Por que o manejo de plantas daninhas é difícil na cultura da mandioca?

Perguntado por: Margarida Eva Santos Ribeiro  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 5/5 (23 avaliações)

Por se tratar de uma cultura de crescimento inicial relativamente lento, deixando o solo descoberto, o desenvolvimento da mandioca pode ser afetado pela presença das plantas daninhas, que competem pelos fatores de produção (água, luz e nutrientes), trazendo maiores perdas do que aquelas provocadas pelas pragas e ...

Qual a importância do controle de plantas daninhas para a cultura da mandioca qual o período mais importante para que a cultura fique livre de plantas daninhas?

Manejo das plantas daninhas

O período crítico de competição das plantas daninhas com a mandioca são os primeiros quatro a cinco meses do seu ciclo, exigindo nessa fase cerca de 100 dias livre da interferência do mato, a partir de 20 a 30 dias após sua brotação, dispensando daí em diante as limpas até à colheita.

Como controlar ervas daninhas na mandioca?

Atualmente existe apenas um herbicida registrado para uso em pós-emergência para a mandioca no Brasil: o cletodim. Este é recomendado para o controle de gramíneas anuais e perenes, pois apresenta pouca ou nenhuma atividade sobre as plantas daninhas de folhas largas e ciperáceas (Brasil, 2011).

Qual período crítico de convivência de plantas daninhas na cultura da mandioca por quê?

O período crítico de prevenção da interferência (PCPI) ficou estabelecido entre 32 e 125 dias após o plantio das manivas, um intervalo de 93 dias durante o qual precisa ser adotada ação de controle de plantas daninhas.

Como podem ser controladas as plantas daninhas?

A incorporação deve ser feita com grade de discos ou enxada rotativa.] Reglone (diquat) - pode ser utilizado no controle de plantas daninhas, em pulverização com jato dirigido, em área total antes da semeadura/transplante de mudas, ou antes da emergência da cultura.

Manejo de plantas daninhas na cultura da mandioca

36 questões relacionadas encontradas

Porque as plantas daninhas devem ser controladas como decidir o manejo adequado?

Além disso, devido aos solos argilosos possuírem maior quantidade de cargas e melhor estruturação, o herbicida fica mais ligado (“preso”) ao solo. Por isso, para o adequado controle de plantas daninhas, são necessárias doses maiores quanto mais argilosa for a terra.

Quais os principais objetivos do manejo de plantas daninhas?

Objetivos do manejo de plantas daninhas

O manejo integrado tem o intuito de tornar próspera a redução de espécies indesejadas durante o período crítico de competição, fase em que a convivência com as plantas daninhas pode causar danos irreversíveis à cultura, com consequente prejuízo ao rendimento.

Qual herbicida posso usar na mandioca?

Os herbicidas bentazon, fluazifop-p-butil, mesotrione e tembotrione mostraram-se mais promissores para aplicação em área total, uma vez que foram altamente seletivos à cultura da mandioca até os 35 DAA.

Qual o veneno para matar mato em mandioca?

A ametrina e o metribuzim são inibidores da fotossíntese, o clethodim é do grupo de inibidores de enzima e o isoxaflutol e clomazone são inibidores da biossíntese do caroteno. Elas combatem plantas como marmelada, o carrapicho, o capim-colchão, o capim pé-de-galinha, a guanxuma, o caruru de mancha e as dicotiledôneas.

Pode passar Select na mandioca?

SELECT ONE PACK é um herbicida graminicida, sistêmico, altamente seletivo para as culturas do abacaxi, algodão, alho, amendoim, batata, batata-doce, batata yacon, berinjela, café, cará, cebola, cenoura, citros, feijão, fumo, gengibre, girassol, inhame, jiló, maçã, mandioca, mandioquinha-salsa, melancia, pimenta, ...

Em que momentos do ciclo de uma lavoura Pode-se utilizar o método químico para controle de plantas daninhas?

