O que é Sobrecarga na musculação?

Perguntado por: Telmo Matheus Anjos Cruz Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

O princípio da sobrecarga é um conceito básico de treinamento esportivo. Isso significa que, a fim de melhorar, os atletas devem trabalhar cada vez mais, à medida que seus corpos se ajustam aos treinos existentes.

O que é sobrecarga muscular?

Trata-se do uso inadequado ou em alta intensidade dos músculos de uma determinada região do corpo, o que acaba em lesão das fibras musculares e gera rigidez e dor. Os sintomas são localizados, pois afetam apenas um músculo ou grupos próximos.

Quais os sintomas indicativos de sobrecarga?

Alterações no sono

Dormir a noite toda e ainda se sentir cansado de manhã é comum? Alterações no sono são outro indicativo de que você está sobrecarregado.

O que rege o princípio da sobrecarga?

Relaciona-se às adaptações sofridas pelo organismo em consequência dos estímulos de treinamento físico. O aumento regular e progressivo da carga de trabalho é que possibilitará a almejada melhoria no rendimento.

Como fazer sobrecarga?

As regras de ouro da Sobrecarga Progressiva
  1. A gente só aumenta uma coisa de cada vez: não aumentamos a intensidade, aumentamos o volume e pedimos que você realize repetições super lentas de uma só vez. ...
  2. Aumentamos o volume antes da intensidade: o volume é a quantidade de repetições e séries que você faz.

O QUE ACONTECEU COM A MUSCULAÇÃO? (SOBRECARGA, TÉCNICAS DE TREINO, ETC)

38 questões relacionadas encontradas

Quais as 4 variáveis usadas para controlar a sobrecarga durante o exercício físico?

O volume está relacionado com a duração do treino, tempo do músculo sob tensão (TUT), número de séries e número de repetições.

Quando fazer a progressão de carga?

4- Progressão de carga

É preciso progredir as cargas de maneira estratégica para garantir os resultados dos alunos. Para alunos iniciantes, podemos progredir a carga (dependendo do exercício) a cada sessão de treino. Já para indivíduos avançados, uma progressão a cada mês seria a melhor opção!

Quais os elementos do aumento da sobrecarga?

Sobrecarga no volume: - Aumento do número de repetições do movimento (gesto desportivo). - Aumento da duração do treinamento (número de horas). - Aumento da carga horária semanal do treino, etc.

Quais os quatro principais níveis da sobrecarga?

Após o somatório dos pontos, considera-se que uma pontuação de 0 a 21 corresponde a pouca ou nenhuma sobrecarga, de 21 a 40 corresponde à sobrecarga de leve a moderada, de 41 a 60 à sobrecarga de moderada a severa, e de 61 a 88 sobrecarga severa13.

Qual a importância do princípio da sobrecarga durante a prescrição de exercícios?

O princípio da sobrecarga baseia-se em após a aplicação de uma sobrecarga, o organismo necessita repor novamente a energia utilizada e reconstituir as estruturas desgastadas, para que na aplicação das sobrecargas posteriores o organismo esteja pronto para receber um novo estímulo, com intensidade igual ou superior ao ...

Quais são os sinais dados pelo corpo na ocorrência de sobrecarga no treinamento?

Ou seja, o atleta não só estagna como diminui seu nível muscular, de força, sofre de alterações de humor, insônia, cansaço, dores musculares, febre e também ocorre a alteração da frequência cardíaca de repouso ou seja, mesmo sem esforço os batimentos se apresentam mais acelerados.

O que é a sobrecarga de trabalho?

A sobrecarga de trabalho é o excesso de serviço delegado aos colaboradores, horas extras frequentes e prazos de entrega curtos, que sobrecarregam a rotina dos funcionários e diminuem a sensação de trabalho em equipe e a realização no trabalho.

O que é lesão por sobrecarga?

As lesões de sobrecarga são lesões sem um traumatismo agudo identificável, e têm sido referidas como o tipo de lesão mais frequente na prática esportiva.

