Qual a fisiologia da estria?

Perguntado por: Diana Vera Esteves de Carneiro  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (51 avaliações)

As estrias são uma atrofia tegumentar adquirida, devido ao rompimento das fibras elásticas presentes na derme, apresentam-se como lesões lineares paralelas, obedecendo às linhas de clivagem do tecido, a princípio elas são avermelhadas/violáceas, após, esbranquiçadas e abrilhantadas (nacaradas) (BORGES, 2010; GUIRRO e ...

Qual a fisiopatologia das estrias?

As estrias são alterações cutâneas indesejáveis, definidas como cicatrizes lineares visíveis que se dispõem paralelamente umas as outras, podendo ser raras ou numerosas e indicam uma lesão na pele, pois ocorre um desequilíbrio elástico localizado.

Qual é a causa da estria?

Quais são as causas das estrias? Normalmente, as estrias estão associadas ao estiramento da pele que desencadeia uma inflamação (estrias vermelhas), depois o rompimento das fibras elásticas e do colágeno e atrofia da pele (estrias brancas).

O que fazer para evitar as estrias?

Dicas práticas para evitar as estrias
  1. Mantenha uma alimentação balanceada. É fundamental manter uma boa alimentação, pois ela reflete na pele. ...
  2. Invista nos alimentos certos. ...
  3. Não esqueça de hidratar a pele. ...
  4. Tente não oscilar tanto o peso. ...
  5. Pratique atividade física. ...
  6. Faça massagens. ...
  7. Beba água.

O que é bom para eliminar as estrias?

Para tirar estrias e prevenir o surgimento de novas, é possível recorrer a alguns tratamentos que podem ser feitos em casa, como a esfoliação e a hidratação da pele, assim como tratamentos estéticos, como o microagulhamento e a radiofrequência, que devem ser feitos pelo dermatologista ou esteticista.

Estrias - Histologia Humana

18 questões relacionadas encontradas

Quais são as fases das estrias?

Para tratar as estrias, devemos identificar em qual fase elas se encontram. Assim, podemos dividir em duas fases: a fase inflamatória, ou seja, a fase inicial, em que elas são avermelhadas e elevadas, e a fase tardia, em que elas se encontram planas, esbranquiçadas e de superfície rugosa.

O que é fisiopatologia na estética?

Estudo anátomo- fisiológico das patologias inestéticas corporais que envolvem as estruturas da pele, tecido subcutâneo e sistemas do corpo humano.

O que é Fisiopatologia da pele?

A pele compõe todo o revestimento da superfície do ser, sendo o maior e mais pesado órgão pesado do corpo humano. Sucede com as membranas mucosas, que revestem os sistemas digestório, respiratório e urogenital, nas regiões onde estes se abrem para a superfície.

Quais as partes fisiologicas da pele?

É composta por três camadas interdependentes: a epiderme, mais externa; a derme, intermediária; e a hipoderme ou panículo adiposo, sobre a qual repousam as camadas já citadas, permitindo que a pele se movimente livremente sobre as estruturas mais profundas do corpo.

O que é a pele pilosa?

Pele pilosa: que contém folículos pilosos (pelos) que recobre praticamente toda a superfície corporal. Todo folículo piloso é acompanhado por uma glândula sebácea, por isso é chamado de folículo pilo-sebácio, quando as glândulas se abrem, eliminam a secreção.

O que é anatomia e fisiologia do pelo?

Anatomia e Fisiologia da Pele e do Pelo - Fisiologia do Pelo

Os pelos são hastes queratinizadas (formada pelo folículo piloso), eles recobrem toda superfície corporal, com exceção das palmas das mãos e das plantas dos pés.

O que é a flacidez tissular?

A Flacidez Tissular (ou flacidez de pele) pode ser vista quando as fibras de colágeno começam a diminuir e se desorganizar, devido a desnutrição ou desidratação.

O que é estrias nacaradas?

Estrias brancas (nacaradas)

As estrias brancas são as mais antigas e difíceis de reverter podendo ter um aspecto enrugado. Elas apresentam essa coloração em decorrência da atrofia das células dos melanócitos e redução de melanina, responsável pela pigmentação da pele.

