Qual a função do hormônio vegetal auxina qual seu precursor?

Perguntado por: Nádia Almeida Carneiro  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (16 avaliações)

Hormônios que estimulam o alongamento celular das plantas
A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.

Qual precursor de auxina?

Charles Darwin foi o precursor da descoberta das auxinas, quando estudou o fototropismo em alpiste. Os estudos de Darwin e de outros pesquisadores demonstraram que o crescimento em curvatura em resposta à luz era influenciado por uma substância química produzida no ápice do coleóptilo.

Qual a função do hormônio vegetal auxina?

A auxina é um importante hormônio vegetal que atua regulando o crescimento e desenvolvimento da planta. É produzida em folhas jovens e primórdios foliares, sendo também encontrada em sementes, flores e frutos.

Qual é o precursor das citocininas?

Biossíntese e transporte

A biossíntese de citocinina é realizada através da transferência do grupo isopentenil do IPP (Isopentenil-difosfato - unidade biológica do isopropeno, um precursor de citocinina) para AMP, ADP ou ATP. A reação é catalisada pela enzima fosfato-isopenteniltransferase (IPT).

Qual é a função dos hormônios vegetais?

Os hormônios vegetais, ou fitormônios, atuam diretamente no desenvolvimento das plantas e envolvem processos como crescimento, floração, frutificação, entre outros. O desenvolvimento das plantas envolve processos como crescimento, floração, frutificação, entre outros.

Auxinas (Hormônios Vegetais) - Fisiologia Vegetal - Aula 27: Botânica (Prof. Guilherme)

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os hormônios vegetais?

Os hormônios notadamente promotores do crescimento vegetal são as auxinas (AX), citocininas (CK) e giberelinas (GA), enquanto que ácido abscísico (ABA) e etileno (ET) reduzem ou inibem o desenvolvimento por diferentes processos, sendo o fechamento estomático promovido por ABA e a senescência precoce decorrente da ...

Quais são os principais hormônios vegetais?

Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno.

Qual a função do citocinina?

As citocininas (CKs), são compostos hormonais que são sintetizadas majoritariamente em meristemas apicais radiculares e transportadas via xilema para a parte aérea. Esse hormônio tem papel fundamental no controle das etapas da divisão celular nos tecidos vegetais e na quebra de dormência de gemas axilares.

Onde encontrar hormônio citocinina?

As citocininas são uma classe de fitormônios encontrada em grande quantidade na região dos ápices radiculares, folhas, frutos e sementes. Vale destacar que o principal local de síntese é nas raízes. Sabe-se que depois de sintetizado no ápice radicular, esse hormônio migra para as outras partes da planta via xilema.

Quais as principais citocininas naturais e sintéticas?

As principais naturais são a trans-zeatina, dihidrozeatina e a Isopentenil-adenina, e as sintética são a cenetina e BAP. A característica comum às citocininas são: possuir uma cadeia lateral ligada ao N-6 da adenina e todas as citocininas naturais são derivadas da adenina.

Qual a importância das auxinas para o Fototropismo vegetal?

As auxinas são hormônios vegetais que controlam os movimentos das plantas em resposta à luz (fototropismo). ... Esses hormônios são, ainda, responsáveis pela formação de raízes adventícias; estimulam o ovário da planta para que se forme o fruto; e inibem as gemas laterais das plantas (dominância apical).

Quais as principais auxinas naturais?

  • Cinco auxinas (endógenas) de ocorrência natural em plantas incluem os ácidos indolacético, cloroindolacético, fenilacético, indolbutírico e indolpropiônico. ...
  • Análogos de auxina sintética incluem ácido 1-naftalenacético, ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D), e muitos outros.

Quais são os efeitos do Fitormônio auxina?

