Qual a função da enzima Fosfofrutoquinase?

Perguntado por: Gabriela Magalhães de Vieira  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (33 avaliações)

Fosfofrutoquinase (PFK, do inglês phosphofructokinase) é uma enzima quinase, uma enzima glicolítica que catalisa a transferência irreversível de um fosfato da ATP a frutose-6-fosfato. É o mais importante ponto de controle da glicólise. Sendo controlada pelo ATP e ADP.

Onde atua a fosfofrutoquinase?

A fosfofrutoquinase (Phosphofructokinase - PFK) é a enzima metabólica mais importante que atua no processo da glicólise, uma vez que tem ação direta na fosforilação, etapa crucial para a quebra da glicose e produção de energia.

Qual o papel da Fosfofrutoquinase 1 e da Fosfofrutoquinase 2?

Função e Regulação

A Insulina ativa a fosfatase que desfosforila o complexo PFK-2 causando sua atividade A PFK-2, então, aumenta a produção de frutose-2,6-bifosfato que alostericamente ativa a PFK-1, assim estimulando a glicólise e inibindo a gliconeogênse.

Como a fosfofrutoquinase é regulada?

Imagem da regulação da glicólise por meio da enzima fosfofrutoquinase (PFK). A PFK catalisa a conversão da frutose-6-fosfato em frutose-1,6-bifosfato na glicólise. A PFK é inibida por ATP e citrato, e positivamente regulada por AMP.

Como a Fosfofrutoquinase 1 pode aumentar e diminuir a velocidade da glicólise?

Como em condições aeróbicas a relação ATP/ADP é alta, a velocidade da reação da fosfofrutoquinase é reduzida e consequentemente a glicólise também é reduzida. Dependendo do nível de Acetil CoA, o nível de intermediários do ciclo de Krebs pode aumentar.

ENZIMAS - BIOQUÍMICA | Biologia com Samuel Cunha

17 questões relacionadas encontradas

Por que a fosfofrutoquinase 1 é chamada enzima reguladora da glicólise?

A fosfofrutoquinase-l, como a hexoquinase, é uma enzima reguladora, sendo uma das mais complexas. Ela representa o ponto principal de regulação da glicólise. A atividade da PFK-1 é aumentada sempre que o suprimento de ATP da célula se torna baixo ou quando existe um excesso dos produtos da hidrólise do ATP, ADP e AMP.

Qual a reação catalisada pela fosfofrutoquinase 1 e como essa enzima é regulada?

A PFK-1 (fosfofrutoquinase -1) é o principal ponto de regulação da glicólise. Ela catalisa uma reação irreversível, convertendo frutose-6-fosfato e ATP em frutose-1,6-bisfosfato e ADP. Os reguladores alostéricos da PFK-1 são: frutose-2,6-bifosfato, ATP, ADP, AMP e citrato.

Como a produção de ATP é regulada?

A ATP-sintase promove o retorno dos prótons no gradiente citado anteriormente, liberando energia, e utiliza essa energia para a produção de ATP, por meio da fosforilação do ADP. A fosforilação oxidativa produz um saldo energético de cerca de 26 a 28 moléculas de ATP.

Como ocorre a regulação do processo de gliconeogênese?

O controle da gliconeogênese é realizado pelo glucagon, que estimula esse processo, e pela insulina, que atua de maneira oposta. ... A gliconeogênese ocorre durante o jejum, é também estimulada durante exercício prolongado, por uma dieta altamente protéica, e sob condições de stress.

Quais enzimas da via Glicolítica são reguladas?

Enzimas Reguladoras da Glicólise
  1. Fosfofrutoquinase: Principal enzima de controle da via glicolítica. ...
  2. Hexocinase. Catalisa a primeira reação da glicólise. ...
  3. Glicoquinase: isoenzima da hexoquinase presente no fígado. Não é inativada pela glicose-6-fosfato. ...
  4. Piruvato quinase.

Que efeito a frutose 2-6 Bifosfato tem sobre aa fosfofrutoquinase e sobre a via glicolítica?

Concentrações baixas de frutose 2,6-bisfosfato (F2,6BF) levam a uma taxa reduzida de glicólise e a um aumento da gliconeogênese. A F2,6BP é um ativador da enzima glicolítica fosfofrutoquinase-1 (PKF-1); assim, níveis mais baixos de F2,6BP resultarão em taxas mais reduzidas de glicólise.

Qual o papel da frutose 2-6 bis fosfato na glicólise?

