Qual a função do Conselho Nacional de Controle e Experimentação animal?
Perguntado por: Lara Vicente de Marques | Última atualização: 13. Februar 2025Pontuação: 4.5/5 (4 avaliações)
Dentre as suas competências destacam-se a formulação de normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica, bem como estabelecer procedimentos para instalação e funcionamento de centros de criação, de biotérios e de laboratórios de experimentação animal.
Qual o papel da Ceua?
A CEUA tem como objetivo deliberar sobre a aprovação ou não de projetos de pesquisa para estudos que versem sobre mecanismos de doença e tratamento em câncer, nos quais sejam utilizados protocolos experimentais com animais.
Para que foi criado o Concea?
O que é o Concea? É o órgão responsável por assegurar tratamento digno, humanitário e ético a todos os animais utilizados em atividades de ensino ou pesquisa científica no território nacional.
O que diz a Lei 11.794 08 de outubro de 2008 Lei procedimentos para o uso científico de animais sobre o uso de animais em atividades de ensino?
A Lei Federal nº 11.794/08 (Lei Arouca) regulamenta o inciso VII do § 1º do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais, revogando a Lei nº 6.638, de 8 de maio de 1979, tendo sido sancionada no dia 8 de outubro de 2008.
Qual é uma competência das CEUAs?
Compete às CEUAs notificar imediatamente ao Concea e às autoridades sanitárias a ocorrência de qualquer acidente envolvendo animais nas instituições credenciadas, fornecendo informações que permitam ações saneadoras (artigo 7º, incisos XIII e XIV da Resolução Normativa nº 51, de 19 de maio de 2021).
11 anos do CONCEA - Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal
O que é o CEUA e o Concea?
Dispõe sobre a composição do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA, estabelece as normas para o seu funcionamento e de sua Secretaria-Executiva, cria o Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais – CIUCA, mediante a regulamentação da Lei n.
Em quais situações não é necessária a submissão de atividades com animais para a CEUA?
- 1) Projetos de ensino/pesquisa que já foram executados. ...
- 2) Projetos que envolvem o uso de animais invertebrados. ...
- 3) Projetos cuja experimentação animal e eutanásia ocorrerem em outra instituição.
O que a Lei diz sobre testes em animais?
No Brasil, essas orientações já eram obrigatórias desde 1998, de acordo com o artigo 32 da Lei 9.605 contra crimes ambientais”, explica. O texto do artigo 32 da Lei 9.605 afirma que é proibido abusar, maltratar, ferir e mutilar animais de todo tipo, com pena de detenção de três meses a um ano.
Qual é o objetivo principal da Lei Arouca Lei nº 11.794 08 no contexto da medicina veterinária e zootecnia?
LEI Nº 11.794, DE 8 DE OUTUBRO DE 2008.
Regulamenta o inciso VII do § 1o do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; revoga a Lei no 6.638, de 8 de maio de 1979; e dá outras providências.
Quais são os 3 R's na experimentação animal?
- REDUCTION (redução) Determinadas ações podem reduzir o uso do número de animais: • ...
- REPLACEMENT (substituir) • ...
- REFINEMENT (refinar) • Refinar os protocolos experimentais para minimizar a dor ou o estresse sempre que possível.
O que estabelece a Lei 11.794 2008?
Regulamenta o inciso VII do § 1º do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; revoga a Lei nº 6.638, de 8 de maio de 1979; e dá outras providências.
Quem criou os testes em animais?
1700 Na Espanha, o médico árabe Ibn Zuhr apresentou a experimentação animal como um recurso para testar procedimentos cirúrgicos antes de aplicá-los em pacientes humanos.
Quando começaram os testes em animais?
Quando os testes em animais começaram e por quê? Os primeiros registros de testes em animais datam do século 19. As primeiras leis que regulamentam o uso de cobaias para experimentos surgiram na Grã-Bretanha em 1876.
O que é o Comitê de Ética no Uso de animais?
A comissão de ética no uso de animais tem por objetivo analisar os aspectos éticos de todos os procedimentos envovendo o uso de animais em atividades de pesquisa e ensino na UFPE.
O que é a Comissão de Ética no Uso de animais?
Compete à CEUA-CEPTA analisar, emitir parecer e expedir certificados a respeito de procedimentos de ensino ou pesquisa que envolvam o uso de animais vertebrados desenvolvidos nas dependências do CEPTA, e fora destas quando forem desenvolvidos por seus servidores, à luz dos princípios éticos em experimentação animal e ...
O que é necessário para que um projeto de pesquisa envolvendo animais seja aprovado pela CEUA?
A CEUA deverá basear sua análise no parecer da comissão de ética ou órgão equivalente da instituição estrangeira que aprovou o projeto, para verificar a compatibilidade da legislação, referente ao uso de animais em ensino e pesquisa científica, do país de origem dessa instituição com a legislação brasileira em vigor.
O que mudou com a Lei Arouca?
Conhecida como Lei Arouca, a legislação criou o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que passou a ser responsável por credenciar instituições para criação e utilização de animais destinados a fins científicos e estabelecer normas para o uso e cuidado dos animais.
Quais leis regulamentam Bem-estar animal?
- Constituição de 1988 - 1988/88.
- Lei nº 7.347, de 24 de Julho de 1985 - LEI DOS INTERESSES DIFUSOS - 7347/85.
- Lei nº 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998 - LEI DE CRIMES AMBIENTAIS - 9605/98.
- artigo 32.
- parágrafo 1º do artigo 70.
Qual Lei criou o Concea?
Dispõe sobre a classificação do nível de risco das atividades econômicas sujeitas a atos públicos de liberação pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - Concea, para os fins da Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, regulamentada pelo Decreto nº 10.178, de 18 de dezembro de 2019.
Quem fiscaliza testes em animais?
O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia responsável por validar e regulamentar experimentos com animais no País, negou, em março de 2014, o banimento do uso de bichos em pesquisas de cosméticos.
É crime fazer testes em animais?
Uso de animais em testes de cosméticos e produtos de higiene pessoal é proibido pelo Governo Federal. Em 14/03/23 09:41. Atualizada em 14/03/23 10:28.
É permitido fazer testes em animais no Brasil?
O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), publicou uma resolução que proíbe o uso de animais em pesquisa, desenvolvimento e controle de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.
Quais os principais cuidados devem ser tomados na pesquisa com animais?
Os pesquisadores devem usar procedimentos que minimizem a dor e o sofrimento e maximizem o bem-estar dos animais. Eles também são solicitados a considerar se poderiam usar alternativas não animais, como modelos matemáticos ou simulações de computador.
Quais práticas devem ser tomadas para garantir o Bem-estar animal em pesquisas científicas?
A recuperação dos animais deve ser feita em sala aquecida, sem ruídos e com luz reduzida. A supressão do sofrimento e da dor deve ser uma das prioridades da experimentação animal.
Quais são os modelos animais mais utilizados na pesquisa básica?
A pesquisa utiliza, basicamente, dois tipos de animais: os de espécies pequenas ( camundongos, ratos, hamsters, coelhos,etc) e os de espécies de grande porte (cães, suínos, cavalos, macacos, etc).
Como é feito o teste de sensibilidade da hanseníase?
O que se paga no eSocial?