Qual a forma correta de conduzir um cego?

Perguntado por: Liliana Vera Sousa Fernandes Pereira  |  Última atualização: 27. September 2024
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Basta guiá-la, pôr lhe a mão no corrimão. 18 – Não pegue a pessoa cega pelos braços rodando com ela para pô-la na posição de sentar-se, empurrando-a depois para a cadeira. Basta pôr lhe a mão no espaldar ou no braço da cadeira, que isso lhe indicará sua posição.

Como se dirigir a uma pessoa cega?

Fique à vontade para usar palavras como “veja” e “olhe”. As pessoas cegas as utilizam com naturalidade. Sempre que se afastar, avise a pessoa cega, pois ela pode não perceber a sua saída. Uma das coisas importantes a saber é que, para uma pessoa sentada, é incômodo ficar olhando para cima por muito tempo.

Como conduzir uma pessoa deficiente visual?

Como conduzir uma pessoa cega:

 Ao passar por portas ou corredores estreitos, posicione seu braço para trás, de modo que a pessoa cega possa segui-lo;  Sempre que se ausentar do local, informe a pessoa; caso contrário, ela poderá ficar falando sozinha.

Como conduzir um cliente cego?

Fale diretamente com a pessoa, e não de lado ou atrás dela. Faça com que a sua boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo em frente à boca torna impossível a leitura labial. Quando falar com um cliente com deficiência auditiva ou surdo, tente ficar num lugar iluminado.

Como agir com uma pessoa portadora de deficiência visual?

As pessoas cegas ou com visão subnormal são como você, só que não enxergam. Trate-as com o mesmo respeito e consideração dispensados às demais pessoas. No convívio social ou profissional, não as exclua das atividades normais. Deixe que elas decidam como podem ou querem participar.

Como oferecer ajuda e guiar um cego?

38 questões relacionadas encontradas

Como as pessoas cegas podem se orientar na rua?

Deve usar uma bengala branca (específica para a deficiência visual) quando a própria tem consciência que ao deslocar-se coloca-se em risco e que este advém da falta de visão para detetar o espaço que a rodeia e tomar decisões no meio que a circunda, quer no exterior (rua) ou no interior (residência e outros espaços).

Quais recursos os deficientes visuais podem utilizar hoje?

Imagem do freepik.
  • Ampliadores de tela. Os ampliadores de tela, como o próprio nome indica, servem para aumentar o tamanho das letras. ...
  • Teclado e display em braille. No mercado, já existem teclados e displays com um design ideal para pessoas com cegueira. ...
  • Películas com textura. ...
  • Relógio inteligente. ...
  • Luva robótica.

Como Conduzir o atendimento?

Como fazer um bom atendimento?
  1. Valorize o seu cliente. Saber valorizar o cliente é um passo importante para fazer um bom atendimento em seu estabelecimento. ...
  2. Saiba ouvir. ...
  3. Treine sua equipe. ...
  4. Invista em tecnologia. ...
  5. Use métricas importantes. ...
  6. Adote a humanização. ...
  7. Utilize diversos canais de comunicação. ...
  8. Capriche no pós-venda.

O que é orientação e mobilidade para o deficiente visual?

1.1 Orientação e Mobilidade

Mobilidade é a capacidade das pessoas se movimentarem. Segundo Felippe (2001) o objetivo geral das técnicas de Orientação e Mobilidade é possibilitar à pessoa com deficiência visual, movimentar-se de forma autônoma, com eficiência e segurança nos ambientes em que deve estar.

Como conduzir um atendimento?

As principais dicas para um bom atendimento ao cliente
  1. 1- Estude a jornada do consumidor.
  2. 2- Valorize cada cliente, seja ele pequeno ou grande.
  3. 3- Mantenha a transparência e a sinceridade sobre o que consegue fazer.
  4. 4- Ofereça um ambiente confortável.
  5. 5- Fale a língua do cliente.
  6. 6- Construa memórias positivas.

Quais são as principais técnicas de orientação e mobilidade?

As técnicas que podem ser utilizadas são os pisos táteis, bengala, guia vidente, cão guia e recursos tecnológicos. Como também, o deficiente poderá utilizar o próprio corpo como instrumento para sua proteção física, pois o tatear possibilita o reconhecimento de objetos e espaços.

Quais os tipos de acessibilidade para deficientes visuais?

