Qual a função do IPv6?

Perguntado por: Camila Antunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (72 avaliações)

IPv6 é a denominação para Internet Protocol Version 6 (Protocolo de Internet Versão 6, em português). Ele é responsável por abrigar os endereços dos dispositivos conectados à internet, como se fossem a “identidade” da máquina que está trafegando na rede.

Qual o principal objetivo do IPv6?

A longo prazo, o IPv6 tem como objetivo substituir o IPv4, que só suporta cerca de 4 bilhões (4x109) de endereços IP, contra cerca de 3,4x1038 endereços do novo protocolo.

O que é IPv6 Como funciona?

IPV6 é o protocolo da internet. A versão 6 é a mais atual e sucede a anterior, IPV4. Ao enviar e receber informação pela internet, os dados são divididos em pacotes. Cada pacote é identificado por um endereço de quem envia e de quem recebe.

Qual é a vantagem de usar o IPv6?

A disponibilidade de um número quase ilimitado de endereços IP é um dos maiores benefícios da implementação de redes IPv6. Comparado ao IPv4, o IPv6 aumenta o número de bits do endereço por um fator 4. Desta forma, o endereço que na versão 4 era de 32 bits, passa a ter 128 bits.

O que acontece se desativar o IPv6?

Não é recomendável desativar o IPv6 em condições normais, mas usuários avançados recorrem à prática para resolver alguns problemas de conexão. Por ser relativamente novo, o protocolo pode ter sido mal implementado pelo provedor, causando problemas de rotas e incompatibilidades com sistemas.

O que é o IPv6, em português claro

33 questões relacionadas encontradas

É bom ativar o IPv6 no roteador?

Então, boa parte do tráfego do provedor vai acabar passando pelo IPv6. Portanto, ativar o IPv6 na rede já se tornou indispensável, além de, reafirmando, diminuir os custos, seja a curto, médio ou longo prazo.

O que melhora com IPv6?

O protocolo IPv6 pode manipular pacotes de maneira mais eficiente, melhorar o desempenho e aumentar a segurança. Ele permite que provedores de serviços de internet reduzam o tamanho de suas tabelas de roteamento, tornando-os mais hierárquicos.

Quais as desvantagens do IPv6?

Desvantagens do IPv6 • Um potencial problema do IPv6 é que ele é menos eficiente ao utilizar a banda disponível, o que pode causar lentidão em sites de rede com menor banda disponível.

Porque o IPv6 é melhor que o IPv4?

Atuando em 128 bits, o IPv6 suporta cerca de 340 undecilhões de endereços, contra 4 bilhões suportados pelo IPv4. Além do maior número de combinações, o IPv6 também simplifica as atribuições de endereços e traz recursos adicionais de segurança de rede.

Como faço para ativar o IPv6?

Vá a Menu Iniciar > Painel de Controle > Conexões de rede e clique com o botão direito do mouse sobre a rede que será configurada. Vá a “Propriedades” e na tela “Geral” habilite a opção “Microsoft TCP/IP versão 6”. Pronto. Isto é o suficiente para que o novo protocolo de internet esteja funcionando em sua máquina.

Como usar IPv6 em minha rede?

Para pingar um endereço IPv6 podemos usar o comando ping no terminal, se estivermos usando Windows, ou ping6, se o sistema operacional for Linux ou macOS. Windows: O ping tem um parâmetro especial (-6) que podemos passar para indicar que o endereço é do tipo IPv6, conforme mostrado abaixo.

Como Conectarse a internet IPv6?

Instalar IPv6
  1. Clique em Iniciar, clique em Painel de Controle e clique duas vezes em Conexões de Rede.
  2. Clique com o botão direito do mouse em qualquer conexão de área local e clique em Propriedades.
  3. Clique em Instalar.
  4. Clique em Protocolo e clique em Adicionar.
  5. Clique em Microsoft TCP/IP versão 6 e clique em OK.

