Qual é a função das células de Sertoli?

Perguntado por: André Faria  |  Última atualização: 23. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (54 avaliações)

As células de Sertoli têm diversas funções como: controle da maturação e da migração das células germinativas; síntese de proteínas e esteróides estão envolvidas no controle da passagem das secreções entre compartimentos tubulares e intersticiais e, formam a barreira hemato-testicular.

Qual é a função das células de Sertoli e Leydig?

Células de Sertoli sustentam e protegem as células germinativas, participam de sua nutrição e auxiliam na liberação de espermatozóides maduros. Controlam a produção de FSH. Celulas de Leydig produzem testosterona em resposta à LH no homem. As células de Leydig liberam uma classe de hormônios denominados androgénios.

Qual o formato das células de Sertoli e qual sua função?

As células de Sertoli são elementos essenciais para a realização das funções testiculares. Possuem formato piramidal e envolvem parcialmente as células da linhagem espermatogênica.

Onde se localizam as células de Sertoli?

As células de Sertoli são elementos somáticos que se localizam próximo à membrana basal dos túbulos seminíferos e se comunicam com células adjacentes por junções intercelulares.

São diversas as funções das células de Sertoli exceto?

Sabe-se que, embora seja indiscutível sua importância na formação da barreira hematotesticular, são diversas as funções das células de Sertoli, EXCETO: Facilitar a chegada dos espermatozóides na próstata ao serem estimuladas pelo hormônio testosterona das células de Leydig.

Me Salva! SREP02 - Espermatogênese e Células de Sertoli - Histologia Humana

44 questões relacionadas encontradas

Quando surgem as células de Sertoli?

No final do período embrionário, na oitava semana de desenvolvimento, os testículos consistem nos cordões seminíferos, com as células germinativas primordiais (ou gonócitos) e as células de Sertoli, também denominadas células de sustentação por realizarem essa função.

Qual é a função das células de Sertoli e onde se localizam no testículo?

As células de Sertoli têm diversas funções como: controle da maturação e da migração das células germinativas; síntese de proteínas e esteróides estão envolvidas no controle da passagem das secreções entre compartimentos tubulares e intersticiais e, formam a barreira hemato-testicular.

Onde estão localizadas as células de Sertoli no parênquima testicular?

Célula de Sertoli

As células de Sertoli são grandes, têm nucléolos evidentes e estão situadas basalmente dentro do túbulo.

Quais são as funções das células de Leydig?

As células de Leydig segregam hormonas masculinas, sobretudo a testosterona, que induz o desenvolvimento dos órgãos genitais. Esta hormona é responsável pelo aparecimento e manutenção dos caracteres sexuais secundários, na puberdade. É também responsável, a partir desta fase da vida humana, pela espermatogénese.

Quais células secretam testosterona?

No homem, a testosterona é secretada, principalmente, pelo testículo e é sintetizada, a partir do colesterol, pelas chamadas células de Leydig.

Qual é a função do epidídimo?

Os epidídimos são dois tubos que conectam os testículos ao canal deferente e estão localizados na bolsa escrotal. Eles são responsáveis parte do processo de maturação, às vezes do armazenamento e também do transporte dos espermatozoides. A função pode parecer simples, mas é fundamental para a fertilidade masculina.

O que são células intersticiais do testículo?

As células de Leydig são também chamadas de células intersticiais, pois estão localizadas nos interstícios do testículo (nos espaços entre os microcanais que produzem sêmen) e a testosterona sintetizada por elas é essencial para as funções fisiológicas do sistema reprodutor masculino.

Quais são as estruturas celulares presentes no parênquima testicular quais suas funções?

O parênquima testicular consiste de túbulos seminíferos (que são os maiores componentes dos testículos) (JOHNSON, 1991) e tecido intersticial. Ele é cercado por uma cápsula denominada túnica (O'DONNEL et al, 2001).

Quem produz Inibina no homem?

No homem, a inibina é secretada pelas células de Sertoli e também apresenta um efeito de retroalimentação negativa (resposta inibitória) produção de FSH pela hipófise.

Qual o órgão que produz o espermatozóide?

Dentro de cada testículo, encontram-se numerosos tubos chamados túbulos seminíferos. A partir da puberdade, esses túbulos produzem os espermatozoides.

Qual a função das espermatogônias células de Sertoli túbulos Seminíferos é epidídimo no processo de espermatogênese?

O espermatozóide maduro é uma célula móvel, formada por cabeça, colo e cauda. ... As células de Sertoli que revestem os túbulos seminíferos dão suporte e nutrição para células germinativas. Os espermatozóides são transportados passivamente dos túbulos seminíferos para o epidídimo, onde são armazenados e tornam-se maduros.

Como é a organização histológica dos testículos?

O testículo é envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso modelado, denominada albugínea – ressaltada em azul. Detalhe de túbulos seminíferos. Há vários túbulos seminíferos na imagem. As paredes dos túbulos são constituídas por várias camadas de células cujo conjunto é denominado epitélio seminífero.

Como é dentro de um testículo?

Os testículos são duas estruturas de forma oval, com cerca de 3 cm de diâmetro e 4 cm de comprimento, que constituem o sistema reprodutor masculino. Eles estão localizados no interior da bolsa escrotal, o que permite que a temperatura seja inferior à do interior da cavidade abdominal.

Quais são as gônadas masculinas Qual sua função?

Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal. Os testículos têm 2 funções principais: Produzir os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona.

Qual a vantagem da localização das células intersticiais do testículo Leydig )?

Também conhecido como células intersticiais de Leydig, estas células ficam entre outras estruturas dos testículos e ajudar a suportar estas outras estruturas e células. Eles desempenham um papel vital na manutenção de níveis adequados de hormônios masculinos, incluindo a testosterona.

Qual é o hormônio que estimula as células intersticiais ou células de Leydig localizadas nos testículos a produzirem a testosterona?

No homem, o hormônio luteinizante também pode ser chamado de hormônio estimulador das células intersticiais (ICSH), porque age estimulando as células intersticiais, ou de Leydig, a produzirem testosterona.

Qual é a função das glândulas seminais?

Logo atrás da próstata, estão as glândulas denominadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido para o sêmen.

Qual é a função do saco escrotal?

A função do escroto é manter os testículos a uma temperatura inferior à do resto do corpo (34.4 graus Célsius). ... Tendo como uma de suas camadas um músculo, o escroto contrai-se e distende-se, conforme seja necessário aumentar ou reduzir, respectivamente, temperatura no seu interior.

Onde se encontra o epidídimo?

O epidídimo estende-se longitudinalmente na borda posterior do testículo. Ele apresenta uma dilatação superior que ultrapassa o pólo superior do testículo, que é denominada cabeça; um segmento intermediário que é o corpo e, inferiormente, uma porção mais estreitada, que é a cauda do epidídimo.

Quem produz o hormônio testosterona?

A testosterona é um andrógeno (hormônio masculino) produzido preferencialmente nos testículos e responsável pela diferenciação sexual (características próprias ao sexo).

Artigo anterior
Qual é o Streamer mais rico do mundo?
Artigo seguinte
Como fazer um bom desligamento?