Qual a fisiopatologia das estrias?

Perguntado por: Igor Santiago Tavares de Branco  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (46 avaliações)

Por não haver uma definição espe- cífica para as causas do surgimento das estrias, estudos apontam para causas multitaforiais, fatores endocrinológicos, mecânicos, predisposição genética e familiar. Tais fatores levaram ao surgimento de três teorias para sua etiologia: a mecânica, a endocrinológica e a infecciosa.

Qual a fisiologia da estria?

As estrias são alterações cutâneas indesejáveis, definidas como cicatrizes lineares visíveis que se dispõem paralelamente umas as outras, podendo ser raras ou numerosas e indicam uma lesão na pele, pois ocorre um desequilíbrio elástico localizado.

Como ocorre o processo de estrias?

As estrias são cicatrizes que surgem após a pele ser esticada, rompendo fibras elásticas e colágenas responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele. A cútis pode sofrer esse processo de esticamento por dois motivos principais: ganho de peso e crescimento durante a adolescência.

O que origina estrias?

O que são estrias? As fibras elásticas e colágenas são responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. As estrias ocorrem quando a derme entra em processo inflamatório, e as fibras elásticas e do colágeno se rompem formando cicatrizes que, ao longo do tempo, atrofiam.

O que é fisiopatologia na estética?

Estudo anátomo- fisiológico das patologias inestéticas corporais que envolvem as estruturas da pele, tecido subcutâneo e sistemas do corpo humano.

Estrias - Histologia Humana

20 questões relacionadas encontradas

O que é a fisiopatologia?

Fisiopatologia é um ramo da medicina que se ocupa em estudar os fenômenos que provocam alterações anormais no organismo durante as doenças, com o objetivo de identificar as origens e as etapas de formações das patologias.

Quais são as classificações das estrias?

Existem três tipos de estrias, as vermelhas ou arroxeadas, as brancas superficiais e estreitas, e as brancas profundas e largas. As vermelhas ou arroxeadas são mais recentes e portanto as mais fáceis de tratar, pois ainda há sangue circulando no local e o tecido não foi totalmente prejudicado.

O que é bom para eliminar as estrias?

Para tirar estrias e prevenir o surgimento de novas, é possível recorrer a alguns tratamentos que podem ser feitos em casa, como a esfoliação e a hidratação da pele, assim como tratamentos estéticos, como o microagulhamento e a radiofrequência, que devem ser feitos pelo dermatologista ou esteticista.

O que causa estrias e como evitar?

As estrias são causadas por um estiramento na pele, que destrói as fibras elásticas e o colágeno da pele. Essas fibras, presentes na derme, são fortes e interligadas, permitindo que a pele se estique a medida que o corpo cresce. Porém, um crescimento excessivo ou muito rápido pode causar sua quebra, gerando as estrias.

O que piora as estrias?

A falta de hidratação da pele, além de ser uma atitude que influencia no aparecimento de estrias, pode acabar contribuindo para uma perda na qualidade da pele. Isso porque nossa pele fica exposta durante o dia todo a todo tipo de poluição e, sem uma hidratação, ela começa a ficar vulnerável.

Quais são as fases das estrias?

Para tratar as estrias, devemos identificar em qual fase elas se encontram. Assim, podemos dividir em duas fases: a fase inflamatória, ou seja, a fase inicial, em que elas são avermelhadas e elevadas, e a fase tardia, em que elas se encontram planas, esbranquiçadas e de superfície rugosa.

O que causa estrias branca?

O que causa o surgimento de estrias brancas? Como vimos, ela é uma evolução das estrias recentes. Elas surgem por uma cicatrização das estrias avermelhadas, depois de passarem pelo processo de inflamação. Elas são causadas devido ao rompimento das fibras elásticas e diferentes camadas de pele.

O que são estrias biologia?

Estrias são rupturas nas fibras elásticas, de colágeno e elastina, que se encontram na camada intermediária da pele, na derme. Essa ruptura forma as estrias, que são geralmente lesões lineares, longas e paralelas. A princípio, as estrias têm tom avermelhado, devido à inflamação e ao fluxo sanguíneo.

