Quais os principais fatores que afetam a resposta do paciente a um medicamento?

Perguntado por: Lucas Mário Neves Vicente Melo  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (60 avaliações)

Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.

Quais os fatores ligados ao paciente que podem afetar a cinética de um fármaco?

Diferenças genéticas (hereditárias) entre indivíduos afetam a cinética das drogas, ou seja, a velocidade com que as drogas movimentamse dentro do corpo. O estudo da influência das diferenças genéticas sobre a resposta às drogas é chamado farmacogenética.

Quais são os fatores que determinam a escolha de um medicamento?

A escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada se é local ou geral, rapidez da ação desejada, esta orienta, por exemplo, se deve ser preferida a via inta-muscular ou a intravenosa em determinados casos, e a natureza do medicamento, os voláteis pela via ...

Qual a importância da escolha da via de administração do medicamento?

A escolha correta da via de administração de medicamento é de suma importância, pois, quando mal escolhida, pode acarretar em baixa absorção e consequente diminuição da eficácia clinica, não apresentando efeito esperado, o que certamente levaria ao insucesso do tratamento.

Como escolher a via de administração de medicamentos?

Assim que o medicamento é injetado, ele se move para os pequenos vasos capilares, sendo transportado pela corrente sanguínea; Intramuscular: Essa via de administração de medicamentos costuma ser preferível à via subcutânea quando é necessária uma quantidade maior do produto.

Por Que Há Variações nas Respostas do Paciente aos Medicamentos?

27 questões relacionadas encontradas

Quais são esses fatores que podem afetar a distribuição de um fármaco?

A distribuição é afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico- químicas da substância. Os fármacos pouco lipossolúveis, por exemplo, possuem baixa capacidade de permear membranas biológicas, sofrendo assim restrições em sua distribuição.

Quais são os fatores que podem interferir em cada passo da Admê?

Alguns fatores podem afetar a distribuição, como as taxas de fluxo sanguíneo regionais, o tamanho molecular, polaridade, ligação à proteínas séricas formando complexos. A distribuição é especialmente problemática quando é preciso ultrapassar uma barreira natural, como a hematoencefálica.

Como condições patológicas podem afetar a farmacocinética de um fármaco?

Como condições patológicas podem afetar a farmacocinética de um medicamento? · Doenças cardiovasculares podem reduzir o fluxo de sangue para órgãos de metabolismo e excreção, aumentando o tempo de meia vida do fármaco e gerando Css maiores.

Como as patologias hepáticas e renais interferem nos processos farmacocinéticos de uma droga?

Doenças hepáticas podem modificar a cinética das drogas biotransformadas no fígado pela redução das proteínas plasmáticas e alteração da ligação à droga e/ou diminuição do fluxo sangüíneo hepático, retardando, assim, o metabolismo dos fármacos (RODIGHIERO, 1999; NEIDLE et al., 2000).

Quanto aos fatores que interferem na farmacocinética e na ação dos fármacos Pode-se afirmar que?

fármacos hidrossolúveis são absorvidos com maior facilidade ao longo do trato gastrintestinal. o pH do meio não interfere na absorção e excreção dos fármacos. a biotransformação do fármaco é um processo que favorece a sua eliminação. ...

Quais os efeitos adversos de medicamentos?

EFEITO ADVERSO: efeito prejudicial ou indesejável que ocorre durante ou após uma intervenção ou o uso de um medicamento, em que há possibilidade razoável de relação causal entre o tratamento e o efeito1.

O que significa ADME em Farmacologia?

Os ensaios de farmacocinética (PK) e toxicocinética (TK), bem como os ensaios de Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção (ADME), são realizados para avaliar a disposição de substâncias em um organismo.

Quais são as etapas da farmacodinâmica?

A farmacodinâmica, por sua vez, possui três etapas distintas: local de ação, mecanismo de ação e efeito terapêutico.

O que significa a sigla ADME e qual sua relação com os medicamentos?

A fase farmacocinética abrange os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME), ou seja, "o que o organismo faz com o fármaco".

Quais fatores relacionados à distribuição afetam a meia vida de um fármaco?

“Fatores que afetam o volume de distribuição de fármaco modificam seu tempo de meia-vida. A diminuição da massa muscular, comum no envelhecimento, minimiza o volume de distribuição e, consequentemente, a meia-vida do fármaco. Já a obesidade, aumenta o volume de distribuição e a meia-vida do fármaco”, comenta Sugawara.

São fatores que aumentam a distribuição de fármacos para os tecidos?

Em geral, a distribuição é desigual em virtude de diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos (p. ex., decorrente do conteúdo lipídico), pH regional e permeabilidade das membranas celulares.

O que é a distribuição do fármaco?

Por distribuição de medicamentos entende-se o movimento do medicamento do sangue para os diversos tecidos do corpo (por exemplo, tecidos adiposo, muscular e cerebral) e dos tecidos para o sangue, bem como as proporções relativas do medicamento nos tecidos.

Quais as etapas farmacocinéticas?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

Quais são as etapas da farmacocinética?

Como ocorre a Farmacocinética no corpo

A distribuição do medicamento pelo corpo é feita quando ele esta na corrente sanguínea, a partir daí ele chega aos órgãos, passando pelo sistema nervoso central, coração e pulmão. Depois, é irrigado pelos vasos sanguíneos, passando para o resto do corpo.

Quais os 4 processos envolvidos na farmacocinética explique como cada um funciona de forma breve?

A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. ... Com isso, uma porção da droga será eliminada do organismo, reduzindo assim seu efeito farmacológico.

O que significa o termo biodisponibilidade?

A biodisponibilidade refere-se à extensão e à velocidade em que a porção ativa (fármaco ou metabólito) adentra a circulação sistêmica, alcançando, assim, o local de ação.

O que é ensaio Pré-clínico?

Os ensaios pré-clínicos correspondem às pesquisas conduzidas com o objetivo de descobrir ou confirmar os efeitos farmacológicos e identificar os efeitos tóxicos do medicamento em experimentação que podem ser realizados in vivo, in vitro e em ex vivo.

Como é realizado o processo de distribuição de um fármaco?

Após entrar na circulação sistêmica, o fármaco é distribuído a todos os tecidos corporais. Em geral, a distribuição é desigual em virtude de diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos (p. ex., decorrente do conteúdo lipídico), pH regional e permeabilidade das membranas celulares.

Quais são os tipos de reações adversas?

Em relação a gravidade, as reações adversas são classificadas em: Leve: não necessita de tratamentos específicos ou antídotos e não é necessário suspender o medicamento; Moderada: requer modificação terapêutica, porém o medicamento agressor não precisa ser suspenso.

O que são efeitos adversos e colaterais?

Efeito colateral e efeito adverso

O efeito colateral é qualquer tipo de resposta diferente do organismo às substâncias contidas no medicamento, que são paralelas às que são desejadas ou esperadas pelo fármaco. Já o chamado efeito adverso e qualquer resposta do remédio que seja indesejada ou prejudicial ao paciente.

Artigo anterior
Como se desconfigurar o celular?
Artigo seguinte
O que dá coloração aos recifes de corais?