Qual a fisiopatologia da bronquiolite?

Perguntado por: Artur Baptista  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (34 avaliações)

Fisiopatologia. O vírus se alastra do trato respiratório alto para o médio e pequenos brônquios e bronquíolos, causando necrose epitelial e iniciando uma resposta inflamatória. O aparecimento de edema e exsudato é o resultado da obstrução parcial mais pronunciada na expiração e leva ao aprisionamento do ar nos alvéolos ...

Qual a etiologia da bronquiolite?

A bronquiolite é uma infecção nos bronquíolos, ramificações dos brônquios que levam oxigênio aos pulmões. Em geral, sua causa é o vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca principalmente crianças até os 2 anos de idade.

Como começa a bronquiolite?

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

Qual a Precaucao para bronquiolite?

➢ Para pacientes hospitalizados, recomenda-se quarto privativo, com precauções de contato e para gotículas, ou seja, máscara comum, aventais e luvas descartáveis, bem como lavagem vigorosa das mãos antes e após o contato com o paciente.

Qual o pico da bronquiolite?

O pico dos sintomas costuma ocorrer entre 5 a 7 dias. A recuperação completa geralmente se dá em 1 ou 2 semanas, mas pode demorar até 4 semanas em alguns casos. Os casos mais graves são aqueles em que o bebê apresenta dificuldade respiratória, principalmente quando há sinais de esforço para respirar.

Bronquiolite - Aula Aprenda do Módulo de Pediatria do SanarFlix

28 questões relacionadas encontradas

Quando se saber que a bronquiolite está melhorando?

Os sinais de melhora da bronquiolite normalmente surgem cerca de 3 a 7 dias após o início do tratamento e incluem a diminuição da febre, aumento apetite e redução da dificuldade para respirar, no entanto a tosse pode ainda persistir por mais alguns dias ou até meses.

Quanto tempo dura crise de bronquite?

A bronquite aguda é uma doença autolimitada, que dura no máximo 10, 15 dias. Não existe tratamento específico para combater os episódios provocados por vírus.

O que fazer para evitar bronquite em crianças?

Para evitar a bronquite, é importante:
  1. lavar bem as mãos;
  2. ingerir bastante líquido;
  3. evitar locais onde haja pessoas fumando;
  4. eliminar possíveis causas de alergia respiratória;
  5. utilizar máscara em caso de contato com pessoas com gripe, resfriados ou qualquer outra doença transmitida pelas vias respiratórias.

O que piora a bronquiolite?

A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias ou por contato. Ou seja: crianças que passam o dia em locais fechados com outras pessoas, como em creches, estão mais suscetíveis.

Quem tem bronquite o que deve evitar?

A prevenção da bronquite
  1. evitar hábitos de tabagismo;
  2. lavar as mãos com frequência;
  3. ficar longe de ambientes úmidos;
  4. evitar contato com poeira, fumaça, gases, ácaros e outros agentes que causam alergias;
  5. inalar soro fisiológico para manter as vias aéreas hidratadas.

Como saber se o bebê está com bronquite?

Quais são os sintomas de bronquite em crianças?
  1. Falta de ar. Um dos principais desconfortos que a criança sente com a bronquite é a dificuldade na respiração. ...
  2. Chiado ou sibilos. ...
  3. Tosse com produção mucosa. ...
  4. Febre, coriza e outros sintomas. ...
  5. Bronquite crônica. ...
  6. Bronquite aguda. ...
  7. Ida ao pediatra. ...
  8. Reidratação da criança.

Como saber se é resfriado ou bronquiolite?

Gripe x bronquiolite

Os sintomas da doença, que acomete crianças de antes mesmo dos 3 meses de vida aos 2 anos, são muito parecidos com os de uma gripe: tosse seca, coriza, falta de ar e febre. A grande diferença dessa inflamação, que atinge os bronquíolos, é deixar o paciente muito cansado.

Como saber se o pulmão do bebê está chiando?