Como é o desenvolvimento da estria atrófica?

As estrias atróficas podem ser definidas como um processo degenerativo cutâneo, benigno, caracterizado por lesões atróficas em trajeto linear, que variam de coloração de acordo com a sua fase evolutiva e que são causadas pela ruptura das fibras colágenas e elásticas da pele e, muitas vezes, com perda da coloração no ...

Quais são os alimentos que causam estrias?

Estrias e celulites
  • Frituras e doces. ...
  • Excesso de sódio. ...
  • Carboidratos refinados. ...
  • Álcool, refrigerante e outras bebidas gaseificadas. ...
  • Cafeína em excesso. ...
  • Alimentos processados. ...
  • Outros cuidados.

O que tomar para prevenir estrias?

Manter o corpo bem hidratado sempre. Beber em média 2 litros de água diariamente. Fazer hidratação da pele com cremes e loções hidratantes. Esses cremes devem ser ricos em emolientes à base de colágeno, elastina, lipossomas, uréia e óleos vegetais.

Tem como evitar estrias?

Manter a pele hidratada é uma das formas mais eficazes de evitar estrias. Isso se deve ao fato de que hidratar a pele preserva as fibras de colágeno, responsáveis pela firmeza e elasticidade da cútis.

Quais as características e classificações das estrias?

Classificação. rosadas, que são as estrias mais recentes, caracterizadas pelo rompimento dos vasos sanguíneos. atróficas, as quais tem um aspecto cicatricial. nacaradas, que são as mais antigas onde as fibras elásticas já estão rompidas e as lesões evoluem para fibrose.

Qual o pior tipo de estria?

Com o passar do tempo as estrias vermelhas vão perdendo a tonalidade e se tornam esbranquiçadas, isso significa que esse tipo de marca já passou por um processo de cicatrização e por isso, são mais difíceis de serem eliminadas.

Qual a diferença das cores das estrias?

Vermelhas: chamadas estrias recentes. Normalmente, na sua fase inicial, apresentam-se avermelhadas ou arroxeadas e gradativamente assumem uma coloração esbranquiçada. Também podem ser precedidas de prurido no local de aparecimento. Brancas: são estrias antigas, que já não apresentam reação inflamatória.

Como ocorre fisiopatologia?

A fisiopatologia é uma convergência da patologia, disciplina que descreve condições observadas durante um estado de doença, com a fisiologia, disciplina que descreve processos ou mecanismos que operam dentro de um organismo.

Quais são as doenças fisiológicas?

Problemas fisiológicos
  • Murcha por osmose. É uma anormalidade causada por excesso de sais, tais como potássio, nitrogênio, magnésio e outros. ...
  • Murcha por asfixia. ...
  • Abortamento de flores e queda de frutinhos. ...
  • Frutos ocos. ...
  • Ombro-verde. ...
  • Rachaduras. ...
  • Lóculo aberto. ...
  • Podridão apical.

O que é doença fisiológica humana?

A doença fisiológica refere-se à “condição em que existe, de um ponto de vista fisiopatológico, uma alteração na estrutura ou função do organismo” (adaptado de LARSEN, 2006, pág. 4).

Como saber se eu tenho estria?

As estrias geralmente aparecem como faixas de linhas que estão paralelas sob a pele. Essas linhas são podem ter características de cor e textura diferentes na pele, variando desde brancas a rosadas, e também roxas. Ao tocar em uma estria com os dedos, é possível sentir uma pequena saliência ou recuo na pele.

O que é bom para tratar estrias brancas?

Tratamento para estrias brancas, superficiais e estreitas
  • Laser fracionado.
  • Peeling de cobre + Intradermoterapia.
  • Carboxiterapia.
  • Infravermelho + Ácido retinoico.
  • Luz intensa pulsada + Ácido retinoico.
  • Peeling de cristal + Ácido retinoico.
  • Vitamina C + Luz intensa pulsada.

Artigo anterior
Quais os benefícios fiscais que a locadora de veículos têm na aquisição de veículos para sua frota?
Artigo seguinte
Quais são as Damas de casamento?