Qual a função do hormônio T3 e T4?
Perguntado por: Érika Vieira de Lima | Última atualização: 23. Januar 2025Pontuação: 4.3/5 (26 avaliações)
A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam funções do organismo como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.
Qual é a função do hormônio T3?
O que é T3? É um segundo hormônio da tireoide também produzido por sua glândula, além de outros tecidos através da desiodação do T4 (conversão enzimática). Através desse hormônio é possível manter o controle muscular, função e desenvolvimento do cérebro, coração e funções digestivas.
Qual é a função do T4?
T4 é a sigla para tiroxina, também chamada de tetraiodotironina. Trata-se de um hormônio que é produzido pela tireóide e que atua na regulação de diferentes processos do corpo humano, como a regulação da pressão arterial e de outros aspectos do metabolismo do paciente.
Qual a função do hormônio T4 no organismo?
O T4 livre é a fração livre e ativa do hormônio tiroxina, produzido pela glândula tireoide. A dosagem do T4 livre visa avaliar como está o funcionamento da tireoide. Este hormônio exerce diversas funções importantes no nosso organismo, como regulação do metabolismo, crescimento e desenvolvimento do corpo.
Qual é mais importante T3 ou T4?
A tireoide produz proporcionalmente mais T4 do que T3 (mais de 90% da produção é de T4), porém o T3 é o hormônio mais ativo, pois é cerca de 4x mais potente conferindo a ação mais plena dos hormônios tireoidianos. O T4 é convertido em quase sua totalidade perifericamente nos tecidos em T3.
Tudo sobre T3 e T4 - hormônios da tireóide
O que acontece quando o T3 está baixo?
No déficit de T3 e T4, o coração diminui o bombeamento de sangue e pode sofrer com uma insuficiência cardíaca. Os rins não conseguem filtrar o líquido vermelho direito. O intestino fica mais lento e a pele resseca. Os olhos, por sua vez, correm um sério risco de glaucoma.
O que a falta do hormônio da tireoide pode causar?
Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.
O que acontece quando o T4 está alto?
Valores altos de T4 livre podem indicar hipertireoidismo, câncer de tireoide, tireoidite, bócio e infertilidade feminina; já baixos indicam quadros de hipotireoidismo: nutrição ou tireoidite de Hashimoto (doença autoimune em que o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide).
Quando o T4 livre é preocupante?
Resultados maiores que 1.48 ng/dL são altos, sugerindo hipertireoidismo, ou seja, que a tireóide está funcionando acima do necessário. Pacientes que já têm diagnóstico de doença da tireoide e usam medicamentos com hormônio tireoidiano também podem apresentar valores de T4 elevados.
Quando TSH é preocupante?
Exame de TSH
<4,5 μUI/mL: níveis normais de TSH no sangue, com baixa probabilidade de hipotireoidismo. de 4,5 a 10 μUI/mL: alteração no nível de TSH no sangue, podendo indicar um caso de hipotireodismo. >10 μUI/mL: nível alto de TSH, com grandes chances de hipotireoidismo.
O que acontece quando o T4 está baixo?
Quando há baixa produção de T4L, o paciente apresenta indisposição, fadiga, diminuição da concentração, sonolência, constipação, também pode ocorrer ganho de peso e inchaço.
Porque o T3 emagrece?
Os hormônios tireoidianos levam à uma ilusão de emagrecimento pelo fato de “acelerarem o metabolismo”, porém o que ocorre é consumo de massa muscular, o que não é nada saudável!.
Quais os sintomas do T3 alto?
Já o hipertireoidismo é exatamente o contrário do primeiro, pois há um excesso de hormônios T3 e T4 no sangue e níveis de TSH escassos. Com isso, o hipertireoidismo pode resultar em palpitações cardíacas, sensação de calor excessivo, insônia, diarreia, nervosismo, perda de peso, tremores e calafrios.
Onde o T3 age?
A tireoide produz os chamados hormônios tireoidianos, e um deles é o T3 é, que participa de uma série de processos do organismo, de funcionamento do cérebro e coração a funções digestivas. Confira a seguir como o T3 age no corpo e como a falta ou excesso desse hormônio pode prejudicar o bom funcionamento do organismo.
Como agem os hormônios T3 e T4?
O hormônio tireoidiano é necessário para o desenvolvimento normal dos tecidos cerebral e somático nos fetos e recém-nascidos e, em todas as idades, regula o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. T3 é a forma mais ativa na ligação ao receptor nuclear; T4 tem somente atividade hormonal mínima.
Qual é a função do hormônio TSH?
O TSH é o hormônio estimulador da tireoide, uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço. Sua função é produzir os hormônios T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina), que controlam o metabolismo do corpo.
Qual a diferença entre TSH e T4 livre?
Exame de TSH: serve para avaliar a tireoide no sangue e analisar o hormônio que possa estar em excesso causando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo. É o exame inicial para investigação de doenças que acometem a tireoide. Exame de T4: serve para avaliar a quantidade de T4 total e T4 livre.
O que pode acontecer se o TSH estiver muito alto?
O que significa quando TSH está alto? Em geral, variações que deixam o nível de TSH alto no sangue podem ser indicativos de disfunção na tireoide. Sendo assim, se a glândula estiver produzindo menos hormônios T3 e T4 do que deveria, a hipófise recebe uma mensagem para elevar as taxas de TSH.
Quais são os sintomas do TSH baixo?
Os sintomas relacionados ao TSH baixo são os típicos do hipertireoidismo, como agitação, palpitação cardíaca, insônia, perda de peso, nervosismo, tremores e diminuição da massa muscular.
Qual o valor do TSH é considerado normal?
O limite superior de normalidade varia muito em diferentes populações: entre 2,4 e 4,2 mIU/L.
Como normalizar o T4?
Grão de bico, trigo sarraceno, soja, feijão e aveia: esses são alguns exemplos de alimentos riquíssimos em nutrientes benéficos para a tireóide, tais como o zinco. Este micronutriente é muito útil para a conversão de T4 em T3, forma ativa do hormônio tireoidiano nas células alvo.
Qual é o valor normal do T3?
Quais são os resultados possíveis para o exame T3 Livre? Resultados entre 1.71 e 3.71 pg/ml estão dentro da faixa normal. Valores baixos podem acontecer no hipotireoidismo, quando a tireoide está funcionando pouco.
Como é a crise de hipotireoidismo?
A face fica edemaciada, a voz rouca e a dicção lenta, as pálpebras caem e os olhos e face ficam inchados. Normalmente, apenas um exame de sangue é necessário para confirmar o diagnóstico. A maioria das pessoas com hipotireoidismo precisa ingerir hormônio tireoidiano pelo resto da vida.
Quais os piores sintomas do hipotireoidismo?
- Prisão de ventre;
- Menstruação irregular;
- Cansaço excessivo;
- Sonolência;
- Queda de cabelo;
- Ganho de peso;
- Diminuição da memória;
- Dores musculares;
Como fica a pele de quem tem hipotireoidismo?
Baixos níveis de hormônios da tireoide podem causar uma série de sintomas, inclusive na pele. Uma das condições mais comuns de quem tem esse problema é a pele extremamente seca, também chamada pelos médicos de xerose. Isso acontece devido ao fato de o hipotireoidismo afetar a produção de suor pelo corpo.
O que fazer para curar fezes moles?
Como pagar uma multa da prefeitura?