Quais as características de um pacote IPv6?

As características mais importantes do IPv6 são:
  • Expansão das capacidades de endereçamento e routing;
  • Simplificação do cabeçalho;
  • Suporte para cabeçalho de extensão e de opções;
  • Suporte para autenticação e privacidade;
  • Suporte de auto-configuração;
  • Suporte para selecção de rota pelo originador;

Qual a principal diferença do IPv4 para o IPv6?

A diferença mais óbvia, e a mais aplicável para pessoas comuns, é a diferença nos formatos: IPv4 usa um endereço de 32 bits. IPv6 usa um endereço de 128.

Quais as principais diferenças do IPv6 para o IPv4?

A maior diferença entre IPv4 e IPv6 com certeza é o número de endereços IP disponíveis em cada um dos protocolos. No IPv4 temos 4,294,967,296 endereços, enquanto no IPv6 temos um total de 340,282,366,920,938,463,463,374,607,431,768,211,456 endereços IP.

Quais as principais diferenças entre o IPv4 e IPv6?

Diferenças entre IPv4 e IPv6

No IPv4, cada protocolo é composto por quatro grupos de dois dígitos hexadecimais, cada um com 32 bits e variando entre entre 0 e 255. ... O IPv6, por sua vez, possui oito grupos de números, cada um com quatro dígitos (128 bits) hexadecimais.

Qual é mais seguro IPv4 ou IPv6?

Um dos pontos chave desta transição é a segurança. Muitos têm apostado que o IPv6 é naturalmente mais seguro que o IPv4, se baseando, provavelmente, no suporte obrigatório que o IPv6 oferece ao IPSec.

Por que criaram o IPv6?

O protocolo IPv6 não foi só criado para resolver o problema de quantidades de endereços, foi também para disponibilizar novos serviços e benefícios que não existiam no IPv4 ou que não eram utilizados de forma otimizada.

Qual o IPv6 do Google?

Esses números são os endereços do Google Public DNS IPv6: 2001:4860:4860::8888.

Qual é o fator motivador mais importante para mudar para o IPv6?

O principal motivo para a implantação do IPv6 na Internet é a necessidade de mais endereços, porque a disponibilidade de endereços livres IPv4 terminou. Para entender as razões desse esgotamento, é importante considerar que a Internet não havia sido projetada para uso comercial.

Por que o NAT não é necessário no IPv6?

a) A implementação do IPv6 em uma rede LAN faz com que não seja necessária a utilização de NAT, pois o protocolo em sua nova versão possui endereços válidos o suficiente para dispensar seu uso, além de proporcionar maior velocidade na troca de informações.

Quem já está usando o IPv6?

Todos os novos smartphones já são capazes de ler IPv6, bem como alguns gateways de banda larga. Alguns modelos mais antigos podem ser atualizados pelo provedor de serviço para suportar o protocolo.

O que é IPv6 no roteador Intelbras?

O IPv6 é a versão mais atual do IP (Internet Protocol / Protocolo de Internet), é um protocolo padrão para comunicação entre todos os computadores ligados à internet.

Quais as principais características do protocolo IP?

Características do protocolo IP

O IP foi desenvolvido como um protocolo com baixa sobrecarga. Ele somente fornece as funções necessárias para enviar um pacote de uma origem a um destino por um sistema de redes interconectadas. O protocolo não foi elaborado para rastrear e gerenciar o fluxo dos pacotes.

Como acessar um IPv6?

Para acessar seu roteador com um navegador usando IPv6, você precisará descobrir quais endereços 'normais' (escopo global) ele possui. Esses endereços não precisam de um ID de escopo e funcionarão no seu navegador. Quando você encontrar um endereço IPv6 utilizável, poderá usá-lo em um URL.

Artigo anterior
Como são classificadas as necessidades dos agentes econômicos?
Artigo seguinte
O que o biomédico faz no Banco de Sangue?