O controle de plantas daninhas é mais eficaz quando o nível de infestação ainda é baixo. A dessecação pré-plantio e o manejo nas fases iniciais da cultura são práticas que impedem o aumento da infestação por essas plantas.

Quais são as principais plantas daninhas de ocorrência na nossa região na cultura da mandioca?

Constatou-se a presença de 16 espécies de plantas daninhas, dentre as quais se destacaram: Bidens pilosa (38%), Brachiaria decumbens (syn. Urochloa decumbens) (19%), Richardia brasiliensis (12%), Sida cordifolia(7%) e Commelina benghalensis (6%).

Qual a importância de se manter as raízes de mandioca o mínimo tempo possível em campo no Pós-colheita?

Após o arranquio ou colheita das raízes, estas devem ser amontoadas em pontos na área, a fim de facilitar o recolhimento pelo veículo transportador, devendo-se evitar que permaneçam no campo por mais de 24 horas, para que não ocorra a deterioração fisiológica e/ou bacteriológica.

Pode usar Roundup na mandioca?

“O curioso é que o herbicida mais famoso e mais vendido do Brasil (glifosato) não está autorizado para a mandioca”, explica.

Qual melhor veneno para acabar com mato?

Os produtos mais recomendados são:
  • Roundup;
  • Glifosato.

Como aplicar herbicida na mandioca?

"Primeiro prepara o solo, depois planta a mandioca e duas semanas depois coloca um herbicida para previnir o aparecimento das ervas daninhas", diz o especialista.

Para que serve o herbicida atrazina?

ATRAZINA SD 500 SC é recomendado para o controle de plantas infestantes nas culturas de cana-de-açúcar e milho, conforme as indicações abaixo. Única aplicação em pré ou pós-emergência.

Quanto tempo depois de aplicar Roundup pode plantar mandioca?

Espere de três a quatro dias antes de pulverizar o Roundup novamente para remover todas as ervas daninhas que não foram eliminadas na aplicação inicial. Semeie a grama de cinco a 14 dias após a segunda aplicação do herbicida.

Quais as principais características das plantas daninhas?

Entre as principais características dessas plantas, estão a capacidade elevada de produção de sementes em diferentes condições ambientais, a fácil disseminação de sementes, mecanismos de dormência, estruturas de reprodução com longevidade no solo e o processo germinativo desuniforme, que dificulta bastante o controle, ...

O que é controle cultural de plantas daninhas?

O controle cultural consiste em usar qualquer condição ambiental ou procedimento que promova o crescimento da cultura, tendendo a diminuir os danos de plantas daninhas.

Quais os cuidados necessários para evitar o surgimento de plantas daninhas resistentes?

Herbicidas listados na mesma tabela possuem igual mecanismo.
  1. Limitar aplicações de um mesmo herbicida. ...
  2. Usar herbicidas com menor pressão de seleção (residual e eficiência) ...
  3. Fazer rotação de culturas. ...
  4. Promover rotação de métodos de controle. ...
  5. Acompanhar mudanças na flora. ...
  6. Empregar sementes certificadas.

Como o conhecimento da biologia é importante para manejo das plantas daninhas?

As pesquisas em andamento na área de biologia de plantas daninhas exploram aspectos relacionados à dinâmica do banco de sementes, reservas do sistema radicular, dormência de tubérculos, evolução das plantas daninhas e modelagem da emergência dos seedlings.

Qual é a importância de fazer o controle de plantas daninhas na cultura da soja?

Além de reduzir a produtividade das culturas, as plantas daninhas podem causar outros problem as, com o: reduzir a qualidade dos grãos, provocar m aturação desuniform e, causar perdas e dificuldades na operação da colheita e servir de hospedeiro para pragas e doenças.

Como conservar a raiz da mandioca?

Após a colheita, as raízes devem ser transportadas o mais rápido possível para um local fresco e não devem permanecer em contato direto com o sol. O ideal seria resfriar o produto para retirar o calor de campo em água fria ou em câmara fria.

Artigo anterior
Como eliminar vermes do corpo humano?
Artigo seguinte
É normal respiração de bebê ofegante?