Qual a função de um pronome em uma frase?

Perguntado por: Rebeca Rafaela Loureiro Morais Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (18 avaliações)

Definição. Os pronomes substituem os substantivos em uma oração, como: Ex: Gabriel saiu ontem. Ele foi jantar com os amigos.

Qual é a função do pronome na frase?

Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.

Como identificar o pronome em uma frase?

Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles.
...
  1. Eu → mim, me, comigo;
  2. Tu → te, ti, contigo;
  3. Ele → se, o, a, lhe, si, consigo;
  4. Nós → nos, conosco;
  5. Vós → vos, convosco;
  6. Eles → si, os, as, lhes, se, consigo.

Qual a função dos pronomes pessoais?

Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural.

O que é pronome exemplos em frases?

Pronome é a palavra que se usa para substituir o nome do objeto ou da pessoa já indicados anteriormente em uma frase. Toda expressão que tem o papel de retomar o sujeito da sentença é considerada um pronome. Portanto, as frases com palavras como ele, ela, que, neste e tantas outras podem ser consideradas pronominais.

Pronomes - Parte 1 [Prof Noslen]

25 questões relacionadas encontradas

Qual a função do pronome seu?

Palavras que indicam posse

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

O que se refere o pronome seu?

Pronomes possessivos normalmente indicam posse, como por exemplo: meu, minha, teu, tua, seu, sua, etc. Indicando para algo ou alguém.

Qual é a função sintática de seu?

3ª pessoa masc. fem. Voltando aos exemplos iniciais, é importante notar que, apesar da semelhança morfológica, o mesmo não ocorre em relação à função sintática dos pronomes “tua” e “seus”, ou seja, eles funcionam de forma diferente em nível sintático. Em (1), o pronome possui a função de objeto indireto.

Quais são as frases com pronomes?

Exemplos de frases com pronomes possessivos:
  • Aquele computador é meu. (pronome possessivo masculino no singular)
  • Essas são minhas coisas. (pronome possessivo feminino no plural)
  • Nosso avô ficou doente e precisou ir o hospital. (pronome possessivo masculino no singular)
  • Suas escolhas são sempre muito boas.

Quais são os 7 tipos de pronomes?

Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos e também substantivos e adjetivos. Na língua portuguesa existem dez classes gramaticais, também chamadas de classes morfológicas ou, ainda, classes de palavras.

Qual a função dos pronomes pessoais em inglês?

Pronomes pessoais em inglês (personal pronouns) são uma classe da gramática da língua inglesa que acompanha ou substitui o nome principal da frase. Além disso, os pronomes pessoais em inglês têm a função de indicar a pessoa gramatical (1², 2² ou 3²) e o número (singular ou plural) do discurso.

Onde é um pronome?

Como dito anteriormente, onde costuma ser utilizado como advérbio de lugar ou como pronome relativo. Essa palavra possui noção de lugar, mas sempre no sentido estático, permanente, isto é, sem movimento.

Qual pronome você se identifica?

Gramática. O pronome “você” corresponde à segunda pessoa do discurso, mesmo que se relacione à terceira pessoa gramatical, tendo em vista a forma verbal que a ele é atribuída.

Como colocar os pronomes nas frases?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.

Qual é o pronome de água?

Estas são as quais possuem água. (pronome as)

Quais os pronomes retos?

Os pronomes pessoais da língua portuguesa seguem o mesmo padrão: os que desempenham a função de sujeito (eu, tu, ele, nós, vós, eles) são os pessoais do caso reto, e os que normalmente têm a função de complementos verbais (me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, os, a, as, lhe, lhes, se, si, consigo, nos, conosco, vos e ...

Qual a função sintática de comigo?

Na frase em questão, comigo desempenha a função de complemento do adjetivo furioso. Atente-se que, embora seja um pronome pessoal, a etimologia de comigo é com + migo e ocorre no mesmo contexto que, por exemplo, «com ela», pelo que devemos considerar estarmos perante um argumento preposicional do adjetivo.

O que é função sintática exemplos?

Introdução. A função sintática de uma palavra é o papel que ela desempenha dentro de uma oração na relação com outros termos. Vejamos um exemplo: Pedi o carro ao meu pai ontem.

Quais são os tipos de função sintática?

Função sintática é o papel que cada um dos termos da oração desempenha em relação aos outros. Em sintaxe, os termos da oração podem ser: Essenciais: sujeito e predicado. Integrantes: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva.

Como usar o pronome seu?

Quando se usa “seu”

(1) “seu” é pronome possessivo e se refere à terceira pessoa do singular (ele/ela). O feminino e o plural são: sua, suas, seus. (2) é usado para indicar que algo ou alguém pertence ou diz respeito à pessoa de que se fala (ele/ela, no caso).

Qual é o referente do pronome possessivo seu?

- existem casos em que o pronome possessivo não exprime propriamente ideia de posse. Ele pode ser utilizado para indicar aproximação, afeto ou respeito. - seu: anteposto a nomes próprios não é possessivo, mas uma alteração fonética de Senhor. Seu José, o senhor poderia emprestar-me seu celular?

Qual é o correto seu ou teu?

Portanto, somente faça uso dos pronomes quando eles estiverem adequados às pessoas do discurso convenientes, ou seja: “teu” faz referência à segunda pessoa do singular, tendo em vista a forma verbal adequada; e “seu” à segunda pessoa indireta.

Quando é um advérbio?

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Artigo anterior
Qual a natureza jurídica dos bens imóveis?
Artigo seguinte
Como ver meus cursos no Hotmart?