

A condição de umidade no momento em que o solo está sendo compactado tem grande influência na redução e redistribuição do espaço poroso. Solos secos são mais resistentes a mudanças na distribuição do tamanho dos poros, e essa resistência é reduzida com o aumento do conteúdo de água (EAVIS, 1972).

Como ocorre o processo de compactação?

A compactação é definida como o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade. Isso ocorre quando o solo é submetido a um grande esforço ou compressão, expulsando o ar dos poros e rearranjando as partículas.

Quais são os principais processos de compactação?

Tipos de compactação de solo
  • Compactação Estática.
  • Compactação Vibratória.
  • Compactadores de Percussão.
  • Rolos Compactadores.
  • Placas Compactadoras.

Como fazer uma boa compactação?

Para este tipo de serviço, o mais indicado é utilizar equipamentos como compactadores (ideais para a compactação de solos em áreas confinadas, como obras de saneamento, instalações hidráulicas, elétricas, telefônicas, galerias e compactação de solos em valetas, entre outras) e placas vibratórias.

Como evitar a compactação do solo?

Uma das soluções para reduzir a compactação é diminuir a pressão aplicada ao solo, com menor carga sobre os rodados ou com aumento da área em que ela é aplicada. A agricultura moderna baseia-se no cultivo de solos agricultáveis objetivando-se criar condições adequadas ao desenvolvimento das culturas.

Quais são as energias de compactação estabelecidas pela NBR 7182 1986?

Esse ensaio, utilizando o Equipamento AASHTO, pode ser realizado nas três energias de compactação, compactando-se cada camada com: 12 golpes (Energia Normal), 26 golpes (Energia Intermediária) ou 55 golpes (Energia Modificada).

Quanto maior a energia de compactação?

Se for considerado o efeito da energia de compactação, quanto maior a energia desta, mais paralelas tendem a se dispor às partículas. Porém, se o teor de umidade for muito alto, a maior energia de compactação não consegue eliminar o ar existente nos vazios do solo, e a densidade pouco se altera.

Qual é a maior energia de compactação dos solos finos e granulares?

Constata-se assim que a maior energia de compactação corresponde um peso volúmico seco maior que é obtido para um teor em água óptimo menor, resultando, portanto, numa curva deslocada para cima e para a esquerda da curva correspondente à menor energia de compactação.

O quê compactação e quais os seus objetivos?

O processo de compactação tem como objetivo reduzir os espaços vazios, aumentar a rigidez e a resistência do solo assim como reduzir a permeabilidade. Através da compactação o maciço se torna mais homogêneo e com a redução dos vazios o peso específico aparente do solo aumenta.

O que é compactação do solo na engenharia civil?

A compactação do solo é um procedimento de densificação que retira espaços e vazios no solo preenchidos com ar por meio de equipamentos mecânicos.

Artigo anterior
Qual a importância de um desenvolvimento sustentável?
Artigo seguinte
Qual a posição da língua portuguesa no mundo?