Como as estrias são classificadas?

As estrias podem ser classificadas em: rosadas (iniciais), atróficas e nacaradas: as rosadas ou iniciais, possuem aspecto inflamatório e coloração rosada dada pela superdistensão das fibras elásticas e rompimento de alguns capilares sanguíneos, com sinais clínicos de prurido e dor em alguns casos, erupção papular plana ...

Quais são as características das estrias?

CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DAS ESTRIAS

Podem ser definidas atróficas, pelo fato de apresentarem uma diminuição na espessura da pele, que são ocasionadas pela redução do volume e número de seus elementos e, representada por adelgaçamento, menor elasticidade, rarefação de pelos, pregueamento e secura (WHITE, 2007).

É possível ter estria no pênis?

Tenho fissuras de cor marrom no prepúcio, que parecem estrias, não ardem e nem coçam, é possível que sejam realmente estrias? Olá, É necessário ir ao urologista! Os médicos fazem o diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis a partir do exame físico, ou seja, examinando o pênis.

Qual a diferença entre as estrias Rubras e nacaradas?

Estrias roxas são as que surgiram recentemente também, porém estão em processo inflamatório e ainda não cicatrizaram. Quando essa cicatrização finalmente ocorre, as cicatrizes ficam brancas, também chamadas de nacaradas.

Qual é o pior tipo de estria?

- As vermelhas são mais novas, mais recentes, possuem um fluxo de sangue maior na região e ainda não romperam-se todas as camadas da pele - diz o dermatologista Fernando Passos de Freitas. O especialista explica ainda que as brancas estão no estágio seguinte e definitivo. A circulação local já passa a ser deficitária.

Quais são os dois tipos de estrias?

Existem três tipos de estrias, as vermelhas ou arroxeadas, as brancas superficiais e estreitas, e as brancas profundas e largas. As vermelhas ou arroxeadas são mais recentes e portanto as mais fáceis de tratar, pois ainda há sangue circulando no local e o tecido não foi totalmente prejudicado.

O que causa a flacidez tissular?

As principais causas da flacidez tissular são perda da massa muscular e aumento de depósito gorduroso no local, ação gravitacional, envelhecimento fisiológico, sedentarismo, tabagismo, exposição excessiva ao sol sem proteção, efeito sanfona (emagrecimento e ganho de peso em sequência), gravidez, alimentação inadequada ...

Como resolver flacidez tissular?

Na esfoliação retiramos as células mortas, estimulando a circulação e a regeneração tissular. Os procedimentos estéticos também podem ser grandes aliados no combate à flacidez, entre eles estão a Criofrequência e a Carboxiterapia, além das esfoliações como a Gomage por exemplo.

Qual o melhor produto para acabar com a flacidez tissular?

A eletroterapia é um grande aliado para tratamentos de flacidez tissular, pois seus efeitos fisiológicos estão baseados no estímulo da microcirculação cutânea, com a consequente melhora na nutrição e oxigenação dos tecidos, há uma estimulação na produção de colágenos, no caso as microcorrentes (OLIVEIRA, 2011).

Qual é a anatomia do pelo?

O pelo é composto por três partes básicas: a cutícula, o córtex e a medula. A parte mais externa é cutícula, que é formada por várias camadas de células sobrepostas sem pigmentos parecidas com escamas.

Qual é a anatomia da pele?

A pele é formada por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme. A epiderme atua como uma estrutura que protege o corpo contra o atrito, a dessecação e a entrada de micro-organismos. Na derme encontram-se as glândulas sudoríparas e sebáceas, de origem epidérmica.

Quais são as 3 fases do pelo?

Ciclo do pelo
  • Fase de crescimento. Também conhecida como fase anágena, é o momento que o pelo está em desenvolvimento e conectado ao folículo piloso. ...
  • Fase de repouso. Essa é a fase catágena, que é quando o crescimento do pelo deu um “stop”. ...
  • Fase de desprendimento. A terceira fase também é chamada de fase telógena.

Artigo anterior
O que acontece se eu comprar algo roubado?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre os dois indicadores PIB e PIB per capita?