Qual a formatação para documentos oficiais?

Perguntado por: António Cardoso Tavares  |  Última atualização: 30. August 2024
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a) alinhamento: justificado; b) espaçamento entre linhas: simples; c) parágrafos: i espaçamento entre linhas: de 6 pontos após cada parágrafo; ii recuo de parágrafo: 2,5 cm de distância de margem esquerda; iii numeração dos parágrafos: apenas quando o documento tiver três ou mais parágrafos, desde o primeiro parágrafo.

Como formatar um documento oficial?

Entre os padrões gerais para a formatação de texto estão:
  1. Tamanho de página: A4;
  2. Fonte: Arial ou Times New Roman*;
  3. Tamanho da fonte: 12;
  4. Cor do texto: preta;
  5. Itálico: para palavras em outros idiomas;
  6. Alinhamento: justificado;
  7. Espaçamento entre linhas: 1,5 no texto.

Qual formatação Para ofício?

O fecho da comunicação deve ser formatado da seguinte maneira: a) Alinhamento: alinhado à margem esquerda da página; b) Recuo de parágrafo: 2,5 cm de distância da margem esquerda; c) Espaçamento entre linhas: simples; d) Espaçamento entre parágrafos: de 6 pontos após cada parágrafo; e e) Não deve ser numerado.

Qual o tamanho da fonte para documentos oficiais?

Inicia-se o texto que deve estar em Times New Roman, tamanho 11, recuo de parágrafo 2,5 cm, entrelinhas simples, espaçamento de 6 pt ou 0,21 cm após cada parágrafo; e com alinhamento justificado. E assim deve ser mantido o padrão para documentos com textos.

Qual o padrão de um ofício?

Esse documento é redigido conforme o “padrão ofício”. O ofício possui a seguinte estrutura: cabeçalho, identificação do expediente, local e data, endereçamento, assunto, vocativo, corpo do texto, fecho e assinatura.

REDAÇÃO OFICIAL - ESTRUTURA DO PADRÃO OFÍCIO | ALINE RIZZI

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Como formatar um ofício no Word?

Abra o modelo ou um documento baseado no modelo cujas configurações padrão você deseja alterar. No menu Formatar, clique em Documento e clique na guia Layout. Faça as alterações desejadas e clique em Padrão.

Qual é a formatação de um memorando?

Ela deve ser escrita de modo formal, cordial e sucinto. Assim, deve-se evitar todo tipo de informação ou diálogo desnecessário e coloquial. É importante relembrar que a característica central do memorando é sua agilidade, desse modo: mensagem curta e direta.

Como fazer um ofício ABNT?

Com relação à estrutura, há no ofício:
  1. cabeçalho com informações do órgão/setor, endereço de correspondência e demais informações para contato;
  2. numeração do ofício e ano;
  3. local e data;
  4. corpo do texto com as informações sobre a solicitação, requerimento etc.;
  5. despedida (“atenciosamente”, “cordialmente” etc.);
  6. assinatura.

Qual é o padrão ABNT?

Formatação geral: Papel tamanho A4, margens de 3cm superior e esquerda, e 2 cm para inferior e direita, fonte padrão tamanho 12 (recomenda-se Arial ou Times New Roman), espaçamento 1,5 entre linhas, alinhamento justificado, parágrafo com recuo de 1,25 cm, numeração de página (no canto superior direito).

Quais são os tipos de documentos oficiais?

Documentos essenciais
  • RG. RG é a sigla para Registro Geral, esse é um dos documentos principais para os cidadãos brasileiros. ...
  • CPF. ...
  • CNH. ...
  • Certidão de Nascimento. ...
  • Título de Eleitor. ...
  • Carteira de Trabalho. ...
  • Certificado de Serviço Militar.

Qual o espaçamento para ofício?

Os documentos oficiais deve respeitar o espaçamento simples entre linhas e utilizar espaçamento de 6 pontos entre parágrafos, como neste exemplo. Qualquer dúvida, como estas, sobre as normas pode ser retirada no Manual de Redação Oficial da Presidência da República. Coloque o texto que está em azul na cor preta.

Qual é a estrutura de um ofício?

