Qual a função da expressão por exemplo?
Perguntado por: Nelson Almeida Moreira | Última atualização: 11. Februar 2025Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação.
O que significa a expressão por exemplo?
1. Frase ou palavra citada para apoiar uma definição, uma regra. 2. Aquilo que pode ou deve ser imitado.
Como usar a expressão por exemplo?
- "Nutra a criatividade em casa. Por exemplo, a pintura em quadros negros permite que as crianças desenhem nas paredes."
- "Fazer exercícios diariamente não precisa ser difícil. Por exemplo, o João faz uma caminhada depois do jantar todos os dias."
Como usar a expressão a exemplo?
A expressão está correta e vem registada como subentrada de exemplo no Dicionário Houaiss: «a exemplo de: conforme o exemplo dado por». Também o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista «a exemplo de» como locução prepositiva e com o significado de «imitando, tomando como modelo, seguindo os passos de».
O que usar no lugar de por exemplo?
Como substituir como por exemplo? 1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.
Alexandre de Moraes encurralado - Análise Política da 3ª, com Rui Costa Pimenta - 16/4/24
O que substitui a palavra exemplo?
1 amostra, exemplar, caso, tipo, espécie, espécime.
O que é um exemplo?
A locução «a exemplo de» significa “imitando, tomando como modelo, seguindo os passos de” (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea).
Como por exemplo entre vírgulas?
Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.
Como é que se escreve por exemplo?
A forma preferível para abreviar a expressão «por exemplo» é p. ex. (com espaço), de acordo com o Novo Prontuário Ortográfico, de J. M. de Castro Pinto, edição da Plátano Editora. A forma e. g., do latim exempli gratia, também está correcta, mas tem o inconveniente de ser menos compreensível para a maioria das pessoas.
Tem vírgula em por exemplo?
Devem ser separadas por vírgulas expressões como: além disso, por exemplo, ou melhor, inclusive, isto é, ou seja, a saber, aliás, com efeito. Exemplo: Eu não gostaria de ir a casa dele porque ele me trata mal e, além disso, não vai poder nos ajudar!
Como por exemplo junto?
Neste artigo, vamos analisar essa questão e mostrar se os termos podem ou não aparecer juntos. Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Leia mais em Clube do Português, parceiro do Metrópoles.
Onde se usa a vírgula no Porém?
2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."
Qual é o tipo de expressão?
Quais são os tipos de expressão? Existem diferentes formas de expressão de acordo com a linguagem utilizada. As mais habituais são a expressão oral (que se concretiza através da fala) e a expressão escrita (através da escrita). Cada vez que uma pessoa estabelece uma conversa com outra, está a recorrer à expressão oral.
Por que é uma expressão?
- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.
Tem vírgula antes do por exemplo?
- A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso...): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.” 9ª.
Onde não colocar vírgulas?
Quando NÃO usar a vírgula:
1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
Qual seja exemplo?
A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".
Quando algo é exemplo?
Indica que algo está sendo usado como modelo ou referência para ilustrar algo similar.
Foi-nos é correto?
A forma foi-nospode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .
Quais as expressões idiomáticas mais usadas?
- Amigo da onça – amigo interesseiro, traidor.
- Andar nas nuvens – estar desatento, distraído.
- Arregaçar as mangas – dar início a um trabalho ou a uma atividade.
- Bater na mesma tecla – insistir demais no mesmo assunto.
- Boca de siri – manter segredo sobre algo.
- Cara de pau – descarado, sem-vergonha.
Qual seria uma das funções das palavras?
O artigo é a palavra que precede os substantivos a fim de determiná-los, tanto de maneira particular, por meio do uso de o, a, os, as, quanto de modo vago, ao utilizar um, uma, uns, umas.
Tem vírgula depois do logo?
Tem vírgula depois do logo? As demais conjunções conclusivas (logo, portanto, por conseguinte, etc.) podem encabeçar a oração, ou pospor-se a um dos seus termos. À semelhança das adversativas, escrevem-se, conforme o caso, com uma vírgula anteposta, ou entre vírgulas.
Tem vírgula depois de desta forma?
O conectivo "dessa forma" pode ser utilizado no início ou meio de uma frase, sendo precedido por uma vírgula ou ponto e vírgula.
Como pedir Número da Segurança Social para meu filho?
Quando o ato administrativo é nulo ou anulável?