Pode começar a frase com me?

Perguntado por: João Pacheco de Costa  |  Última atualização: 27. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (68 avaliações)

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

Pode começar uma frase com o pronome me?

Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos). Exemplos: “Falei-lhe sobre o tema”, “Mostrou-me o livro”, “Desculpe-me o atrevimento”, “Fi-lo porque o quis”.

Quando se usa o pronome me?

O “me” é um pronome pessoal do caso oblíquo átono (aqueles que têm a pronúncia mais fraca e fechada), empregado como objeto direto ou indireto e a sua principal característica é que ele sempre estará acompanhado de um verbo, por exemplo: “Ela me ama” e “Você me falou”.

Quando usar me em uma frase?

Significado de me

Me, assim como te, se, nos e vos, é um pronome que se refere a uma pessoa do discurso, atuando no predicado (e não no sujeito, como eu, tu ele, etc.). Essa forma pronominal de 1ª pessoa significa a mim, para mim.

Pode usar mim no início da frase?

A expressão “para mim” costuma ser usada quando faz parte do complemento da oração. Nesse caso, a 1ª pessoa não é o sujeito, não está realizando a ação do verbo, logo, recomenda-se o uso do pronome pessoal do caso oblíquo. Observe: Escolha um presente que seja adequado para mim, por favor.

Quando usar “me” e “mim”. Com Professor Noslen!

44 questões relacionadas encontradas

É correto falar para mim?

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Faz ou faz me?

A forma faz-mepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de fazer] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de fazer] . Conjugação:irregular.

O que substitui o pronome me?

Adjunto adnominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando indicarem posse (algo de alguém).

Qual é o tipo de pronome me?

Por isso, quando você diz “conversei com João e ele me disse que sua mãe canta bem”, é possível concluir que, nessa afirmação, a palavra “ele” é um pronome pessoal reto, e “me” é um pronome pessoal oblíquo.

Pode usar mim no final da frase?

Já o pronome mim é classificado como pronome pessoal oblíquo. Ele deve aparecer na frase com a função de objeto indireto no complemento. Está parecendo grego isso aqui, né? O que você tem que lembrar é que ele não realiza a ação, ele aparece na forma passiva e geralmente no final de frases.

Pode começar a frase com verbo?

Não há problema nenhum em se iniciar frases com um verbo no inifitivo, porque o verbo no infinitivo pode ser tratado como um substantivo: Ser ou não ser, eis a questão (William Shakespeare, em Hamlet)

Como usar o pronome oblíquo me?

Pronomes oblíquos átonos
  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Fez eu me ou me fez?

Resposta verificada por especialistas. Em relação ao uso dos pronomes, podem ser utilizadas as frases "Ele me fez." e "Ela fez eu lembrar." A sentença "Ele me fez" é adequada, pois a gramática aceita a próclise (pronome oblíquo antes do verbo) após um pronome pessoal do caso reto.

Pode começar a frase com preposição?

É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas.

O que no início da frase?

A expressão o que é escrita sempre separada. Oque, assim, tudo junto, está errado. É certo ainda escrever o quê, com acento circunflexo no e. A única diferença entre o que e o quê é que a segunda expressão é utilizada apenas no final de uma frase, mas ambas possuem o mesmo significado.

Pode começar a frase com pronome oblíquo?

Há muitas frases como a apresentada no dia a dia: "te telefono", "te amo", "te pego mais tarde", etc, etc, etc. O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes).

Quais são os 5 pronomes?

Classificação do pronome
  • Pronomes pessoais. Os pronomes pessoais indicam as pessoas gramaticais, também chamadas de pessoas do discurso (Eu, tu, ele, nós, vós, eles). ...
  • Pronomes de tratamento. ...
  • Pronome possessivo. ...
  • Pronome demonstrativo. ...
  • Pronome Indefinido. ...
  • Pronomes relativos.

Quais são os pronomes indefinidos?

Pronomes indefinidos e interrogativos - Nenhum, outro, qualquer, quem?, quanto?, qual? Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa do discurso de modo vago, genérico e impreciso. Pode funcionar como pronome adjetivo ou pronome substantivo.

O que é o pronome indefinido?

Os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa e genérica. Alguém deixou o cachorro fugir. - o indefinido algum, posposto ao substantivo assume sentido negativo. - o indefinido cada não deve ser utilizado desacompanhado de substantivo ou numeral.

É correto falar faz favor?

Se fizesse favor; Fazia favor. De todas as possibilidades as mais usuais são por favor e se faz favor, dependendo a escolha da opção do falante, embora haja opiniões (não consensuais, note-se) que atribuem a se faz favor uma maior formalidade.

Faz me um favor é correto?

As frases “Faça-me um favor” e “Me faça um favor” são formadas pelas mesmas palavras. Em ambas, temos o verbo no imperativo afirmativo na mesma pessoa gramatical (faça). A única diferença entre elas é a colocação do pronome oblíquo átono.

Que me faz ou que me fazem?

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

É correto falar fulano e eu?

No dia-a-dia, utilizamos "fulano e comigo". Nunca ouvi ninguém falando "fulano e com eu". Dei uma rápida pesquisa no Google e me parece que é correto sim, mas não é falado no cotidiano (deve ser por isso que estão te corrigindo.

Artigo anterior
Quanto ganha um pensionista do Exército?
Artigo seguinte
Quanto tempo a vitamina começa a fazer efeito no organismo?