Dicas para inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência...
  • Capacitismo.
  • Autodescrição.
  • Descrição de imagens.
  • Plataformas corporativas de comunicação.
  • Ferramentas de acessibilidade. Leitores de tela e sistemas operacionais. Braille. ...
  • Boas práticas no ambiente presencial.
  • Diversidade e Inclusão na Zup.
  • Conclusão.

O que não fazer com uma pessoa cega?

05 – Não fale com a pessoa cega como se fosse surda; o fato de não ver não significa que não ouça bem. 06 – Não se refira à cegueira como desgraça. Ela pode ser assim encarada logo após a perda da visão, mas, a orientação adequada consegue reduzi-la a deficiência superável, como acontece em muitos casos.

Qual a forma correta de chamar uma pessoa que por exemplo é deficiente visual desde o nascimento?

Use cego ou pessoa cega para aqueles que têm perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar. Nunca use ceguinho. Use pessoa com baixa visão ou pessoa com visão subnormal para aqueles que têm comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção.

O que o deficiente visual usa para se locomover?

As bengalas utilizadas pelos deficientes visuais possuem várias funcionalidades e finalidades, como facilitar a locomoção das pessoas cegas nos mais diferentes locais - com o auxílio de pisos táteis para a melhor orientação deles.

Qual é a definição correta de orientação e mobilidade?

A Orientação e a Mobilidade, também conhecida pela sigla OM, estão presentes na vida de todos nós. A orientação é a capacidade de perceber o ambiente, saber onde estamos. A mobilidade é a capacidade de nos movimentar. A visão, normalmente, é o sentido que mais diretamente colabora para a nossa orientação e mobilidade.

Quais os 5 passos do atendimento?

Quais as etapas do atendimento?
  • Primeiro Contato. A princípio, o processo de atendimento se inicia no momento em que o cliente entra em contato. ...
  • Informações. ...
  • Solução do problema. ...
  • Confirmação. ...
  • Pesquisa de satisfação.

Quais são as regras básicas do atendimento?

Os 10 mandamentos do atendimento ao cliente
  • Ouça.
  • Ensine.
  • Preste Atenção.
  • Faça as perguntas certas.
  • Não interrompa.
  • Peça desculpas.
  • Concentre-se em soluções, não em culpa.
  • Coloque-se no lugar do outro.

Quais são os 3 principais tipos de atendimento?

Existem três tipos de atendimento ao cliente que podem ser implementados em qualquer empresa, de acordo com sua necessidade é claro, que são eles: o atendimento robotizado, básico e humanizado.

O que é tecnologia assistiva para cegos?

O termo Tecnologia Assistiva refere-se aos recursos que contribuem para que pessoas com deficiência possam ter uma vida mais independente e autônoma. Esses recursos englobam desde artefatos simples até sistemas computacionais bastante complexos.

Como as pessoas com deficiência visual devem atravessar as ruas e estradas?

Para orientar pessoas com deficiência visual é importante também colocar os pisos táteis de alerta e direcional. Desta forma, você dá autonomia e segurança para que essas pessoas possam circular pela cidade.

Como ajudar uma pessoa que perdeu a visão?

Mantenha o seu grupo social, trabalho voluntário, ou esporte. Ele pode requerer iluminação, grandes cartões de impressão, uma lupa, um passeio ou alguém para assistir a sua jogada. Peça a ajuda que precisa. Coma para os seus olhos.

Como se comunicar com uma pessoa surda e cega?

A comunicação com a pessoa surdocega é feita por meio de:

Língua de sinais tátil – Sistema não alfabético que corresponde à língua de sinais utilizadas tradicionalmente pelas pessoas surdas, mas adaptadas ao tato, através do contato das mãos da pessoa surdocega com as mão do interlocutor.

Qual a diferença entre cegos e deficientes visuais?

É considerado cego ou de visão subnormal aquele que apresenta desde ausência total de visão até alguma percepção luminosa que possa determinar formas à curtíssima distância. Assim, o termo deficiência visual engloba pessoas com perda total da visão e também aquelas com diferentes graus de visão residual.

Quais são os 7 tipos de acessibilidade?

Quais são os tipos de acessibilidade?
  • Acessibilidade atitudinal: ...
  • Acessibilidade arquitetônica: ...
  • Acessibilidade metodológica: ...
  • Acessibilidade programática. ...
  • Acessibilidade instrumental. ...
  • Acessibilidade nos transportes. ...
  • Acessibilidade nas comunicações. ...
  • Acessibilidade digital.

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