Qual a função do Como?

Perguntado por: Ângela Soraia de Valente  |  Última atualização: 30. November 2024
Pontuação: 4.1/5 (29 avaliações)

A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

Qual a função da palavra como?

A PALAVRA COMO. Modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. É sempre invariável. Usado nas frases interrogativas diretas, acrescentando uma circunstância de modo à ação verbal.

Qual a função sintática de como?

Assumindo tal posição, relaciona-se a um verbo ou a um adjetivo, exprimindo circunstância de intensidade ou modo. Em se tratando da função sintática, exerce a função de adjunto adverbial, expresso por essas mesmas circunstâncias. Exemplos: Como fiquei chocada com o acontecido!

Qual é a ideia da palavra como?

Introduz a oração subordinada comparativa; Pode ser substituída por "assim como".

Qual a classificação de como?

Refere-se a um advérbio de modo. Introduz uma oração subordinada adverbial, podendo ser classificada, tendo como referência as seguintes circunstâncias adverbiais: * Causal – equivale a porque, já que, uma vez que. Como não foi convidado, optou por não comparecer ao aniversário.

LAMBDA( ), a melhor Função do Excel | Automatizar Tarefas e Ganhar Tempo | 3 Exemplos Práticos

43 questões relacionadas encontradas

Qual a classificação da palavra como?

As preposições têm como função estabelecer relações de sentido entre os termos de uma oração. São exemplos dessa classe gramatical: “a”, “após”, “como”, “acima de” e inúmeras outras.

O que significa a conjunção Como?

Como conjunção subordinativa é polissêmica, pois pode ser de três tipos: causal – Como ainda estava de luto, não o namorou. –, comparativa – Ele vive como um cidadão honesto. -, e conformativa – Ela fez o trabalho, / como a professora a orientou.

Qual é a conjunção da palavra como?

Comparativas: iniciam orações subordinadas estabelecendo relação de comparação em relação à oração principal. As principais conjunções subordinativas adverbiais comparativas são “como”, “(tal) qual”, “(tanto) quanto”. Exemplos: “Era forte como um touro.”

Qual o sinônimo de como?

1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito.

Como na gramática?

O vocábulo "como" é uma conjunção comparativa pois introduz uma comparação com uma parte da oração anterior (algo).

Que função?

Que - Conheça as funções dessa palavra
  • Substantivo: precedido de determinantes e acentuado. ...
  • Pronome Interrogativo: ...
  • Pronome Relativo: substitui o antecedente e corresponde a: a qual, as quais, etc. ...
  • Advérbio: (de intensidade) - equivale a quão, como, e acompanha adjetivo e advérbio.

Como por exemplo?

Quando se usa por exemplo? Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.

Quando como é preposição?

São preposições acidentais: afora, como, conforme, durante, exceto, feito, fora, mediante, salvo, segundo, visto, entre outras.

Porque como pronome?

Como pronome relativo, aparece no meio de uma frase para relacionar termos ou ligar orações. Por ser substituído por “pelo qual”, “por qual”, “pela qual”, “pelas quais”. Exemplos com “por que”: – As dificuldades por que passei não lhe interessam.

Como é conjunção explicativa?

Como conjunção explicativa

Introduz uma oração coordenada explicativa e indica uma justificativa para algo ter ocorrido. Exemplos: Não fui à praia porque estava chovendo. (explicação de não ter ido à praia)

Quando como conjunção?

Na frase que indica, «Quando chegas?», a palavra quando é um advérbio interrogativo. Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»);

Como também conjunção?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Como conjunção comparativa?

As conjunções subordinativas comparativas são aquelas que exprimem comparação. Exemplos: como (relacionado a tal, tão, tanto), como se, do que (relacionado a mais, menos, maior, menor, melhor, pior), que. Prata vale menos do que ouro.

Como conjunção subordinativa?

As conjunções subordinativas adverbiais comparativas estabelecem uma correspondência, um paralelo em relação a oração independente. São elas: como, assim como, como se, bem como, que nem, que e do que (precedido de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), tal qual, etc.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para afinar a cintura com cinta?
Artigo seguinte
Qual é a importância de chorar?