Qual a função do Coanócito pinacócito e Amebócito?

Perguntado por: Lourenço Marco Marques Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (39 avaliações)

a) A digestão do alimento é realizada pelos coanócitos, e os nutrientes são distribuídos pelos pinacócitos. b) Os coanócitos são responsáveis pela fagocitose das partículas alimentares. c) Os amebócitos são responsáveis somente pela produção das espículas.

Qual a função das células Pinacócito Coanócito e Amebócito?

Amebócitos – células livres de vários tipos que se deslocam por movimentos ameboides, presentes no mesênquima ou mesogleia (substância gelatinosa localizada entre as camadas de pinacócitos e coanócitos) e que são responsáveis pelo crescimento e capacidade de regeneração, pois podem originar todos os restantes tipos de ...

Qual é a função do Pinacócito?

O pinacócito é uma célula de revestimento externo das esponjas do mar. Tem a função de ajudar a dar sustentação e proteger o animal. Juntas elas formam uma estrutura chamada pinacoderme. ... Entre os pinacócitos há outra célula do filo dos poríferos chamada de porócito.

O que é meso Hilo e qual sua função?

Entre estas duas camadas há o meso-hilo, composto por substância gelatinosa e células responsáveis pela digestão, fabricação de estruturas de sustentação, e também pela formação de todos os tipos celulares destes animais.

Quais as células dos Poríferos e suas funções?

Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero. O alimento é capturado por fagocitose e pinocitose e é digerido ou transferido para células chamadas amebócitos.

06 - Poríferos - Células - Pinacócito, espicula e amebocito

17 questões relacionadas encontradas

Quais são as células dos poríferos?

A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.

Quais são as principais células dos poríferos?

Apesar de não possuírem tecidos, os poríferos apresentam células especializadas que atuam para garantir o perfeito funcionamento do corpo. As células responsáveis por revestir o animal são os pinacócitos, que possuem formato achatado e estão bastante unidos entre si.

É uma célula flagelada?

Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide. ... Flagelos são encontrados também em células reprodutivas das plantas, as quais são chamadas de anterozoides, e também em outros organismos, tais como algas e protozoários. Além da função de locomoção, os flagelos podem ser utilizados com outras finalidades.

Como se chama o tipo de alimentação dos poríferos?

Respiração e Alimentação

Os poríferos são animais filtradores. ... A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares. As partículas absorvidas são capturadas pelos coanócitos, que digere parte das substâncias.

Quais os três tipos de estrutura corporal em poríferos?

Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo. O tipo ascon é o mias simples.

Onde são encontrados os pinacócitos?

Os pinacócitos são células de revestimento que formam a pinacoderme nas esponjas. Têm forma poligonal, são finas, coriáceas e estreitamente ligadas.

Quanto às características anatômicas dos Espongiários é correto afirmar que?

Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: as esponjas de estrutura asconoide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.

Qual a função do Escleroblastos?

Existem dois tipos principais de amebócitos, denominados de acordo com a função que exercem. Desta maneira os escleroblastos secretam espículas minerais e os arqueócitos podem receber e digerir o alimento capturado pelos coanócitos e podem formar as células reprodutivas.

Quais as principais características dos poríferos e cnidários?

Exclusivamente aquáticos ( Doce ou Salgada*); Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água.

O que são os amebócitos?

Significado de Amebócito

substantivo masculino [Biologia] 1 Célula amebóide. Célula errante do sangue e dos tecidos de muitos animais invertebrados, que age como fagócito e ajuda na assimilação e excreção. ... Etimologia (origem da palavra amebócito).

São células fl Ageladas com colarinho membranoso contrátil e delimitam a cavidade do átrio?

São células flageladas com colarinho membranoso contrátil e delimitam a cavidade do átrio. São células achatadas presentes na camada externa de revestimento da parede corporal. Alternância de gerações de pólipos e de medusas. Animal que apresenta somente dois folhetos embrionários: ectoderma e endoderma.

Qual é a forma de nutrição dos poríferos?

Nutrição. Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.

Que tipo de digestão é feita pelos poríferos?

A digestão, por exemplo, não ocorre em um sistema digestório. São os coanócitos os responsáveis por retirar da água o alimento necessário para a esponja, fazendo, posteriormente, a digestão intracelular. Eles podem também transferir os alimentos aos amebócitos, que levam as substâncias para outras células.

Qual o hábito alimentar das esponjas?

A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.

É uma célula flagelada com um funil?

Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.

Qual é a função do flagelo?

Os flagelos são filamentos finos e compridos (maiores que o corpo do organismo onde se encontram), constituídos por protoplasma que se expande do corpo celular. São capazes de movimento vibratório, utilizado na locomoção e alimentação. São frequentes nos protozoários, esponjas e gâmetas móveis.

Quais são os tipos de flagelos?

São em geral considerados três tipos de flagelos: (1) eucarióticos; (2) bacterianos; e (3) arqueanos. Esta tipologia resulta da observação de que em cada um destes três domínios biológicos, os flagelos são completamente diferentes tanto em estrutura como em origem evolutiva.

Que células são exclusivas das esponjas e garantem o papel de alimentação desses animais *?

03) Os pinacócitos são células que revestem externamente o corpo das esponjas. Os coanócitos são células flageladas que revestem a espongiocele e responsáveis pela captura de alimento.

Qual é a célula exclusiva dos cnidários?

Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos.

Quais são as células exclusivas dos cnidários?

Nos cnidários existe um tipo especial de célula denominada cnidócito, que apesar de ocorrer ao longo de toda a superfície do animal, aparece em maior quantidade nos tentáculos.

Artigo anterior
Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de ligamento do joelho?
Artigo seguinte
Quais são as principais pessoas ligadas ao mundo da moda no Brasil?