Bebê com peito chiando: principais sintomas
  1. Chiados no peito (som agudo que surge ao expirar ou soltar o ar);
  2. Estridor (som resultante da turbulência do ar nas vias respiratórias quando o bebê inspira o ar);
  3. Tosse, podendo ser seca ou produtiva;
  4. Falta de ar ou cansaço.

Qual a diferença de bronquiolite e bronquite?

A bronquiolite é uma doença aguda que acomete os bebês mais pequenos – abaixo de dois anos. Vírus similares ao de gripe atingem as vias respiratórias em um lugar chamado bronquíolo. Já a bronquite é uma doença crônica – inflamação no pulmão – causada principalmente pela asma.

O que é bronquiolite em bebê?

A bronquiolite é uma condição que só atinge bebês. Trata-se de uma doença em que os bronquíolos, que são estruturas que fazem parte dos pulmões, ficam inflamados por conta de um contato com um vírus. Ela acaba por gerar um acúmulo de líquidos nos pulmões.

Qual a causa da respiração ofegante?

Esses distúrbios podem ser causados por atividade física mais intensa (subir escadas e correr, por exemplo), obesidade, má condição física, e por doenças como a asma, anemia, bronquite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), insuficiência cardíaca ou respiratória, e pneumonia.

Como saber se a bronquiolite está piorando?

As complicações da bronquiolite podem incluir:
  1. Cianose, uma condição na qual a pele parece azulada ou cinzenta, especialmente os lábios, causada pela falta de oxigênio.
  2. Nas crianças mais jovens, bronquiolite aguda às vezes pode causar longas pausas na respiração (apneia)
  3. Desidratação.

Qual o pior dia da bronquiolite?

Entre o terceiro e o quinto dia, se o sistema imunológico não for eficiente o suficiente para eliminar o vírus da via aérea superior, ele atinge o pulmão, causando uma inflamação dos bronquíolos. Essa inflamação aumenta a produção de secreção, dificultando a respiração, gerando o chiado e o cansaço.

Qual dia é o pico da bronquiolite?

A incidência anual no primeiro ano de vida é de cerca de 11 casos/100 crianças. Na temperatura do hemisfério norte, a maioria dos casos ocorre entre novembro e abril, com pico de incidência durante janeiro e fevereiro.

O que é bom para curar bronquite?

Para a bronquite aguda não existe um tratamento específico. Os médicos recomendam uma boa hidratação, o uso de vaporizadores, descongestionantes e analgésicos, além de evitar se expor aos fatores que causam ou pioram a doença. Essas medidas aliviam os sintomas e previnem as crises.

O que faz a bronquite ataca?

As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria. Outros fatores que desencadeiam uma crise de bronquite podem ser poluentes ambientais diversos, como o uso prolongado de cigarro ou a inalação da fumaça de cigarro produzida por uma outra pessoa.

Como desinflamar os brônquios?

1. Chá de gengibre. Um bom remédio caseiro para bronquite, seja ela aguda, asmática, crônica ou alérgica, é o gengibre porque possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que ajudam a desinflamar os brônquios e facilitar a retirada das secreções.

Como dormir com crise de bronquite?

A melhor posi o, de acordo com Renata, a lateral, preferencialmente do lado esquerdo. “Com um travesseiro que preencha completamente o espa o existente entre a cabe a e o colch o e outro entre as pernas semiflexionadas, essa postura favorece o total alinhamento da coluna, desde a cervical at a regi o lombar.

O que fazer quando o pulmão está chiando?

O que fazer: o tratamento das infecções respiratórias é feito com antibióticos, caso se trate de uma infecção causada por bactérias, sendo necessário, em alguns casos, administrar corticoides e broncodilatadores, para reduzir a inflamação e facilitar a respiração.

Quanto tempo leva um bebê internado com bronquiolite?

Geralmente, em aproximadamente 7 dias a criança está recuperada. É claro que, em alguns casos, pode demorar um pouco mais.

Artigo anterior
Quem toma anticoagulante não pode comer o quê?
Artigo seguinte
Quais as vantagens de ter um namorado?