Qual a função das conjunções aditivas?

Perguntado por: Xavier Pereira Amorim  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (34 avaliações)

Gramática. As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.

Qual é a função das conjunções?

As conjunções são unidades da língua que apresentam as funções de conectar ou transpor orações e outros termos do enunciado.

O que expressa as conjunções aditivas?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

O que é conjunção e qual sua função?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.

Quando a frase é aditiva?

As conjunções coordenativas aditivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa um acréscimo da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo.

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS ADITIVAS (Aula de Língua Portuguesa) - Blog da Talima ?✏️

20 questões relacionadas encontradas

O que são aditivas?

Aquilo que se acrescenta a algo, geralmente para alterar determinadas características (ex.: aditivo alimentar; gasolina com aditivos).

Quando o MAS tem valor aditivo?

“Mas” com valor aditivo

Muitas vezes, graças ao significado dos lexemas envolvidos na adição, o grupo das orações coordenadas permite-nos extrair um conteúdo suplementar de “causa”, “consequência”, “oposição”, etc.

O que uma conjunção?

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia.

Quais são as conjunções?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Quais são os tipos de conjunção?

São divididas em cinco tipos:
  • Conjunções Aditivas.
  • Conjunções Adversativas.
  • Conjunções Conclusivas.
  • Conjunções Explicativas.
  • Conjunções Integrantes.
  • Conjunções Causais.
  • Conjunções Comparativas.
  • Conjunções Concessivas.

Porque como conjunção final?

Como conjunção final

Introduz uma oração subordinada adverbial final e representa a motivação para algo ter ocorrido. Pode ser substituído por “a fim de que” e “para que”. Exemplos: Estuda muito para o vestibular porque consiga entrar em uma universidade.

Qual é a função das conjunções coordenativas?

É chamada de conjunção coordenativa o tipo de conjunção usada para ligar duas orações ou palavras que têm a mesma função gramatical. Tais orações independentes são chamadas de coordenadas e elas são autônomas, pois não perdem o sentido quando é removida a conjunção. Não comi bolo nem torta.

Qual a função de Ou seja?

Significado de Ou seja

expressão Isto é; quer dizer que; expressão utilizada para explicar algo que já foi dito anteriormente ou para dar uma explicação adicional em relação ao assunto em questão: ela não sabia a matéria, ou seja, não estudou.

Qual a função específica das preposições e conjunções nos textos?

Tal como as conjunções, as preposições têm como função precípua a articulação de termos dentro da frase. Entretanto, de forma diferente, as preposições irão relacionar palavras integrantes de uma mesma oração ou locução.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

Como também exemplos?

Aditivas: dão a ideia de adição, acréscimo, como: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como. Exemplos: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. Não aprovo nem permitirei essa falta de educação.

Quais são as conjunções concessivas?

Conjunções Concessivas

São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.

O que é conjunção exemplos em frases?

Ela estabelece uma relação entre frases ou orações que possuam um mesmo valor gramatical. Veja o exemplo de conjunções ligando duas frases e duas palavras: Comprei um vestido e uma saia; Queria comprar um vestido, mas estava sem dinheiro.

Como é uma conjunção?

A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.
...
Veja alguns exemplos:
  1. Como acordei tarde, cheguei atrasada no serviço.
  2. Júlia estuda muito como eu.
  3. Como foi determinado, não haverá plantão.

Quando é que conjunção?

Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»); — proporcional (ex.: «Quando a mãe refilava, ela gritava mais alto»); — condicional (ex: «Quando queria sair, sempre dava um jeitinho»);

Quando usar antes do MAS?

1) Relação de oposição entre as orações

A vírgula é obrigatória quando a conjunção "mas" marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como "porém" , "todavia" e "entretanto". Exemplos: Faz frio, mas não nevou.

Quando se usa vírgula antes do MAS?

Uso da vírgula antes da conjunção adversativa “mas”

► O uso da vírgula antes do “mas” será obrigatório quando essa conjunção ligar orações em um mesmo período. Nesse caso, o “mas” marcará uma oração coordenada adversativa, indicando relação de oposição entre as unidades ligadas.

Qual a regra do mais e mais?

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

O que é aditiva e adversativa?

- Aditivas: estabelecem ideia de adição, soma. Exemplo: Não venderemos a casa, nem (venderemos) o carro. São conjunções aditivas: e, nem, mas, também. - Adversativas: estabelecem oposição, adversidade.

Como usar o qual seja?

A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".

Artigo anterior
Quais são as 5 informações que são obrigatórias no rótulo dos produtos químicos?
Artigo seguinte
Tem como reverter envelhecimento precoce da pele?