Qual a fórmula da força elástica?

Perguntado por: Ana Yara de Martins  |  Última atualização: 30. November 2024
Pontuação: 4.9/5 (53 avaliações)

A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que: Fe — força elástica, dada em newtons; k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro; X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.

Como calcular a energia elástica?

Para calcular a energia potencial elástica, utilizamos a equação:
  1. E = kx2 Como o exercício não forneceu o valor da constante elástica da mola (k), devemos utilizar a equação da força elástica (F = kx) e reescrever a equação da energia da seguinte forma:
  2. E = F . x. Substituindo os dados, temos:
  3. E = 10 . 0,02. E = 0,1 J.

Como calcular K na Lei de Hooke?

Reorganize a Lei de Hooke para resolver para k: k = F/x. Substitua os valores conhecidos na equação: k = 8 N / 0,04 m. Faça a divisão para encontrar a constante da mola: k = 200 N/m.

Como calcular a constante elástica dessa mola?

A inclinação k da reta, medida com k = ΔF/Δx, é chamada de constante elástica da mola.

O que é a força elástica?

A força elástica é aquela que surge a partir da deformação (compressão ou distensão) de uma mola, ou de algum outro corpo com propriedades elásticas. Trata-se de uma força restauradora, isto é, procura sempre compensar, desfazer, a deformação que foi imposta.

Força elástica - Lei de Hooke

23 questões relacionadas encontradas

Qual a forma da lei de Hooke?

A fórmula da Lei de Hooke é F = kx, onde F é a força aplicada, k é a constante da mola e x é a distância que a mola é esticada ou comprimida. Esta fórmula descreve uma relação linear entre força e deformação, o que significa que a força e a deformação são diretamente proporcionais.

Como calcular o valor da força?

A segunda lei de Newton afirma que F = ma, ou seja, que a força resultante é igual à massa vezes a aceleração.

Como calcular o valor da constante K?

Kc = 2 mol/L

O valor de Kc é adimensional, não possui unidade relacionada à alguma grandeza. Agora, vejamos um exemplo, que contém também produtos desde o início: Exemplo 2: Em um recipiente fechado, com capacidade de 5 L, em temperatura T, há 2 mol de gás hidrogênio, 3 mol de gás iodo e 4 mol de iodeto de hidrogênio .

Quando a força elástica é igual ao peso?

Quando esse sistema estiver em equilíbrio, portanto, a força elástica (Fel) será igual ao peso do corpo (P). Exemplo: se Fel = 30 N, isso significa que P = 30 N, então m = 3 kg.

Quanto vale a constante elástica final de uma mola que foi esticada 5 vezes?

Quanto vale a constante elástica final de uma mola que foi esticada 5 vezes o seu tamanho inicial e teve sua força elástica aumentada em 8 vezes? Portanto, após as modificações sofridas pela mola, a constante elástica final mede 1,6 a constante elástica inicial.

Quem criou a lei de Hooke?

A lei de Hooke foi formulada em 1678 pelo cientista inglês Robert Hooke.

Qual é a energia potencial elástica?

Energia potencial elástica é uma forma de energia associada a deformação elástica de um corpo. Assim como as energias cinética e potencial gravitacional, a energia potencial elástica é medida em joules no SI. A compreensão desta forma de energia é essencial para o estudo da conservação da energia mecânica.

O que é a constante elástica da mola?

A constante elástica mede a rigidez da mola, isto é, a força que é necessária para fazer com que a mola sofra uma deformação. Molas que apresentam grandes constantes elásticas são mais dificilmente deformadas, ou seja, para fazer o seu comprimento variar, é necessário que se aplique uma força maior.

Como transformar energia elástica em cinética?

Quando puxamos um elástico (provocando uma deformação) e largamos em seguida, a energia armazenada na tira do elástico se transforma em energia cinética (representada pelo movimento do elástico e da pedra, no estilingue).

Como calcular a força eletrostática?

A seguir, temos as principais fórmulas da eletrostática: Carga elétrica: Q = n.e; Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k.

Qual é a fórmula do peso?

Quando estudamos Dinâmica, uma das primeiras forças que aprendemos a calcular é a força peso. Para isso, usamos aquela velha fórmula P = m . g, em que m é a massa do objeto e g é a aceleração gravitacional, cujo valor é de aproximadamente 10 m/s2.

O que diz a lei de Newton?

“Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”

Onde se aplica a força elástica?

A força elástica é a reação de um corpo a outra força aplicada sobre ele para deformá-lo, ou seja, quando um corpo flexível (mola, elástico, placa metálica, corda etc.) recebe a ação de uma força que o estica ou comprime. Essa força é pequena o suficiente para que o corpo retorne à forma original.

O que é o módulo de elasticidade?

O módulo de elasticidade é uma medida da rigidez de um material, ou seja, sua capacidade de deformar temporariamente sob a ação de uma carga e retornar à sua forma original quando a carga é removida.

Como calcular a deformação?

  1. Deformação (ε) = (L- L0)/ L0.
  2. Tensão (σ) = F/A.
  3. Comprimento final, L, (mm).
  4. Força (N)
  5. X.
  6. X.

Qual é a fórmula da força normal?

força normal: N = m . g . cos θ; força peso: P = m .

Quais os tipos de energia elástica?

É possível transformarmos a energia potencial elástica em energia potencial gravitacional e/ou em energia cinética.

O que significa a segunda lei de Newton?

A segunda lei de Newton determina que a força resultante em um corpo é resultado do produto entre sua massa e sua aceleração.

Artigo anterior
O que fazer com uma van para ganhar dinheiro?
Artigo seguinte
Como tirar pedra de um cano?