As auxinas apresentam efeitos notáveis em quase todas as etapas do desenvolvimento e crescimento vegetal. Atuam no desenvolvimento dos frutos e sua presença no ápice caulinar exerce uma forte inibição no crescimento das gemas laterais, mantendo-as dormente, efeito chamado de dominância apical.

Quais são as auxinas?

As auxinas são os fitormônios, ou hormônios vegetais, mais importantes das plantas. Além das plantas, esses hormônios podem ser encontrados também em fungos, bactérias e algas. Dentre as atividades fisiológicas das auxinas, podemos destacar como a principal a regulação do crescimento dos vegetais.

Como produzir auxina?

Sua produção também ocorre em embriões nas sementes, em tubos polínicos, e até pelas células da parede de ovários em desenvolvimento. Na planta adulta, é produzindo nas gemas apicais, principalmente as caulinares.

Qual é a função da giberelina?

As giberelinas são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas e possuem diversas funções, como alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes. A giberelina é um hormônio vegetal que pode ser encontrado nas raízes e folhas jovens, nas sementes em fase de germinação, nos frutos e meristemas.

Como é que foi descoberto a citocinina?

A descoberta das citocininas ocorreu por meio de pesquisas que investigavam os fatores envolvidos no crescimento e desenvolvimento de células e tecidos isolados em tubos de ensaio, processo chamado de cultura de tecidos ou cultivo in vitro.

Como o hormônio vegetal citocinina atua?

Citocininas. As citocininas são abundantes em locais com grande atividade de proliferação celular, como sementes em germinação, frutos e folhas em desenvolvimento e ponta de raízes. Em associação com auxinas atuam na divisão celular e no controle da dominância apical.

Onde se encontra o etileno?

O etileno, um hormônio vegetal (fitormônio) gasoso e incolor, é produzido por diversos órgãos vegetais e distribuído pela planta por difusão a partir do local onde é produzido. Pode ser produzido como resposta a fatores de estresse, como a seca, bem como durante o amadurecimento de frutos.

Qual é a diferença entre xilema e floema?

O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.

Qual a importância da citocinina na propagação de plantas por cultura de tecido?

Reguladores de Crescimento ou Hormônios

A composição e concentração de hormônios no meio são fatores determinantes no crescimento e no padrão de desenvolvimento na maioria dos sistemas de cultura de tecidos. As auxinas e as citocininas são as classes de reguladores de crescimento mais utilizadas na cultura de tecidos.

Quais são os cinco principais grupos de hormônios vegetais por que os hormônios devem ser considerados reguladores ao invés de estimuladores?

Estudos realizados durante o último século têm mostrado que o desenvolvimento da planta é regulado por cinco principais classes de hormônios: auxinas, giberelinas, citocininas, etileno e ácido abscísico (Figura 1).

Qual a diferença entre hormônio e regulador vegetal?

Os hormônios ou fitormônios são, portanto, substâncias naturais produzidas pelo próprio vegetal, enquanto os termos, regulador de crescimento ou regulador vegetal são empregados para todas as substâncias,naturais (produzidas por fungos, por exemplo) ou artificiais, que possuem efeitono crescimento e desenvolvimento das ...

Quais são os efeitos do fitormônio etileno?

Os efeitos do etileno são variados, destacando-se o amadurecimento de frutos, a senescência (envelhecimento) de flores e folhas e a abscisão (queda) de folhas e frutos. Outra função que pode ser atribuída ao etileno é a determinação do sexo de flores de algumas espécies de plantas, como as da família Cucurbitaceae.

Como a auxina promove o enraizamento?

As auxinas estimulam a produção de primórdios radiculares. No entanto, em concentrações elevadas, as auxinas inibem o alongamento radicular devido ao estímulo à síntese de etileno. As auxinas mais usadas no enraizamento de estacas são o ácido indol-butírico (AIB) e o ácido naftaleno-acético (ANA).

Artigo anterior
O que as pessoas mais comem no mundo?
Artigo seguinte
Para que serve um copo com água e sal grosso?