A frutose 2,6 bifosfato não é um intermediário da glicólise, tendo função apenas regulatória. ... Esta é portanto uma das moléculas responsáveis pela regulação recíproca entre glicólise e neoglicogênese.

Qual a diferença entre as enzimas Glicoquinase e hexoquinase?

Glicoquinase , é uma enzima encontrada no fígado, ela consegue fosforilar grande taxa de glicose, ela não tem grande afinidade com a glicose. ... hexoquinase é encontrada em todos os órgãos e age em todos os açucares com 6C, enquanto a glicoquinasese é encontrada apenas no fígado e age apenas na glicose.

Onde ocorre a gliconeogênese?

Gliconeogênese ocorre principalmente no fígado.

Onde ocorre a degradação da glicose?

A glicólise ocorre no citoplasma da célula e pode ser dividida em duas fases principais: a fase de investimento de energia, acima da linha pontilhada da imagem abaixo e a fase de rendimento de energia, abaixo da linha pontilhada. Fase de investimento de energia.

Quais os 3 destinos possíveis do piruvato?

1- A álcool etílico (fermentação alcoólica) 2- A ácido lático (fermentação lática) 3- A acetil-CoA e dióxido de carbono (para o Ciclo de Krebs ou Sintetase de ácidos graxos)

Como o glucagon regula a gliconeogênese?

O glucagon é antagonista da insulina, estimulando o fígado (órgão mais afetado por este hormônio) a degradar o glicogênio e liberar glicose. O fígado é responsável pela gliconeogênese e o glucagon desempenha importante função de regulação deste processo, evitando também a hipoglicemia.

Quais reações da glicólise gliconeogênese são reguladas?

Glicólise e gliconeogênese são reguladas reciprocamente. Se glicólise (a conversão de glicose em piruvato) e gliconeogênese (a conversão de piruvato em glicose) fossem permitidas ocorrer simultaneamente em altas taxas, o resultado seria o consumo de ATP e a produção de calor.

O que são precursores da gliconeogênese?

Gliconeogênese é o processo através do qual precursores como lactato, piruvato, glicerol e aminoácidos são convertidos em glicose. Durante o jejum, toda a glicose deve ser sintetizada a partir desses precursores não-glucídicos.

Como ocorre o processo de produção de ATP?

Os processos de produção de ATP e liberação de energia, por meio de sua hidrólise, formam o ciclo da ATP. A energia utilizada nessas reações é proveniente das reações de catabolismo (ou decomposição) que ocorrem nas células, como a respiração celular e a fermentação.

Como se dá a regulação da fosforilação oxidativa?

A fosforilação oxidativa depende do transporte de nucleotídeos da adenina através da membrana mitocondrial interna, através de uma nucleotídeo translocase. ... Esses agentes são conhecidos como desacopladores, porque eles corrompem o fino acoplamento que existe entre o transporte de elétrons e a ATP sintase.

Como ocorre a regulação da fosforilação oxidativa?

Na fosforilação oxidativa a reação da citocromo c-oxidase, último passo da cadeia de transporte de elétrons, é irreversível e, logo, um dos pontos de regulação importantes desta via. Inicialmente o controle desta enzima ocorre pela concentração de seu substrato, o citocromo c reduzido (c2+).

Como ocorre a regulação da enzima Glicoquinase?

A glicoquinase também é regulada pela insulina no fígado, mas não por fosforilação. Como essa regulação é realizada? Aumento da transcrição do gene que codifica a enzima. Mobilização da enzima pré-formada no aparelho de Golgi.

Como ocorre a regulação Alostérica?

Regulação alostérica

O inibidor alostérico liga-se a uma enzima em um local diferente do sítio ativo. A forma do sítio ativo é alterada de forma que a enzima não se ligue mais ao seu substrato. ... A forma do sítio ativo é alterada, permitindo que o substrato se ligue com maior afinidade.

Quais são as enzimas que participam pela regulação do ciclo do ácido cítrico e qual a importância dessas enzimas?

A REGULAÇÃO DO CICLO DO ÁCIDO CÍTRICO

A regulação do Ciclo propriamente dito ocorre em três momentos: na formação de citrato a partir do Acetil-CoA por ação da enzima citrato sintase, na reação da isocitrato desidrogenase, e na reação da α cetoglutarato desidrogenase.

Artigo anterior
Quem era melhor Aquiles ou Heitor?
Artigo seguinte
Quantos km aguenta motor S10 diesel?