Estrutura: O ofício é composto das seguintes partes: número de controle, local e data, vocativo, corpo, anexos, fecho, assinatura do signatário e identificação do destinatário.

Como fazer um ofício documento?

Aqui estão as instruções essenciais:
  1. Identificação das partes. Inclua informações detalhadas sobre os órgãos ou setores das partes envolvidas, juntamente com endereços e dados de contato.
  2. Número e ano do ofício. ...
  3. Local e data. ...
  4. Assunto referencial. ...
  5. Prazo e contato. ...
  6. Despedida formal. ...
  7. Assinatura e identificação.

Como formatar um documento nas normas da ABNT?

1. Defina as margens da ABNT e outros pontos
  1. Margens.
  2. Fonte Arial ou Times New Roman, com tamanhos específicos para cada finalidade.
  3. Cor da fonte deverá ser preta em todo o trabalho.
  4. Colocar o texto justificado.
  5. Espaçamento de 1,5 no texto.
  6. Espaçamento de 1,0 para citação longa.
  7. Parágrafo de 1,25.

Qual é a formatação padrão do Word?

Logo a formatação de tipo e tamanho de letra padrão em documentos de trabalhos acadêmicos e profissionais é letra Times New Roman, tamanho 12. A formatação da letra também pode ser quanto a sua intensidade, se negrito ou não, sublinhado, sobrescrito ou subscrito e quanto à sua cor, realce e arte (Figura 18 ).

Qual o tamanho da fonte ABNT?

O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Margens esquerda e superior com 3,0 cm; direita e inferior com 2,0 cm. Norma ABNT - NBR 14724:2005, disponível em: http://www.rc.unesp.br/biblioteca/normasabnt.php.

Como aplicar as regras da ABNT no Word?

1 – No documento que deseja configurar, clique no menu “Layout”. 2 – Escolha a opção “Margens” e clique em “Margens Personalizadas”. 3 – Na janela que vai se abrir, coloque os valores de tamanho das margens conforme as normas da ABNT.

Quais são as normas da ABNT no Word?

A formatação dos elementos textuais deve ser uniforme ao longo do trabalho, e deve seguir as seguintes diretrizes: Fonte: Times New Roman, tamanho 12. Espaçamento: 1,5 entre linhas. Margens: superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.

Qual é a ABNT mais recente?

Após 21 anos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizou a NBR 10520, alinhando com as últimas reformulações realizadas no Comitê Brasileiro de Informação e Documentação (ABNT/CB-014), entrando em concordância com a NBR 6023 (Referências - elaboração), atualizada em 2020.

O que é considerado um documento oficial?

DOCUMENTO OFICIAL – Aquele que, possuindo ou não valor legal, produz efeitos de ordem jurídica na comprovação de um fato. DOCUMENTO PÚBLICO – Aquele produzido e recebido pelos órgãos do poder público, no desempenho de suas atividades.

Qual é a formatação padrão de citações em trabalhos acadêmicos?

Deve constituir um parágrafo distinto;
  • Fonte tamanho 10;
  • Com recuo de 4 cm da margem esquerda;
  • O espaçamento das entrelinhas da citação deve ser simples;
  • Entre o texto e a citação utiliza-se 1 espaço de 1,5 cm.

Como escrever datas em documentos oficiais?

Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000.

O que mudou no novo Manual de redação Oficial?

A principal alteração foi a EXTINÇÃO dos documentos MEMORANDO e AVISO. Os ATRIBUTOS também foram alterados. A redação oficial deve caracterizar-se por: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma padrão da língua portuguesa.

Quais são os documentos oficiais redação oficial?

carta, fax, mensagem eletrônica, telegrama, entre outros. ► Documentos: ata, certidão, portaria, procuração, relatório, instrução normativa, decreto etc.

Qual a melhor fonte para documentos oficiais?

Uma lista de boas fontes para cartas de apresentação
  • Esta é a Arial.
  • Esta é a Calibri.
  • Esta é a Cambria.
  • Esta é a Garamond.
  • Esta é a Georgia.
  • Esta é a Lato.
  • Esta é a Trebuchet.
  • Esta é a Verdana.

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