Quais fatores influenciam na sobrecarga de músculos e articulações?

Estas disfunções são devidas a fatores biomecânicos, sociais, psicológicos e físicos no ambiente de trabalho. Os principais fatores cinéticos funcionais associados a essas lesões são: movimentos repetitivos, força excessiva, postura inadequada, compressão e vibração mecânica das articulações.

O que pode causar lesões musculares?

A contração excêntrica ocorre quando estamos desacelerando. Essa é, de longe, a principal causa das lesões musculares indiretas conhecidas popularmente como estiramento muscular. Finalmente, podemos também ter a chamada contração isométricas, na qual não existe nenhum movimento.

O que acontece quando ficamos com o músculo em carga estática por muito tempo?

O músculo que faz uma grande parte de trabalho estático, não recebe açúcar nem oxigênio do sangue e deve usar suas próprias reservas. Além disso, e isto talvez seja o maior prejuízo, os resíduos não são retirados, ao contrário, acumulam-se e causam a aguda dor da fadiga do músculo.

O que é princípio de especificidade?

O princípio da especificidade é aquele que impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados (DANTAS, 1995).

O que é o princípio da interdependência volume intensidade?

O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade

Este princípio está intimamente ligado ao da sobrecarga, pois o aumento das cargas de trabalho é um dos fatores que melhora a performance. Este aumento ocorrerá por conta do volume e devido à intensidade.

O que é o princípio da especificidade?

Já o princípio da especificidade explica que o condicionamento físico é conquistado a partir de estímulos variados. Por exemplo: os exercícios com peso irão melhorar a força e a resistência muscular, enquanto os exercícios aeróbios irão desenvolver o condicionamento cardiorrespiratório.

Que variáveis do treinamento podemos alterar para promover sobrecarga?

Volume e intensidade estão diretamente associados. Quando aumentamos o volume, a intensidade consequentemente diminui. Então o segredo aqui é diminuir o volume para que a intensidade do treinamento possa aumentar. Então um treino de poucas séries e repetições pode ser tão efetivo quanto outros que priorizam o volume.

Quais os meios que se pode utilizar para aplicar sobrecarga em um plano de treinamento?

Após essa primeira etapa, podem ser adotados dois caminhos para a utilização desse Princípio: primeiramente, aumentar o volume (quantidade) de cada treino, por exemplo, elevar o número de repetições em um treino de musculação, ou aumentar a intensidade do esforço, como o aumento de carga nos exercícios de musculação.

Quais os principais aspectos da individualidade biológica?

O princípio da individualidade biológica é um dos mais importante. ... Segundo Tubino (1984), "define-se individualidade biológica o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que não existam pessoas iguais".

Como fazer progressão de carga na academia?

“Pequenas progressões de 2% a 10% da carga que está utilizando, não comprometer a técnica e o movimento correto e utilizar anilhas de 2,5kg, 3kg e halteres menores são ótimas maneiras de progredir as cargas com segurança”, finaliza.

Como progredir de carga na academia?

Aumentando o rendimento dos exercícios
  • Aumento gradual da carga dos pesos. ...
  • Dê um descanso aos seus músculos. ...
  • Combine a musculação com outros exercícios. ...
  • Mude de exercícios frequentemente. ...
  • Aumente sua energia com os alimentos corretos. ...
  • Hidrate-se durante o treino. ...
  • Proteínas ajudam a repor e formar musculatura.

Como progredir nas cargas na academia?

Normalmente prescrevemos treinos com volumes (repetições e séries) pré-estabelecidos, como, por exemplo, 3 séries de 8 a 12 repetições. Quando o aluno consegue executar o movimento com uma determinada carga e atinge o número máximo de repetições (12), nas 3 séries, com certa facilidade, orientamos que aumente a carga.”

Artigo anterior
O que é um processo de fabricação mecânica?
Artigo seguinte
Quais são as notificações compulsórias imediatas?